Príncipe William se casará com Kate Middleton em 2011

Cerimônia de primogênito de Charles e Diana acontecerá 30 anos depois do histórico casamento dos pais

iG São Paulo |

O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, está noivo e vai se casar no ano que vem com sua namorada, Kate Middleton, informaram nesta terça-feira porta-vozes da família real britânica, pondo fim a meses de especulações sobre os planos de casamento do casal de longa data.

A rainha Elizabeth II e o avô de William, príncipe Philip, disseram ter ficado encantados e absolumente felizes com a notícia. "A rainha e o duque de Edimburgo estão absolutamente felizes pelos dois", declarou um porta-voz da casa real.

Segundo anúncio feito pela Clarence House, residência oficial do príncipe Charles e de seus filhos, William e Kate, ambos de 28 anos, ficaram noivos no mês passado, durante uma viagem ao Quênia.

"O príncipe de Gales está encantado em anunciar o noivado do príncipe William com a senhorita Catherine Middleton. O casamento acontecerá na primavera ou no verão de 2011 (no Hemisfério Norte) em Londres", afirma o comunicado, segundo o qual "mais detalhes sobre o casamento serão anunciados no tempo certo".

“O príncipe já informou a rainha e outros membros próximos de sua família. William também pediu a permissão do pai da srta. Middleton”, disse o comunicado oficial. “Após o casamento, o casal vai viver no norte do País de Gales, onde o príncipe continuará servindo a Força Aérea Britânica.”

William é o filho mais velho do príncipe Charles - herdeiro do trono britânico - e da princesa Diana, morta em um acidente de carro em Paris em 1997. Ele e Kate Middleton, filha de empresários, conheceram há nove anos na Universidade St. Andrews.

Uma reunião do primeiro-ministro David Cameron com seu gabinete foi interrompida por um telefonema do Palácio de Buckingham para anunciar o casamento. "O primeiro-ministro está encantado com a notícia e expressou que deseja o melhor para o feliz casal", disse um porta-voz de Cameron.

Atualmente William está servindo como piloto de helicóptero em operações de busca e resgate da Força Aérea Real. Ele conheceu a futura mulher quando os dois dividiam uma casa no tempo em que eram universitários, na Escócia, em 2001.

O casal se separou em 2007 porque, segundo os jornais, Kate estava cansada de esperar que William a pedisse em casamento, mas logo depois reatou. Os tabloides britânicos apelidaram a moça de "waity Katie" (Katie sempre à espera).

William havia dito que não pretendia casar-se antes dos 28 anos, idade que completou em junho. O noivado já era previsto e havia meses se dizia que o anúncio do casamento era iminente.

A onda de boatos sobre o matrimônio de William e Kate chegou ao ápice no início deste mês, quando os pais da noiva, Michael e Carole Middleton, foram convidados para uma festa de caça particular do príncipe Charles, na Escócia.

A festa acontecerá 30 anos depois do histórico casamento de Charles e Diana, que se divorciaram em 1996. Diana morreu em um polêmico acidente de carro em Paris, em 1997, quando ela e o namorado, Dodi al-Fayed, eram perseguidos por 'papparazi'.

AP
Príncipe Charles beija sua noiva, a Princesa Diana, na sacada do Palácio de Buckingham, em Londres, após seu casamento em 29/07/1981
O pai de Kate é um ex-piloto de avião e sua mãe uma ex-aeromoça. Os dois tornaram-se milionários com uma empresa de organização de festas infantis.

Kate trabalha no negócio dos pais, a Party Pieces, desde que sua tentativa inicial de trabalhar em Londres provocou um enxame de fotógrafos, que a perseguiam por toda a cidade. Ela chegou a ameaçar jornais e tabloides com um processo judicial.

O forte interesse da imprensa pela jovem chegou a provocar comparações com Diana, que se tornou uma verdadeira obsessão para os tabloides ingleses.

*BBC, Reuters e AFP

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG