MOSCOU - O presidente russo, Vladimir Putin, disse a seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que o fim de seu mandato não representará alterações nas relações bilaterais, segundo relato de uma autoridade na quarta-feira à agência de notícias russa RIA. Uma mensagem oral do presidente russo, Vladimir Putin, foi transmitida ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, durante uma reunião, disse o secretário-interino do Conselho de Segurança Nacional russo, Valentin Sobolev, em Teerã.

'A substância dela é que a Rússia confirma os princípios das relações mútuas [com o Irã] e sua política não vai depender de quem estiver no poder', acrescentou ele.

O sucessor de Putin, Dmitry Medvedev, toma posse em maio.

Sobolev, que dirige uma delegação russa de primeiro escalão que foi a Teerã para discutir o programa nuclear iraniano, conversou com Ahmadinejad na quarta-feira e disse que o líder iraniano transmitiu cumprimentos a Putin e Medvedev.

O Irã também apresentou a Sobolev várias propostas para resolver o impasse a respeito do seu programa atômico, que Teerã garante ser pacífico --apesar das suspeitas em contrário do Ocidente, o que já resultou em três pacotes de sanções das Nações Unidas contra o país.

Sobolev não deu detalhes sobre as propostas que ouviu. A Rússia afirma que o Irã tem o direito legítimo de dominar a energia nuclear, mas que precisaria ser mais transparente.

(Reportagem de Guy Faulconbridge)

Leia mais sobre: Irã - Rússia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.