Príncipe William dá anel de Diana para a noiva Kate Middleton

Cerimônia de primogênito de Charles e Lady Di acontecerá em 2011, 30 anos depois do histórico casamento dos pais

iG São Paulo |

Com casamento marcado para o ano que vem, o príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, deu à namorada Kate Middleton um anel de noivado que pertenceu à sua mãe, a princesa Diana. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela Clarence House, residência oficial do príncipe Charles da Inglaterra.

Na primeira aparição do casal para jornalistas, depois do anúncio do casamento, Kate disse considerar um "desafio enorme" entrar para a Família Real britânica. "É um desafio enorme, mas com um pouco de sorte farei progressos, e William é um grande professor, espero que possa me ajudar ao longo do caminho", disse a jovem, que usava um vestido azul para combinar com o anel, no Palácio de Saint James.

O príncipe William descreveu o anel como "muito especial" para ele. "É minha maneira de garantir que minha mãe não esteja ausente da emoção deste dia e de nossa intenção de passar o resto de nossas vidas juntos", acrescentou.

Viagem à África

Segundo anúncio feito pela Clarence House, residência oficial do príncipe Charles e de seus filhos, William e Kate, ambos de 28 anos, ficaram noivos no mês passado, durante uma viagem ao Quênia. "O príncipe de Gales está encantado em anunciar o noivado do príncipe William com a senhorita Catherine Middleton. O casamento acontecerá na primavera ou no verão de 2011 em Londres", afirma o comunicado, segundo o qual "mais detalhes sobre o casamento serão anunciados no tempo certo".

null“O príncipe já informou a rainha e outros membros próximos de sua família. William também pediu a permissão do pai da srta. Middleton”, disse o comunicado oficial. “Após o casamento, o casal vai viver no norte do País de Gales, onde o príncipe continuará servindo a Força Aérea Britânica.”

A rainha Elizabeth II e o avô de William, príncipe Philip, disseram ter ficado encantados e absolumente felizes com a notícia. "A rainha e o duque de Edimburgo estão absolutamente felizes pelos dois", declarou um porta-voz da casa real.

Herança

William é o filho mais velho do príncipe Charles - herdeiro do trono britânico - e da princesa Diana, morta em um acidente de carro em Paris em 1997. Ele e Kate Middleton, filha de empresários, conheceram há nove anos na Universidade St. Andrews.

Uma reunião do primeiro-ministro David Cameron com seu gabinete foi interrompida por um telefonema do Palácio de Buckingham para anunciar o casamento. "O primeiro-ministro está encantado com a notícia e expressou que deseja o melhor para o feliz casal", disse um porta-voz de Cameron.

Atualmente William está servindo como piloto de helicóptero em operações de busca e resgate da Força Aérea Real. Ele conheceu a futura mulher quando os dois dividiam uma casa no tempo em que eram universitários, na Escócia, em 2001. Os rumores sobre a relação começaram em 2003, com o namorado sendo confirmado em março de 2004.

O casal se separou em 2007 porque, segundo os jornais, Kate estava cansada de esperar que William a pedisse em casamento, mas logo depois reatou.

Os tabloides britânicos apelidaram a moça de "waity Katie" (Katie sempre à espera).

William havia dito que não pretendia casar-se antes dos 28 anos, idade que completou em junho. O noivado já era previsto e havia meses se dizia que o anúncio do casamento era iminente.

Festa de caça

A onda de boatos sobre o matrimônio de William e Kate chegou ao ápice no início deste mês, quando os pais da noiva, Michael e Carole Middleton, foram convidados para uma festa de caça particular do príncipe Charles, na Escócia.

A festa acontecerá 30 anos depois do histórico casamento de Charles e Diana, que se divorciaram em 1996. Diana morreu em um polêmico acidente de carro em Paris, em 1997, quando ela e o namorado, Dodi al-Fayed, eram perseguidos por 'papparazi'.

AP
Príncipe Charles beija sua noiva, a Princesa Diana, na sacada do Palácio de Buckingham, em Londres, após seu casamento em 29/07/1981
O pai de Kate é um ex-piloto de avião e sua mãe uma ex-aeromoça. Os dois tornaram-se milionários com uma empresa de organização de festas infantis.

Kate trabalha no negócio dos pais, a Party Pieces, desde que sua tentativa inicial de trabalhar em Londres provocou um enxame de fotógrafos, que a perseguiam por toda a cidade. Ela chegou a ameaçar jornais e tabloides com um processo judicial.

O forte interesse da imprensa pela jovem chegou a provocar comparações com Diana, que se tornou uma verdadeira obsessão para os tabloides ingleses.

*Com BBC e AFP

    Leia tudo sobre: grã-bretanhapríncipe williamkate middletonanel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG