Pyongyang e Washington decidem que tomada de amostras aconteça em 3ª fase

Seul, 19 nov (EFE).- A Coréia do Norte e os Estados Unidos decidiram que a coleta de amostras para a verificação do desarmamento nuclear norte-coreano aconteça durante a próxima fase de desnuclearização, informou hoje o jornal sul-coreano Kyunghyang Shinmun.

EFE |

"As duas partes decidiram verbalmente as formas de verificação, incluindo a coleta de amostras, durante a visita a Pyongyang, no mês passado, de Christopher Hill", principal responsável da equipe de negociação americana, afirmou o jornal.

"Mas esta coleta de amostras não acontecerá na (atual) segunda fase", precisou a publicação, que cita fontes diplomáticas próprias não identificadas.

Segundo estas mesmas fontes, os EUA estão exigindo da Coréia do Norte fixar um método concreto sobre a coleta de amostras antes de dar início à terceira fase, e espera documentar isso na próxima reunião multilateral.

Os EUA anunciaram a retirada da Coréia do Norte da lista dos países patrocinadores do terrorismo, poucos dias depois da viagem que Hill realizou à capital norte-coreana, em outubro.

Então, esperava-se que a Coréia do Norte permitisse a coleta de amostras ao longo desta segunda fase, na qual Pyongyang se comprometeu a desmantelar suas instalações nucleares e a entregar um inventário de todo seu programa nuclear.

No entanto, na semana passada, o Ministério de Assuntos Exteriores da Coréia do Norte negou que a coleta de amostras faça parte do acordo, e descreveu a exigência americana como uma violação de sua soberania. EFE ce/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG