Putin assumirá cargo de primeiro-ministro em 8 de maio

O atual presidente russo, Vladimir Putin, assumirá o cargo de primeiro-ministro no dia 8 de maio, um dia após a posse de seu sucessor. A informação foi divulgada hoje pelo presidente do Parlamento e líder do partido governista Rússia Unida, Boris Gryzlov.

Agência Estado |

Dmitry Medvedev assume a presidência em 7 de maio e já anunciou que nomeará Putin para o cargo.

Segundo Gryslov, a Câmara dos Deputados - controlada pela situação - aprovará o nome de Putin no dia seguinte à posse de Medvedev. "Por que adiar isso?", disse. De acordo com a Constituição do país, o gabinete cai após a nomeação do presidente. Este, então, aponta o primeiro-ministro e a Câmara dos Deputados aprova ou não o indicado, por maioria simples. Os outros membros do gabinete são nomeados por decreto presidencial.

Medvedev obteve mais de 70% dos votos nas eleições de 2 de março. A vitória esteve ligada ao apoio de Putin ao nome do sucessor. Muitos analistas prevêem que Putin continuará tomando as principais decisões de governo. Porém, alguns apostam em possíveis conflitos quando Medvedev se sentir mais confiante no cargo. O presidente eleito fez vários comentários liberais, que criaram a expectativa de um provável enfraquecimento de algumas políticas repressivas do Kremlin. Mas ele também já afirmou que pretende manter em linhas gerais a política de Putin.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG