Pubs ingleses renunciam a código voluntário para combater excesso de bebida

Londres, 28 jul (EFE).- Os pubs britânicos renunciaram a um código de conduta voluntário pelo qual se abstinham de competir entre eles com ofertas de bebidas alcoólicas que induziam ao consumo indiscriminado.

EFE |

Essa renúncia causou preocupação na Polícia, que pediu ao Governo que regulamente o setor para impedir guerras de preços que farão com que se estenda o grave problema social do excesso do consumo de bebida alcoólica.

"É hora de o Governo tomar medidas e legislar para garantir que o setor atue com responsabilidade", afirma Chris Allison, da Associação de Chefes da Polícia, citado hoje pelo jornal "The Guardian".

Milhares de pubs e de bares do Reino Unido tinham aderido a esse código que proíbe a promoção "agressiva" de bebidas, elaborado pela British Beer and Pub Association (BBPA).

No entanto, a BBPA - cujos membros são donos de mais da metade dos 57.000 pubs que existem no Reino Unido - renunciou agora a seu próprio código, argumentando que viola as leis européias a favor da concorrência.

O código da BBPA proibia o incentivo ao consumo rápido e em quantidades maciças de álcool, incluindo os convites às mulheres a beber de graça.

Alguns clubes noturnos que não pertencem a essa associação já começaram a oferecer fortes descontos em todo tipo de bebida, incluindo as de maior teor alcoólico. EFE jr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG