está pronto , diz Jobim - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Projeto do Conselho de Defesa Sul-Americano está pronto , diz Jobim

O projeto do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) está pronto e deve ser aprovado no encontro dos presidentes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), programado para acontecer em meados de outubro, em Santiago, afirmou o ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, nesta terça-feira, em Montevidéu.

AFP |

Jobim, que discursou na plenária do Parlamento do Mercosul (Parlasul), disse em uma entrevista coletiva que o CDS "não é uma aliança militar clássica", mas "um foro de consultas" em matéria de defesa na região.

"O projeto está pronto", embora "haja dois pontos que têm de ser esclarecidos com os presidentes", que "não são um problema de organização, mas de redação".

"Acho que a instalação, a criação definitiva do Conselho será na próxima reunião de presidentes" da Unasul, completou o ministro.

Jobim disse ainda que as reticências de Colômbia e Uruguai foram superadas. "Superou-se tudo. Há apenas uma questão que têm de ser esclarecida entre Venezuela e Colômbia em relação ao texto, que é superável", o que deve ser discutido "nos próximos dias".

O ministro brasileiro lembrou também que a posição inicial da Colômbia foi a de que o país "não queria participar", mas Bogotá "depois mudou de posição".



Leia tudo sobre: unasul

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG