Próxima cúpula UE-Brasil abordará mudança climática e crise econômica

Bruxelas, 10 jul (EFE).- União Europeia (UE) e Brasil celebrarão sua próxima cúpula, no marco de sua associação estratégica, no dia 6 de outubro em Estocolmo, onde abordarão a luta contra a mudança climática e como superar a atual crise econômica e financeira mundial.

EFE |

Assim acertaram hoje formalmente o primeiro-ministro sueco e presidente rotativo da UE, Fredrik Reinfeldt, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de se reunir em L'Aquila, Itália, onde concluiu hoje uma Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos Oito (G8, as nações mais ricas e a Rússia).

"Estou desejando receber o presidente Lula em Estocolmo no dia 6 de outubro. O Brasil é um importante ator global que compartilha muitos dos valores da UE", assegurou Reinfeldt em comunicado.

Um dia antes, em 5 de outubro, Suécia e Brasil manterão uma reunião bilateral.

"O objetivo é tentar alcançar um consenso sobre como enfrentar os desafios globais de hoje", como o aquecimento global e a má situação econômica mundial, acrescentou.

A reunião de outubro será a terceira cúpula realizada por UE e Brasil desde que impulsionaram uma associação estratégica em julho de 2007 em Lisboa, que inclui a organização deste tipo de reuniões ao mais alto nível.

Ambas as partes também têm em andamento um plano de ação conjunto para concretizar a aplicação do acordo estratégico em âmbitos como ciência, tecnologia e inovação, comércio e investimento, política regional, assuntos sociais, emprego e movimentos migratórios, entre outros temas.

Além disso, esta semana Bruxelas acolheu a primeira mesa-redonda de debate da sociedade civil europeia e brasileira, onde concluíram uma série de recomendações que apresentarão seus respectivos Governos para a cúpula.

Concretamente, propuseram que a crise econômica se transforme em uma oportunidade para reduzir as desigualdades e impulsionar o desenvolvimento sustentável. EFE rja/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG