Putin chega à Abkházia em visita de trabalho

Moscou, 12 ago (EFE).- O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, chegou hoje a Sukhumi, capital da região separatista da Abkházia, reconhecida por Moscou como Estado independente.

EFE |

Segundo a agência oficial "Itar-Tass", o chefe do Governo russo vai se reunir com as autoridades da autoproclamada república, localizada no noroeste da Geórgia, às margens do Mar Negro e na fronteira com a Rússia.

Antes de viajar, Putin disse à imprensa abkhaze que pretende estudar com as autoridades da região dezenas de documentos relativos à cooperação bilateral.

O primeiro-ministro adiantou que, em 2010, a Rússia investirá 15 bilhões de rublos (US$ 500 milhões) nas infraestruturas das bases militares russas na Abkházia e na segurança da divisa entre a Abkházia e a Geórgia.

Perguntado se a Geórgia poderia tentar um ataque à Abkházia como o que lançou no ano passado contra a Ossétia do Sul, Putin respondeu: "Com as atuais autoridades georgianas, não podemos descartar nada. Mas desta vez seria mais difícil para eles".

Ao se referir às perspectivas de cooperação econômica, o chefe do Governo russo destacou que o turismo é um dos setores mais promissores da Abkházia. EFE bsi/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG