Príncipe Harry visita Complexo do Alemão e faz perguntas sobre Exército e violência

Britânico conversa com crianças e questiona comandante sobre se moradores podem andar com tranquilidade pela comunidade

Beatriz Merched, iG Rio de Janeiro |

O príncipe Harry , terceiro na sucessão da monarquia britânica, visitou o Complexo do Alemão neste sábado, o segundo dia de sua visita ao Brasil para estreitar relações e promover o Reino Unido no ano em que celebrará os Jogos Olímpicos . Além de assistir apresentações culturais e interagir com crianças da comunidade, Harry fez perguntas sobre o funcionamento do Exército brasileiro e a pacificação nas favelas.

“Ele me pareceu uma pessoa muito interessada no modus operandi do Exército brasileiro. Uma das curiosidades dele era sobre nossas missões, nossos equipamentos e sobre como atuamos nas comunidades”, afirmou o comandante da força de pacificação, general Tomás Miguel Paiva.

De acordo com o general, o príncipe Harry perguntou se, atualmente, qualquer pessoa pode andar tranquilamente pelas comunidades. “Obviamente respondi que podia”, afirmou Paiva. “Estamos na luta para deixar todas as comunidades em paz.”

Leia também: "Tudo no Rio faz você querer dançar", diz príncipe Harry

AgNews
Príncipe Harry carrega criança no colo durante visita ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

Harry foi ao Alemão de teleférico e desceu na estação Palmeiras. Durante a visita, acompanhado do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, ele assistiu a um coral infantil e jogou críquete com moradores da comunidade.

Com a ajuda de uma intérprete, o príncipe conversou com crianças e até pegou algumas no colo. “Ele não é de livro, ele é real”, disse aos prantos Jaqueline Faria Lopez, 9 anos, que cantou no coral e chegou perto do príncipe.

Giro pelo Brasil

Harry chegou nesta sexta-feira ao Brasil para uma visita de três dias. O príncipe desembarcou por volta das 7h10 no Aeroporto Internacional do Galeão e, cerca de trinta minutos depois, deixou o local com destino à zona sul do Rio, em direção ao hotel Windsor Leme, na zona sul da cidade. Na parte da tarde, Harry passou pelo bar Astor , em Ipanema, e fez um passeio de helicóptero .

À noite, foi recepcionado em clima de carnaval em uma festa no Morro da Urca, zona sul do Rio. “ Tudo no Rio faz você querer dançar ”, disse o príncipe em um breve discurso para convidados do evento que reuniu autoridades e famosos.

“Estou tão feliz que meu irmão não está aqui, porque ele realmente seria capaz de dançar", brincou.

No sábado, apesar do forte calor, o príncipe participou de um evento esportivo na Praia do Flamengo. Harry correu, jogou rúgbi com crianças e aprendeu a jogar vôlei de praia com Adriana Behar, Jackie Silva, Pará e Carlão.

No domingo, Harry participa do campeonato beneficente de polo Sentebale Royal Salute Polo Cup em Campinas, interior paulista. A fundação Sentebale foi criada pela princesa Diana e atualmente é comandada por Harry.

Todo o valor arrecadado com a prova, entre patrocínio e premiação, será enviado para a ONG, que destina a verba a projetos que cuidam de crianças na África.Após os atos oficiais, o príncipe ainda permanecerá três dias no Brasil em visita privada. O governo britânico acredita que a viagem de Harry será uma grande oportunidade para fortalecer e criar novas relações entre investidores, políticos e produtores culturais de ambos os países.

Com 27 anos, o filho mais novo da princesa Diana e do príncipe Charles foi enviado para um giro pelo Caribe e Brasil para marcar o Jubileu de Diamante em honra de Elizabeth 2ª, que comemora 60 anos no trono, em sua primeira viagem oficial como representante de sua avó.

A rainha, em uma rara concessão por causa de sua idade avançada, pediu a seus filhos e netos que compareçam às festividades do exterior que marcam o jubileu.

Elizabeth 2ª, de 85 anos, optou por viajar apenas pelo Reino Unido para celebrar seu Jubileu de Diamante. Antes da viagem ao Brasil, Harry esteve por seis dias nas antigas colônias britânicas de Belize, Bahamas e Jamaica.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG