Santo Domingo, 17 ago (EFE).- As autoridades de 12 províncias da República Dominicana declararam hoje alerta amarelo contra enchentes diante da passagem da depressão tropical Ana, cujas chuvas já afetam as regiões leste e nordeste do país.

A depressão tropical deve ser sentida no país caribenho com mais força na madrugada desta terça-feira (horário local), disse a diretora do Escritório Nacional de Meteorologia (Onamet, em espanhol) dominicano, Gloria Ceballos, à rádio "Z-101".

"Ana" foi localizada a 360 quilômetros ao leste do cabo Engaño, no extremo leste dominicano, com ventos de 55 km/h, e se desloca a 45 km/h, informou o Centro de Operações de Emergência (COE) do país.

A depressão pode acumular chuvas de entre 50 e 150 milímetros e inclusive superiores em zonas isoladas das regiões leste e nordeste.

Ceballos lembrou que durante a passagem da tempestade tropical "Noel", entre outubro e novembro de 2007, houve o registro de precipitações de até 500 milímetros em 24 horas.

O diretor da Defesa Civil dominicana, Luis Luna Paulino, declarou à Agência Efe que os organismos de emergência já iniciaram a supervisão dos albergues do país.

"Os albergues estão sendo preparados para que, no caso de alerta vermelha, as evacuações comecem imediatamente, embora tudo dependa da trajetória e da intensidade da tempestade", declarou. EFE jsm/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.