Pristina pagará 100.000 euros a donos de lojas danificadas em distúrbios

Pristina, 5 jan (EFE).- O Governo do Kosovo indenizará com um total de 100.000 euros os proprietários das lojas danificadas nos últimos incidentes violentos vividos na cidade de Mitrovica, após se reavivarem as tensões entre albaneses e sérvios.

EFE |

"O primeiro-ministro do Kosovo decidiu hoje dar 100.000 euros para compensar os proprietários das lojas e cafés danificados na última sexta em Mitrovica", diz um comunicado governamental divulgado hoje.

Na noite da última sexta aconteceu uma explosão em um café de Mitrovica que causou danos materiais em oito automóveis estacionados nas proximidades do local, mas não deixou vítimas.

Uma hora e meia mais tarde foi registrado um incêndio em uma loja de um cidadão de origem albanesa e os bombeiros que foram tentar apagar o fogo foram recebidos com tiros que feriram seis deles, todos de origem sérvia e que tiveram que ser hospitalizados.

Também ficaram feridos dois jornalistas sérvios.

Os líderes das duas comunidades locais trocaram acusações de provocarem a tensa situação.

A cúpula do Governo kosovar se reuniu hoje para avaliar a situação de segurança e concluíram que a consideram estável e calma apesar dos distúrbios que são registrados no norte do Kosovo.

"Os líderes do Kosovo sublinham mais uma vez a determinação dos cidadãos e das instituições do Kosovo de construírem uma sociedade democrática baseada na lei", afirma um comunicado da Presidência publicado na última segunda.

A maioria albanesa declarou a independência do Kosovo no dia 17 de fevereiro, contra a vontade da Sérvia, que considera este território uma província inalienável sua.

A maior minoria que habita no Kosovo, a sérvia, também se opõe à independência e quer estar sob a égide de Belgrado.

Até o momento, 53 países reconheceram a soberania do Kosovo, enquanto uma tropa de 16.000 oficiais vela pela segurança neste território. EFE am/fal

    Leia tudo sobre: kosovo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG