Protestos contra o Governo tailandês se espalham pelo país

Bangcoc, 30 mar (EFE).- Os protestos contra o Governo tailandês se espalharam hoje para outras regiões do país, no momento em que a concentração de manifestantes em torno da sede governamental, em Bangcoc, chega a seu quinto dia.

EFE |

Centenas de eleitores do ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra se concentraram frente às delegações do Governo das províncias de Chiang Mai, Kalasin e Nan, no norte do país, em solidariedade aos protestos da capital.

Por causa dos protestos, o primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, indicou que pode reunir o conselho de ministros amanhã em uma sede provisória.

Por meio de megafones, as forças de segurança ordenaram hoje aos manifestantes que abandonem as ruas próximas ao palácio do Governo e ameaçaram recorrer ao emprego de "medidas duras".

Apesar das advertências da Polícia, mais pessoas se uniram ao protesto que almeja obrigar o primeiro-ministro a apresentar sua renúncia e dissolver o Parlamento tailandês, abrindo espaço para a realização de eleições antecipadas.

Conhecidos como os "camisas vermelhas", os manifestantes também são contra o presidente do Conselho Privado do Rei, Prem Tinunsalonda, acusado por Shinawatra de tramar o golpe de Estado que o tirou do poder em setembro de 2006.

Shinawatra, condenado à revelia a dois anos de prisão pelo crime de abuso de poder, está no exílio e tinha previsto fazer hoje um pronunciamento via telefone para seus eleitores acampados nos arredores da sede do Governo.

Os protestos ocorrem em um ambiente quase festivo, com discursos políticos que se alternam com apresentações de bandas de música sobre um palco montado próximo ao palácio de Governo.

Desde o golpe de Estado de três anos atrás, a sociedade tailandesa está dividida entre os simpatizantes de Shinawatra e seus opositores, entre os quais estão o atual Governo e a Aliança do Povo para a Democracia (APD). EFE grc/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG