Príncipe holandês atingido por avalanche 'pode não acordar'

Médicos austríacos afirmam que demoraram 50 minutos para reanimar Johan Friso, que está em coma e pode não recuperar consciência

iG São Paulo |

O príncipe holandês Johan Friso, que foi atingido por uma avalanche na semana passada, está em coma e pode nunca mais recuperar a consciência, informaram médicos responsáveis por seu tratamento na Áustria.

Acidente: Príncipe holandês fica seriamente ferido ao ser atingido por avalanche

Reuters
Foto de arquivo do príncipe Johan Friso da Holanda durante sessão de fotos em resorte de ski na Áustria (19/2/2011)

Hospital: Vida de príncipe Friso da Holanda ainda está em risco

Friso, que passava férias esquiando em resort na Áustria, ficou soterrado por neve durante cerca de 15 minutos antes de ser resgatado. Ele foi levado ao hospital em Innsbruck depois do acidente, no qual ninguém mais ficou ferido.

Aos 43 anos, Johan Friso é o segundo filho da rainha Beaterix da holanda. No entanto, ele não está na linha de suscessão ao trono por ter casado em 2004 sem a permissão do governo.

A rainha Beatrix e a mulher do príncipe, Mabel, têm visitado Friso no Hospital da Universidade de Innsbruck, bem como seus irmãos, o príncipe Willem-Alexander e o príncipe Constantijin.

Um amigo do príncipe que esquiava com ele disse que no momento da avalanche foi interrogado pela polícia. Ele esquiava com outras três pessoas fora da pista quando a avalanche ocorreu na sexta-feira passada.

Ao falar com jornalistas em Innsbruck, o médico Wolfgang Koller disse que a equipe demorou cerca de 50 minutos para ressuscitar o príncipe. Tomografias indicam também que seu cérebro sofreu "fortes lesões" no incidente.

Friso será transferido posteriormente a uma clínica particular para passar por mais tratamentos, mas pode levar anos para recuperar a consciência, se isso acontecer, informou o médico. "Nós não podemos afirmar hoje com certeza se o príncipe Friso um dia recuperará sua consciência", acrescentou Koller, chefe da unidade de traumas do hospital. "De qualquer forma, uma reabilitação neurológica será necessária e pode levar meses, se não anos."

O médico explicou que o cérebro do príncipe ficou privado de oxigênio durante o tempo em que ficou sob a neve. "Isso resultou em um ataque cardíaco que durou 50 minutos... Cinquenta minutos de reanimação é muito, muito tempo."

Há mais de 40 anos, a rainha Beatrix e sua família passam as férias de inverno em Lech, uma das estações de esqui mais exclusivas da Áustria.

AP
Príncipe Friso posa ao lado de sua esposa, Mabel e suas filhas, Luana and Zaria, na Áustria (19/2/2011)

Com EFE e BBC

    Leia tudo sobre: frisoholandaavalanchehospitaláustriapríncipefamília real

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG