Principal partido da oposição exige voto de confiança ao Governo da Índia

Nova Délhi, 5 jul (EFE).- A principal legenda da oposição na Índia, o radical Partido Bharatiya Janata (BJP, Partido do Povo Indiano), exigiu hoje que o Governo se submeta a um voto de confiança do Parlamento, após a virtual perda de apoio oferecido até agora pelas forças políticas de esquerda.

EFE |

"Para todos os efeitos práticos, o Governo (do primeiro-ministro indiano) Manmohan Singh perdeu a maioria" na Câmara, disse, em entrevista coletiva, o líder do BJP, L. K. Advani.

Quatro grupos esquerdistas que sustentam no Parlamento o Governo minoritário do Partido do Congresso deram ontem um ultimato para que o Executivo esclareça, antes de segunda-feira, se seguirá adiante com um polêmico pacto de cooperação nuclear com os Estados Unidos.

Desde a assinatura do acordo com os EUA, há quase um ano, a esquerda ameaçou retirar seu apoio ao Governo, que agora começou a buscar novos prováveis aliados para se manter em seu último ano de mandato.

"O Governo não tem direito de continuar. Deixemos que o país decida de novo", disse Advani, segundo as agências "Ians" e "PTI", em referência a uma antecipação das eleições previstas para 2009.

O líder do BJP disse que o acordo com os EUA, apesar de desejável para seu partido, "não é aceitável em sua forma atual".

O Executivo, liderado pelo Partido do Congresso, presidido por Sonia Gandhi, tem passado por sérias dificuldades para se manter e também é alvo de críticas por não ter conseguido conter a inflação, o dobro da prevista.

Singh e Sonia Ghandi tentam atrair novos parceiros, caso percam o apoio dos comunistas, e começaram ontem a negociar com Mulayam Singh Yadav, líder do Partido Samajwadi.

No entanto, a aproximação de Yadav ao Partido do Congresso gerou a imediata rejeição de seus parceiros da Aliança Progressista Unida (UPA), alguns dos quais anunciaram hoje que votarão contra o Governo se forem submetidos a um voto de confiança. EFE ja/wr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG