Putin se encontra com nova primeira-ministra da Ucrânia

Moscou, 23 mai (EFE).- O ex-presidente da Rússia Vladimir Putin se encontrou hoje em Minsk com a nova primeira-ministra ucraniana, Yulia Timoshenko, com quem abordou, entre outros assuntos, o abastecimento de combustíveis russos para a Ucrânia.

EFE |

"A Rússia está disposta a fornecer gás diretamente, sem intermediários, à Ucrânia. Para isso, é necessário regularizar os pagamentos por governos anteriores", disse Putin, segundo a agência "Interfax", na capital bielo-russa.

O chefe do Governo russo conversou com Timoshenko durante a reunião de primeiros-ministros dos países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) realizada em Minsk, primeira atividade no exterior de Putin desde que deixou o Kremlin no último dia 7.

"Conhecemos os desejos e as preocupações do Governo ucraniano (no âmbito da energia) e os compartilhamos", assegurou Putin a sua interlocutora, segundo a agência oficial russa "Itar-Tass".

Timoshenko defende a eliminação de companhias intermediárias nas reservas da Gazprom, o consórcio russo do gás, à estatal ucraniana Naftogaz Ukrainy.

"Esperamos o começo das conversas para a assinatura de um tratado estratégico sobre as reservas de gás", disse a primeira-ministra ucraniana, que afirmou que o Governo de Kiev "compreende que paulatinamente terá que passar para preços de mercado" no pagamento do combustível russo.EFE bsi/bm/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG