(atualiza com novas informações) Paris, 8 jan (EFE).- A neve e o frio continuam provocando hoje problemas no transporte na França, como o cancelamento de trajetos de trem e aviões, assim como a proibição da circulação de caminhões por algumas rotas do leste do país.

Desde as 14h (horário local, 11h em Brasília) os veículos de mais de 7,5 toneladas não podem transitar por determinadas estradas e rodovias nacionais, entre elas algumas que ligam à Alemanha e à Suíça, por causa da previsão de fortes nevadas.

O transporte escolar foi suspenso em vários departamentos do sudeste do país.

O trem que liga Paris e Londres pelo Canal da Mancha, o Eurostar, faz a metade das viagens previstas e algumas linhas de alta velocidade do sudeste e do norte registram atrasos de entre uma e três horas.

Nenhum comboio circula entre Valence e Briançon (sudeste), devido ao temporal, e o serviço nesta linha não está previsto que seja restabelecido durante o dia todo de hoje.

Vários voos com saída dos aeroportos de Lyon (leste) e de Marseille-Marignane (sudeste) foram cancelados.

O vale do Ródano é o mais afetado pelo temporal, onde caíram entre 10 e 20 centímetros de neve.

Cerca da metade do país - 51 departamentos do oeste, sul e centro - está em alerta laranja para neve e gelo.

A agência meteorológica francesa, Météo France, advertiu do risco de avalanches em áreas montanhosas entre os Alpes e os Pirineus durante este fim de semana. EFE mas/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.