Princípio de acordo deve dar à Bélgica novo Governo ainda hoje

Bruxelas, 30 dez (EFE).- A Bélgica deve contar hoje com um novo Governo, após o princípio de acordo alcançado ontem à noite pelos grupos que formam o Executivo que está deixando o poder - os democratas-cristãos, os liberais e os socialistas francófonos.

EFE |

Herman Van Rompuy, encarregado pelo rei neste domingo de estabelecer rapidamente uma nova coalizão governamental, parece contar com o apoio necessário para chegar ao Governo, segundo destaca hoje a imprensa belga.

Todas as capas dos jornais locais dão por liquidadas as negociações e asseguram que só falta que Rompuy jure o cargo perante o rei.

O porta-voz de Rompuy confirmou à agência de notícias "Belga" que caso se alcance o acordo definitivo a tempo, ele pode ir hoje mesmo ver o rei Albert II e, na sexta-feira, receber o voto de confiança do Parlamento.

A composição atual do Governo - democratas-cristãos, liberais e socialistas - tem grande chance se manter, da mesma forma que seu programa de trabalho e todos seus membros, com exceção do premier e dos ministros de Justiça e Interior. EFE mrn/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG