Público pode sugerir fotos de Marte à Nasa

Apaixonados pelo espaço sideral podem mandar, pela internet, suas sugestões de fotos do planeta Marte para a Nasa (Agência Espacial Americana). O HiRISE, uma câmera de alta resolução acoplada à sonda Mars Reconnaissance Orbiter, vai receber do público sugestões para fotografar detalhes de Marte.

Carla Sasso Laki, iG São Paulo |

Para participar é necessário se cadastrar no site do projeto . Depois, é necessário selecionar a região de interesse através de um mapa, e justificar o pedido em inglês.

A câmera é capaz de cobrir dezenas de milhas no planeta e revelar detalhes pequenos como uma mesa. Apesar das cerca de 13 mil imagens captadas desde 2006, menos de 1% da superfície do planeta foi fotografada. Segundo a Nasa e a Universidade do Arizona, que gerenciam o projeto, quanto mais pessoas se interessarem pela exploração do planeta, melhor será o retorno da câmera para a ciência. 


Missões em Marte

A Nasa vem tentando recuperar alguns de seus equipamentos instalados na superfície marciana, como o jipe-robô Spirit e a sonda Phoenix Mars Lander. Porém, na última terça-feira, 26, a Nasa divulgou que desistiu de tentar desatolar o Spirit , preso num banco de areia;  partir de agora, o robô irá permanecer imóvel, medindo oscilações do solo. Os cientistas pretendem apenas mudar um pouco sua posição para que os painéis solares continuem conseguindo captar energia suficiente para o funcionamento do robô.


O robô Spirit já atolado em outubro de 2009 (Imagem/Reprodução)

Atualmente, existem três missões no planeta: a Mars Express - na qual a Sonda Soyuz/Fregat busca água e a presença de vida em Marte, realizada em parceria com Agência Espacial Europeia (ESA); a Mars Exploration Rovers ¿ que explora a superfície do planeta com os robôs Spirit e Opportunity e a Mars Odissey ¿ que está no Planeta Vermelho desde 2001.

Em 2016 a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA) pretendem mandar uma missão conjunta para Marte, com o objetivo de estudar a atmosfera do planeta.

Leia mais sobre: Marte

    Leia tudo sobre: marte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG