Putin anuncia aumento de 27% na verba para defesa

Moscou, 16 set (EFE).- O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, anunciou hoje um aumento de 27% da despesa com segurança e defesa em 2009, para 2,4 trilhões de rublos (70 bilhões de euros).

EFE |

"O Governo considera sua tarefa de garantir a atribuição prioritária de fundos para o fortalecimento das Forças Armadas e a segurança do Estado", assinalou Putin durante uma reunião com o líder ultranacionalista Vladimir Jirinovski, citado pelas agências de notícias russas.

Na semana passada, o presidente russo, Dmitri Medvedev, havia assegurado que o rearmamento tinha passado a ser uma das "prioridades" da Rússia após a agressão georgiana contra a região separatista da Ossétia do Sul.

Além disso, tinha adiantado que a Rússia efetuaria no futuro manobras militares "não só na Federação Russa ou nos países-membros da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, mas também com outros países que queiram ampliar a cooperação técnico-militar".

Segundo o Kremlin, o orçamento militar americano é, em números absolutos, quase 25 vezes superior ao da Rússia. EFE io/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG