Alfabetizando com saúde , de Curitiba, ganha prêmio da Unesco - Mundo - iG" /

Projeto Alfabetizando com saúde , de Curitiba, ganha prêmio da Unesco

Paris, 30 jul (EFE) - O projeto Alfabetizando com saúde da Prefeitura de Curitiba ganhou o Prêmio de Alfabetização Associação Internacional de Leitura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), dotado com US$ 20 mil e que será entregue em 8 de setembro em Paris.

EFE |

O prêmio, foi criado em 1979 por iniciativa da organização que deu seu nome, especificou a Unesco.

O júri internacional que escolheu os projetos vencedores disse que o programa "Alfabetizando com saúde" realiza uma "eficaz promoção da alfabetização como condição prévia para dividir uma educação sobre a saúde e prevenir as doenças".

A Unesco ressaltou "a excelente cooperação" estabelecida entre os órgãos municipais de Curitiba encarregados da saúde e da educação.

Além do projeto brasileiro, outros três países foram contemplados com prêmios: Etiópia, África do Sul e Zâmbia.

Dois outros programas, do Marrocos e do Reino Unido, obtiveram menções honrosas.

O Prêmio Unesco de Alfabetização Rei Sejong, criado em 1989 e dotado com US$ 20 mil, foi para o programa "Reflect and HIV/AIDS", da associação People's Action Forum, da Zâmbia.

Da África do Sul, a ONG Operation Upgrade recebeu um dos dois Prêmios Unesco-Confúcio de Alfabetização pelo projeto "Kwanibela".

O outro Prêmio Unesco-Confúcio de Alfabetização ficou com o programa Adult and Non-Formal Education Association in Ethiopia (Anfeae), da Etiópia, pelo projeto "Literacy Plus". EFE lg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG