Moscou, 4 mai (EFE).- O presidente russo em fim de mandato, Vladimir Putin, parabenizou hoje o governante egípcio, Hosni Mubarak, pelo seu 80º aniversário, e o descreveu como um dos dirigentes mais respeitáveis e influentes não só do Oriente Médio, mas de todo o mundo.

"Seu nome está estreitamente relacionado a muitas páginas brilhantes da história moderna", declara Putin em sua carta.

O presidente russo ressalta o importante papel desempenhado por Mubarak na solução de "muitos dos problemas do Oriente Médio, ao propor iniciativas construtivas".

"É uma grande satisfação observar que as tradicionalmente amistosas relações entre Rússia e Egito receberam recentemente um novo impulso", aponta.

Putin e Mubarak, que estudou na União Soviética, se reuniram no final de março no Kremlin e assistiram à assinatura de um acordo de cooperação bilateral para o uso pacífico da energia nuclear.

Além disso, o líder egípcio respaldou o plano russo de convocar uma conferência de paz para o Oriente Médio em Moscou, a fim de impulsionar a aplicação dos acordos conseguidos em novembro passado entre israelenses e palestinos na base militar americana de Annapolis. EFE io/bm/gs

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.