Príncipe holandês fica seriamente ferido ao ser atingido por avalanche

Johan Friso esquiava em um resort quando ocorreu incidente; segundo autoridades, seu estado de saúde é estável, porém crítico

iG São Paulo |

O príncipe Friso da Holanda ficou seriamente ferido após ter sido atingido por uma avalanche em um resort de ski na Áustria nesta sexta-feira, informaram autoridades. O estado de saúde do príncipe, que está internado na UTI do hospital de Innsbruck, é estável, porém crítico.

Leia também: Criança é resgatada após avalanche no sul do Kosovo

Reuters
Foto de arquivo do príncipe Johan Friso da Holanda durante sessão de fotos em resorte de ski na Áustria (19/2/2011)

Johan Friso, 43 anos, segundo filho da rainha Beatrix da Holanda, estava praticando ski fora dos limites da pista com seus amigos em no resort de Lech am Alberg, quando foi atingido por uma avalanche, informou um porta-voz do resort. Ninguém mas que acompanhava o príncipe ficou ferido.

Segundo o porta-voz, ele ficou sob a neve por "um curto período de tempo" e estava usando um dispositivo eletrônico que facilitou o trabalho das equipes de resgate, que o encontraram em menos de 15 minutos.

Ele foi reanimado no local e levado para o hospital em Innsbruck, onde oficiais afirmaram que apesar de seu estado de saúde ser estável ele "ainda corre risco de morte".

Saiba mais: Reino Unido tem noite mais fria desde dezembro de 2010

Muitos membros da família real estavam em férias juntos em Lech, na província de Vorarlberg, a oeste dos alpes austríacos. O primeiro-ministro Mark Rutte confirmou que a rainha estava no local, mas não se envolveu no incidente.

Em comunicado, o governo holandês disse que o príncipe estava em cuidado intensivo e que levaria dias para que um prognóstico completo fosse dado.

Os alpes austríacos foram atingidos por muitas nevascas neste inverno e numerosas avalanches. Partes de Voralberg ficaram isoladas pela neve na última semana. Muitos foram mortos na Europa em avalanches esse ano.

Príncipe Friso desistiu de seus direitos ao trono holandês em 2004, quando se casou com a ativista de direitos humanos Mabel Wisse Smit. O governo se recusou a apoiar o casamento, porque o casal havia dado informações falsas sobre o relacionamento da noiva com um gângster morto.

Sob a lei holandesa, os membros da família real que aspiram ao trono devem receber permissão do governo e do parlamento para se casar uma vez que o gabinete assumirá as responsabilidades por suas ações. O casal tem duas filhas, Luana e Zaria.

AP
Príncipe Friso posa ao lado de sua esposa, Mabel e suas filhas, Luana and Zaria, na Áustria (19/2/2011)

Com agências internacionais

    Leia tudo sobre: príncipeholandaavalancheáustriahospital

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG