Príncipe William retorna ao Reino Unido após missão nas Malvinas

Treinamento militar aumentou tensão entre Reino Unido e Argentina, que disputam a soberania das ilhas

iG São Paulo |

O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, retornou ao Reino Unido depois de um treinamento militar de seis semanas nas Ilhas Malvinas , afirmou o Palácio St. James nesta quarta-feira. A presença de William nas Malvinas aumentou a tensão entre o Reino Unido e a Argentina, que disputam a soberania das ilhas .

Saiba mais: Entenda a disputa entre Reino Unido e Argentina pelas Malvinas

Reuters
Príncipe William se prepara para sua primeira operação nas Ilhas Malvinas (04/02)

Durante sua passagem nas Malvinas, encerrada semanas antes do 30º aniversário da guerra entre os dois países pelo território, o príncipe realizou voos testes como piloto de helicóptero de resgate da Força Aérea Real (RAF) britânica. Moradores das Malvinas disseram que William fez uma breve visita ao hospital local e viajou à uma ilha remota.

Buenos Aires criticou a visita de William, considerando-a uma " provocação ". O Ministério da Defesa britânico disse que a viagem do príncipe - que é piloto de resgate da Força Aérea - é parte de uma missão rotineira de treinamento.

O início da missão de William nas ilhas também coincidiu com o envio pela Marinha britânica de um de seus últimos navios de guerra para a região , o HMS Dauntless, que realizou sua primeira viagem.

A Marinha britânica afirma que o envio do navio de guerra já estava planejado há muito tempo e não é uma reação ao aumento da tensão. Em janeiro, o premiê britânico, David Cameron, respondendo a novas iniciativas do governo Cristina Kirchner para pressionar por negociações sobre o futuro das ilhas, acusou a Argentina de estar adotando uma postura " colonialista ". A afirmação foi respondida no mesmo tom de acusação por ministros argentinos .

Com BBC e EFE

    Leia tudo sobre: reino unidomalvinaspríncipe williamargentina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG