provocação rumores sobre possível anexação da Criméia - Mundo - iG" /

Putin considera provocação rumores sobre possível anexação da Criméia

Moscou, 11 set (EFE).- O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, considerou hoje provocação os rumores sobre uma possível anexação por parte de Moscou da península ucraniana da Criméia, habitada majoritariamente por russos.

EFE |

"A Rússia e a Ucrânia alcançaram há muito tempo um acordo sobre as fronteiras criadas após a desintegração da URSS, e respeitamos essas fronteiras", disse Putin, durante uma reunião do clube internacional de debate Valdai, que ocorreu no balneário de Sochi (Mar Negro).

Um dos participantes das discussões disse às agências russas que Putin afirmou que não é possível comparar os casos das regiões separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul com o da Criméia.

A tensão aumentou em toda a península da Criméia, habitada majoritariamente por russos e com uma grande minoria tártara, desde a explosão do conflito entre Rússia e Geórgia em 8 de agosto.

A declaração do presidente russo, Dmitri Medvedev, de que Moscou protegeria os russos além de suas fronteiras disparou a inquietação em Kiev, que teme que se repita na Criméia o que aconteceu na Ossétia do Sul e na Abkházia, cuja independência foi reconhecida pelo Kremlin.

Grupos nacionalistas pró-russos na Criméia, além de vários políticos russos, protagonizaram nas últimas semanas vários atos públicos nos quais proclamaram que a Criméia deveria se integrar na Federação Russa. EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG