Principal partido opositor do Japão define novo líder

Tóquio, 16 mai (EFE).- Yukio Hatoyama foi eleito hoje secretário-geral da principal força opositora do Japão, o Partido Democrático (PD), após vencer seu único oponente, o vice-presidente do partido, Katsuya Okada, por 124 votos a 95.

EFE |

Hatoyama, de 62 anos, tentará reforçar a imagem do PD perante as próximas eleições gerais, após o escândalo de financiamento que obrigou seu ex-líder, Ichiro Ozawa, a renunciar esta semana.

Se seu partido conseguir uma vitória histórica nas próximas eleições gerais, após mais de 50 anos no poder do governante Partido Liberal-Democrata (PLD), Hatoyama se transformaria no próximo primeiro-ministro do Japão.

Hatoyama se comprometeu a trabalhar por políticas com base nas necessidades dos contribuintes e com o objetivo de descentralizar o poder burocrático.

O novo líder opositor, até hoje número dois e fundador em 1998 da legenda, é considerado entre as fileiras de sua força política um dos homens de confiança de Ozawa e conta com o apoio interno dos seguidores do ex-líder.

A escolha de Hatoyama como líder representa o continuísmo das políticas tradicionais do PD e provocou especulações sobre a possibilidade de que seu regime seja na realidade dirigido por Ozawa, segundo a agência local de notícias. EFE icr/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG