O príncipe Charles da Inglaterra apresentou nesta segunda-feira ao presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyono seu plano para lutar contra o desmatamento e oferecer verbas alternativas aos países que possuem florestas tropicais como o Brasil e a Indonésia.

O herdeiro da Coroa Britânica explicou que essas verbas devem convencer a países como Brasil, Indonésia ou República Democrática do Congo (RDC, ex-Zaire) a proteger serus recursos florestais.

"É necessário que esses países avaliem as ajudas necessárias para seguir desenvolvendo suas economias sem danificar as florestas", explicou o Príncipe, antes de afirmar que seu plano necessita do compromisso financeiro dos países desenvolvidos.

A floresta úmida do Brasil, a bacia do Congo e da Indonésia garantem a retenção da metade das águas de chuva do planeta.

Milhões de hectares de árvores desaparecem anunalmente na Indonésia e outros países para dar lugar às plantações de palma com a qual se fabrica azeite de uso comestível ou para a fabricação de biocombustíveis.

"O desmatamento é responsável por quase 20% das emissões mundiais de gases de efeito estufa", recordou o presidente Yudhoyono, ao dar seu apoio ao plano do príncipe.

ads/jri/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.