Putin assistirá à abertura dos Jogos e se reunirá com Bush em Pequim

Moscou, 6 ago (EFE).- O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, assistirá na sexta-feira à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, onde se reunirá ainda com os presidentes chinês, Hu Jintao, e americano, George W.

EFE |

Bush.

Uma das primeiras atividades do ex-presidente russo antes da abertura dos Jogos será reunir-se com o líder do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, para falar dos Jogos de Inverno da cidade de Sochi em 2014.

Nesta reunião, Putin estará acompanhado do presidente do Comitê Olímpico Russo, Leonid Tiagachov, e de outros funcionários responsáveis pelos preparativos dos Jogos no balneário russo do Mar Negro, disse um porta-voz do Executivo local.

Antes da cerimônia de abertura, Putin se reunirá também por vários minutos com Bush, naquele que será o primeiro encontro do dirigente russo com o presidente americano desde que o primeiro deixou o Kremlin e assumiu a chefia de Governo em maio último.

O dirigente russo acompanhará a recepção solene que o Governo da China oferecerá na sexta-feira aos presidentes, monarcas e primeiros-ministros que viajarão a Pequim.

No sábado, segundo e último dia de sua visita, Putin conhecerá a Vila Olímpica para se reunir com a delegação russa e incentivar os atletas, disse à agência "Interfax" o porta-voz do Executivo russo.

No mesmo dia, Putin participará de uma reunião protocolar oficial com o presidente da China e se encontrará com o ex-governante do país asiático Jiang Zemin.

Segundo o Governo russo, a recepção oficial de Putin por Hu é um gesto honorífico muito respeitoso que o governante chinês oferece a seletos convidados, entre eles Bush e o presidente do vizinho Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev. EFE si/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG