Putin felicita líder da Ossétia do Sul pela independência

Moscou, 11 set (EFE).- O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, felicitou hoje o líder da Ossétia do Sul, Eduard Kokoiti, pela independência dessa região separatista, com a qual Moscou estabeleceu relações diplomáticas esta semana.

EFE |

"Quero felicitá-lo por essa decisão. Sabemos pelo que a Ossétia do Sul teve que passar. Pode-se dizer que ganhou com seu sofrimento", assinalou Putin durante um encontro no balneário de Sochi, na Rússia.

Putin afirmou ainda que "o reconhecimento da independência é um passo muito sério em prol da normalização da situação na república, no que se refere à solução, acima de tudo, dos assuntos de segurança e reconstrução sócio-econômica".

Em sua primeira reunião com Kokoiti desde o reconhecimento da independência da Abkházia e da Ossétia do Sul, o premier russo lembrou que Moscou deu 10 bilhões de rublos (270 milhões de euros) para a reconstrução da Ossétia do Sul.

Já Kokoiti ressaltou que as seqüelas da crise humanitária provocada pela guerra já foram "praticamente liquidadas".

Além disso, agradeceu à Rússia "por sua oportuna ação para salvar o pequeno povo sul-osseta do completo extermínio". EFE io/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG