Putin anuncia investimentos em economia e defesa da Abkházia

Moscou, 12 ago (EFE).- O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, visitou hoje a região separatista da Abkházia, no aniversário do início do conflito com a Geórgia, e anunciou investimentos multimilionários no desenvolvimento da região e na construção de bases militares russas.

EFE |

"Quero assegurar que todos os planos que traçamos (...) não sofrerão revisão, apesar das dificuldades", disse Putin, em alusão à crise econômica, em uma reunião na capital Sukhumi, com o líder da Abkázia, Serguei Bagapsh.

Putin propôs a Bagapsh estudar 40 documentos para impulsionar a cooperação em diversos âmbitos.

O premiê confirmou que a Rússia manterá suas tropas na fronteira da Abkházia e da Ossétia do Sul para "garantir a segurança" dos dois territórios.

O líder do Governo anunciou que Moscou investirá até 16 bilhões de rublos (US$ 500 milhões) para as bases militares russas na Abkházia.

Putin não descartou que a Geórgia possa tentar atacar a Abkházia, como no ano passado, e a Ossétia do Sul, mas afirmou que "esta vez seria pior", após a derrota na "guerra de cinco dias", de 8 a 12 de agosto de 2008.

Moscou e Sukhumi assinaram um acordo de assistência econômica e social para a região, dentro do qual a Rússia destinará 11 bilhões de rublos (US$ 350 milhões) para a Abkhásia, entre 2010 e 2011,.

O dinheiro será destinado a projetos de infraestrutura, comunicações, transporte, saúde e educação, ressaltou Putin, que comparou esse acordo de assistência ao plano Marshall que ajudou a Europa a superar as sequelas da Segunda Guerra Mundial. EFE se-mv/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG