Príncipe Harry visita Brasil por Jubileu de Diamantes da rainha

Em visita de três dias, terceiro na linha de sucessão britânica quer estreitar relações com País e promover Reino Unido no ano das Olimpíadas

iG São Paulo |

O príncipe Harry , terceiro na ordem de sucessão na monarquia britânica, chegou nesta sexta-feira ao Brasil para uma visita de três dias com o objetivo de estreitar relações com o país e promover o Reino Unido no ano em que celebrará os Jogos Olímpicos .

O príncipe desembarcou por volta das 7h10 no Aeroporto Internacional do Galeão. Por volta das 7h40 ele deixou o local com destino à zona sul do Rio, em direção ao hotel onde ficará hospedado, o Windsor Leme, na zona sul da cidade.

Celebração: Elizabeth 2ª inicia viagem de 4 meses para marcar Jubileu de Diamante

Felipe Panfili/AgNews
Príncipe Harry desembarca no Rio de Janeiro sob forte esquema de segurança

Com 27 anos, o filho mais novo da princesa Diana e do príncipe Charles foi enviado para um giro pelo Caribe e Brasil para marcar o Jubileu de Diamante em honra de Elizabeth 2ª, que comemora 60 anos no trono , em sua primeira viagem oficial como representante de sua avó.

A rainha, em uma rara concessão por causa de sua idade avançada, pediu a seus filhos e netos que compareçam às festividades do exterior que marcam o jubileu.

Elizabeth 2ª, de 85 anos, optou por viajar apenas pelo Reino Unido para celebrar seu Jubileu de Diamante. Antes da viagem ao Brasil, Harry esteve por seis dias nas antigas colônias britânicas de Belize , Bahamas e Jamaica .

O príncipe estará nesta sexta-feira e sábado no Rio de Janeiro e no domingo em Campinas, São Paulo, juntamente com o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague.

Nesta sexta-feira à noite, Harry comparece no alto do Pão de Açúcar do lançamento da campanha GREAT, destinada a promover o Reino Unido, atrair investidores para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres e marcar o jubileu.

A previsão é de que o príncipe assista a uma apresentação de samba e de capoeira na sua chegada ao teleférico que leva ao Pão de Açúcar e, depois, que pronuncie seu único discurso no Brasil.

Na manhã de sábado, está previsto que ele participe de eventos esportivos no aterro do Flamengo que incluem uma corrida, partidas de rúgbi e de vôlei de praia. No início da tarde, será levado para visitar uma favela cujo nome não foi divulgado. Informações extraoficiais indicam que seja o Complexo do Alemão.

No domingo, Harry participa do campeonato beneficente de polo Sentebale Royal Salute Polo Cup em Campinas, interior paulista. A fundação Sentebale foi criada pela princesa Diana e atualmente é comandada por Harry. Todo o valor arrecadado com a prova, entre patrocínio e premiação, será enviado para a ONG, que destina a verba a projetos que cuidam de crianças na África.

Após os atos oficiais, o príncipe ainda permanecerá três dias no Brasil em visita privada. O governo britânico acredita que a viagem de Harry será uma grande oportunidade para fortalecer e criar novas relações entre investidores, políticos e produtores culturais de ambos os países.

*Com AP, AFP e EFE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG