Principal opositor sudanês apresenta candidatura a eleições

Cartum, 26 jan (EFE).- O ex-primeiro-ministro sudanês e um dos principais dirigentes da oposição, Sadiq al-Mahdi, apresentou hoje sua candidatura às eleições presidenciais de abril, que têm como favorito o presidente Omar al-Bashir.

EFE |

Mahdi, ao divulgar sua candidatura, em entrevista coletiva na sede da Comissão Eleitoral, denunciou as circunstâncias "estranhas" nas quais se desenvolvem as eleições.

Entre estas circunstâncias, citou o estado de emergência na região de Darfur e o controle da vida política do país imposto por Bashir desde a Presidência, que ostenta desde 1989.

Além disso, considerou que teria sido melhor adiar o pleito de abril até novembro, para dar tempo de que se resolva o conflito de Darfur e que se chegue a um acordo sobre os pontos conflituosos no acordo de paz entre o norte e o sul do país.

Mahdi, chefe do partido opositor sudanês Umma, foi deposto por um golpe de Estado, em 30 de junho de 1989, liderado pelo atual presidente, Bashir.

Além de Mahdi e Bashir, também anunciou sua candidatura presidencial Yasser Armam, dirigente do principal partido político do sul e aliado de Governo, o Movimento Popular de Libertação do Sudão. EFE az/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG