Proposta do Irã diz muito pouco sobre programa nuclear

Bruxelas, 11 set (EFE).- A proposta do Irã à comunidade internacional ficou concentrada em aspectos genéricos de cooperação, mas muito pouco em seu programa nuclear, explicou hoje o porta-voz do chefe da diplomacia europeia, Javier Solana, à Agência Efe.

EFE |

Os países da União Europeia (UE) continuam negociando em busca de uma resposta, tanto ao documento que o Irã irá compor quanto um novo pacote de propostas sobre a questão nuclear.

Para dar seqüência a negociação, hoje estão previstos contatos telefônicos entre diplomatas, informou o porta-voz do Alto Representante, Cristina Gallach.

O documento iraniano é referente a temas como segurança no mundo e cooperação internacional entre outros assuntos, mas aborda de forma superficial as questões nucleares.

Na próxima segunda-feira, os ministros de Assuntos Exteriores da EU vão fazer um debate político sobre o Irã, durante um jantar do Conselho de Assuntos Gerais e Relações Exteriores.

Teerã entregou no último dia 16, sua proposta aos embaixadores da Rússia, China, França, Alemanha e ao encarregado de negócios do Reino Unido, além da embaixadora da Suíça, que representa os interesses dos Estados Unidos no Irã.

Horas depois, o embaixador iraniano na Bélgica enviou uma cópia ao escritório do Alto Representante para Política Externa e de Segurança Comum.

Ontem a Casa Branca expressou seu ceticismo sobre as propostas iranianas para retomar o diálogo, ao ressaltar que Teerã descumpriu reiteradamente suas obrigações sobre seu programa nuclear. EFE met/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG