Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Principais notícias de outubro 2008

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de outubro de 2008:

AFP |

1 outubro

PARIS:

Senado americano se prepara para votar nova versão do pacote econômico

Os mercados mundiais esperam nesta quarta-feira a rápida adoção pelo Congresso americano de um plano de resgate dos bancos revisado e corrigido, enquanto a Europa se mobiliza para encontrar meios de reforçar o sistema financeiro diante da tempestade.

WASHINGTON:

Barack Obama dispara nas pesquisas em vários Estados-chaves

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, registrou um avanço espetacular em três estados chaves (Flórida, Ohio e Pensilvânia), superando o adversário republicano John McCain em entre 8 e 15 pontos, segundo uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pela Universidade de Quinnipiac.

2 outubro

WASHINGTON:

Senado aprova pacote financeiro nos EUA

O Senado americano adotou nesta quarta-feira, por 74 votos a 25, o plano de socorro financeiro de 700 bilhões de dólares elaborado pelo secretário do Tesouro, Henry Paulson.

WASHINGTON:

Candidatos a vice participam de debate crucial para a campanha

Os candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos se enfrentam nesta quinta-feira em um debate entre a carismática e imprevisível governadora republicana Sarah Palin e o senador democrata Joe Biden, um veterano da política com grande propensão a cometer gafes.

LOS ANGELES:

Avião encontrado na Califórnia é o do milionário Steve Fossett

Um avião encontrado nesta quarta-feira na Califórnia é o aparelho que o milionário e aventureiro Steve Fossett pilotava quando desapareceu em setembro de 2007, informou nesta quinta-feira a polícia.

(EUA-aviação-gente, 500 palavras)

LONDRES:

Chefe da Scotland Yard pede demissão

O chefe da Scotland Yard, a polícia britânica, Sir Ian Blair, apresentou nesta quinta-feira sua demissão depois de vários meses sob pressão, principalmente pelo caso da morte do brasileiro Jean Charles de Menezes.

4 outubro

PARIS:

Líderes europeus buscam estratégia comum para enfrentar crise financeira

O presidente francês Nicolas Sarkozy se reúne neste sábado em Paris com os chefes de Governo da Alemanha, Grã-Bretanha e Itália para tentar elaborar uma estratégia comum para a Europa diante da crise financeira internacional.

5 outubro

LA PAZ:

Governo e oposição retomam diálogo para tentar pacificar a Bolívia

O governo boliviano e os prefeitos (governadores) opositores de quatro das nove regiões do país retomaram neste domingo, a portas fechadas, o diálogo para tentar pacificar o país, na presença de observadores internacionais da OEA, ONU, Unasul e União Européia.

(Bolívia-Política, Acompanhamento)

6 outubro

BERLIM:

Segunda-feira negra para as bolsas desata uma sangria financeira

O temor desencadeado pela grande operação de resgate do banco hipotecário alemão Hypo provocou o desabamento das bolsas de todo o mundo e acabou com a ilusão de que as grandes intervenções estatais podem conter rapidamente a crise financeira mundial.

ESTOCOLMO:

Nobel de Medicina vai para dois franceses e um alemão

O prêmio Nobel de Medicina de 2008 foi atribuído ao alemão Harald zur Hausen e aos franceses Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier por suas descobertas em separado sobre os vírus do câncer cervical (câncer de colo do útero) do HIV, anunciou nesta segunda-feira em Estocolmo o Comitê Nobel.

(Nobel-Medicina, 500 palavras, já transmitida)

7 outubro

PARIS:

Países da UE elevam para 100 mil euros garantia de depósitos bancários

Vários países da União Européia decidiram ir além da exigência mínima de 20 mil euros como limite de garantia nacional para os depósitos bancários, optando por assegurar valores até 100 mil euros.

MOSCOU:

Presidente russo sai em socorro dos bancos

O presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciou nesta terça-feira novas medidas de apoio aos bancos de um total de quase 27 bilhões de euros, sob a forma de créditos destinados a consolidar seus próprios fundos.

(Finanças-bancos-Rússia, Prev, já transmitida)

WASHINGTON:

Obama enfrenta McCain de novo na TV em seu melhor momento nas pesquisas

Os candidatos à presidência americana voltam a se encontrar cara a cara no segundo debate televisivo que acontece na noite desta terça-feira, num momento em que o democrata Barack Obama apresenta uma vantagem significativa sobre o republicano John McCain nas pesquisas de intenção de voto.

ESTOCOLMO:

Um americano e dois japoneses ganham o Nobel de Física

O Prêmio Nobel de Física 2008 foi atribuído ao americano Yoichiro Nambu e aos japoneses Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa por trabalhos em separado sobre a física de partículas elementares da matéria, os quarks, anunciou nesta terça-feira o Comitê Nobel da Real Academia Sueca.

8 outubro

WASHINGTON:

BCs se unem, mas redução da taxas de juros não freia o pânico nas bolsas

Os principais bancos centrais do mundo, liderados pelo Federal Reserve (Fed) e o Banco Central Europeu (BCE), numa surpreendente ação conjunta, reduziram nesta quarta-feira suas principais taxas de juros para enfrentar a crise, mas a decisão inédita não conseguiu conter o pânico que domina as bolsas nos últimos dias.

LONDRES:

Grã-Bretanha anuncia plano para ressuscitar o sistema bancário

O governo da Grã-Bretanha anunciou nesta quarta-feira um gigantesco plano para ressuscitar o sistema bancário, ao valor de 50 bilhões de libras (cerca de 90 bilhões de dólares), uma operação equivalente a uma nacionalização parcial do sistema financeiro.

WASHINGTON:

FMI prevê um ano de 2009 bem sombrio para a economia mundial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu um ano de 2009 bastante sombrio para a economia mundial, revisando nitidamente em baixa nesta quarta-feira as expectativas de crescimento global, para 3% e, no caso dos países desenvolvidos, para 0,5% no máximo.

WASHINGTON:

Fed flexibiliza sua política monetária depois de uma pausa de cinco meses

O Federal Reserve americano, ao reduzir em meio ponto percentual sua taxa de juros nesta quarta-feira, retomou a flexibilização de sua política monetária, iniciada após a explosão da crise do crédito "subprime", mas interrompida nos últimos cinco meses pelas pressões inflacionárias.

ESTOCOLMO:

Nobel de Química para um japonês e dois americanos por trabalho sobre proteínas

O japonês Osamu Shimomura e os americanos Martin Chalfie e Roger Y. Tsien são os vencedores do Prêmio Nobel de Química, por seus trabalhos sobre as proteínas, anunciou a Real Academia Sueca.

9 outubro

FRANKFURT:

Furacão financeiro golpeia outra vez, BCE abre válvulas de emergência

FRANKFURT:

O Banco Central Europeu (BCE) abriu nesta quinta-feira uma linha de crédito ilimitado de emergência para instituições à beira da asfixia por falta de liquidez, enquanto a Islândia nacionalizou o maior banco do país e até os Estados Unidos consideram seguir pelo mesmo caminho.

REIKIAVIK:

Estado islandês assume o controle do primeiro banco do país

O Estado islandês assumiu o controle do banco Kaupthing, o primeiro do país, anunciou nesta quinta-feira a autoridade financeira islandesa, depois de nacionalizar o segundo e o terceiro bancos nacionais nos últimos dias.

ESTOCOLMO:

Nobel de Literatura para J.M.G. Le Clézio, o 'explorador da humanidade'

O escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio recebeu nesta quinta-feira o Prêmio Nobel de Literatura por sua obra marcada pela paixão por viagens, o exílio e a nostalgia dos mundos primitivos.

10 outubro

WASHINGTON:

EUA recebem o G7 em plena crise financeira

Washington recebe nesta sexta-feira os ministros da Economia e os diretores dos bancos centrais do G7, em plena crise que faz estragos nos mercados financeiros.

TÓQUIO:

Crack da Bolsa em Tóquio: a crise faz sua primeira vítima no Japão

A economia japonesa viveu um dia negro nesta sexta-feira, quando a Bolsa de Tóquio registrou sua pior queda em 21 anos; e a crise mundial fez sua primeira vítima no setor financeiro do país, o grupo de seguros Yamato Life.

OSLO:

Nobel da Paz é concedido ao mediador finlandês Martti Ahtisaari

O ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari recebeu nesta sexta-feira o Prêmio Nobel da Paz 2008 por suas diversas mediações em vários continentes durante os últimos 30 anos e apesar de um fracasso notável em Kosovo, anunciou o Comitê Nobel em Oslo.

11 outubro

WASHINGTON:

Reunião histórica entre nações ricas e emergentes para enfrentar a crise

Os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 se reúnen neste sábado em Washington, em um encontro sem precedentes entre países ricos e emergentes para coordenar medidas contra a crise financeira global.

WASHINGTON:

EUA retiram a Coréia do Norte da lista dos países que apóiam o terrorismo

Os Estados Unidos retiraram neste sábado a Coréia do Norte de sua lista negra de países que apóiam o terrorismo, após alcançar um acordo sobre a verificação das atividades nucleares do regime de Pyongyang, informou o Departamento de Estado.

VIENA

Líder populista austríaco Jörg Haider morre em acidente de carro

O dirigente do partido populista austríaco BZO (Aliança para o Futuro da Áustria) e governador de Carinthia, Jörg Haider, morreu na manhã deste sábado em um acidente rodoviário, informou a polícia de Klagenfurt (sul) à agência APA.

12 outubro

PARIS:

Países do Eurogrupo se comprometem a recapitalizar bancos em apuros

Os 15 países da União Européia (G-15), que adotaram o euro como moeda, comprometeram-se a impedir a quebra de seus bancos, procedendo a operações de recapitalização, anunciou na noite deste domingo o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao final de uma reunião de cúpula em Paris.

13 outubro

PARIS:

Europa abre a carteira para frear a crise e Bolsas reagem com alívio

Os governos europeus lançaram nesta segunda-feira um plano de ataque geral contra a crise financeira mundial, com compras multimilionárias de ativos bancários para resgatar o setor e empréstimos para essas instituições que somam a cifra de quase 1,7 trilhão de euros (2,2 trilhões de dólares) que já geraram uma primeira resposta positiva das bolsas mundiais.

MADRI:

Santander injeta um bilhão de libras no capital do Abbey

O banco espanhol Santander anunciou nesta segunda-feira que vai injetar um bilhão de libras (1,715 bilhão de dólares) no capital da filial britânica Abbey "em apoio ao plano do governo britânico para respaldar o setor bancário".

LONDRES:

Londres anuncia recapitalização bilionária de grandes bancos

O governo da Grã-Bretanha anunciou nesta segunda-feira que recapitalizará os bancos Royal Bank of Scotland (RBS), HBOS e Lloyds TSB por até 37 bilhões de libras esterlinas (64 bilhões de dólares) para manter os mesmos em boa situação.

(Finanças-Banco-GB, 500 palavras, já transmitida)

PARIS:

França anuncia 360 bilhões de euros para o sistema bancário

O Estado francês consagrará um total de 360 bilhões de euros ao sistema bancário nacional: 40 bilhões de euros para recapitalizar suas instituições financeiras em dificuldades e 320 bilhões de euros para garantir os empréstimos interbancários, anunciou nesta segunda-feira o presidente Nicolas Sarkozy, ao término de um conselho de ministros extraordinário.

BERLIM:

Alemanha adotará plano de resgate de bancos de 480 bilhões de euros

A Alemanha pretende adotar um plano de resgate dos bancos de 480 bilhões de euros, que inclui um aval de 400 bilhões de euros para empréstimos interbancários e 80 bilhões para recapitalizar bancos em dificuldades, informou o ministério das Finanças.

ESTOCOLMO:

Americano Paul Krugman é o vencedor do Nobel de Economia

O Prêmio Nobel de Economia foi atribuído nesta segunda-feira ao americano Paul Krugman, um especialista em intercâmbios comerciais e editorialista do jornal New York Times muito crítico da administração Bush.

14 outubro

WASHINGTON:

EUA aprofundam plano de resgate com compra de US$ 250 bi em ações de bancos

O governo norte-americano anunciou nesta terça-feira que aprofundará o plano de resgate do sistema financeiro em crise, por meio da compra de ações de instituições financeiras por 250 bilhões de dólares, enquanto o Federal Reserve garantirá empréstimos de curto prazo para empresas.

15 outubro

NOVA DÉLHI:

Brasil, Índia e África do Sul condenam países ricos pela crise

Os líderes de Brasil, Índia e África do Sul, reunidos nesta quarta-feira em Nova Délhi, criticaram duramente os países ricos por terem provocado a crise financeira mundial.

WASHINGTON:

McCain e Obama se preparam para último debate

O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, e seu adversário democrata, Barack Obama, se preparam para seu último debate transmitido pela TV na quarta-feira, num momento em que o republicano se encontra em grande desvantagem nas pesquisas.

DAMASCO:

Síria e Líbano estabelecem relações diplomáticas

Síria e Líbano estabeleceram relações diplomáticas nesta quarta-feira, pela primeira vez desde a proclamação de independência dos dois países há mais de 60 anos, informou a agência oficial síria Sana.

(Síria-Líbano-Diplomacia, 500 palavras, já transmitida)

16 outubro

ZURIQUE:

Suíça se mobiliza para ajudar o UBS

Depois de algum tempo de hesitação, as autoridades suíças anunciram nesta quinta-feira uma ajuda ao maior banco do país, o UBS, com a oferta de 60 bilhões de dólares em um plano global de estabilização financeira.

(Finanças-Banco-Suíça, 450 palavras, já transmitida)

MADRI:

Justica espanhola investigará sobre os desaparecidos da guerra e do franquismo

O juiz espanhol Baltasar Garzón anunciou nesta quinta-feira sua competência para iniciar uma investigação sobre os "desaparecidos" da Guerra Civil espanhola e do franquismo, assim como pediu a abertura de várias valas comuns, entre elas a que contém os restos do poeta Federico García Lorca.

17 outubro

WASHINGTON:

Bush tranqüiliza o mundo, mas admite que uma reforma financeira é necessária

George W. Bush assegurou que o plano de ajuda aos bancos acabará tendo efeitos positovos para a economia, mas admitiu que são necessárias novas regulações financeiras em seus país.

BERLIM:

Políticos alemães votam a favor do plano do governo de ajuda aos bancos

O plano governamental alemão de amplitude histórica para dar suporte aos bancos, prevendo 480 bilhões de euros, foi adotado maciçamente nesta sexta-feira pelo Parlamento.

NOVA YORK:

McCain e Obama fazem piadas em jantar de caridade

A dura batalha pela Casa Branca foi deixada de lado por alguns momentos na quinta-feira em favor do humor e de uma causa nobre, quando o republicano John McCain e o democrata Barack Obama trocaram piadas em um jantar de caridade em Nova York.

18 outubro

WASHINGTON:

Sarkozy convence Bush a realizar reunião para reestruturar sistema financeiro

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, persuadiu seu colega norte-americano, George W. Bush, sobre a necessidade de se realizar uma reunião de cúpula do G8 ampliada para reestruturar o sistema financeiro internacional e evitar no futuro uma crise como a atual.

ST LOUIS, EUA:

Obama leva 175 mil pessoas a comícios no Missouri e promete vento de mudança

O candidato democrata Barack Obama anunciou no sábado "ventos de mudança em todos os Estados Unidos", ao discursar para uma multidão que, em dois comícios separados, totalizaram 175.000 pessoas no estado republicano do Missouri, centro do país.

19 outubro

PARIS:

Europa e EUA planejam várias reuniões para instaurar 'capitalismo do amanhã'

Em meio à crise financeira internacional que corrói a economia mundial, europeus e norte-americanos decidiram organizar não uma e sim várias reuniões, para edificar "o capitalismo do amanhã", segundo afirmou o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

(Finanças-bancos-EUA-UE, Prev, 600 palavras - Já enviada)

WASHINGTON:

Obama recebe apoio de Colin Powell e arrecada valor recorde para campanha

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, recebeu o apoio neste domingo do ex-secretário de Estado do presidente George W. Bush, Colin Powell, enquanto que sua campanha anunciava ter recebido o valor recorde de 150 milhões de dólares em setembro.

20 outubro

PARIS

França anuncia medidas de estímulo à economia

O Estado francês injetará 10,5 bilhões de euros nos seis principais bancos privados do país até o final do ano, anunciou agora à noite, hora local, a ministra da Economia, Christine Lagarde.

GENEBRA:

OIT prevê 20 milhões a mais de desempregados devido à crise financeira mundial

A crise financeira pode colocar na rua 20 milhões de pessoas em todo o mundo até o final de 2009, afirmou o diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavía, em uma entrevista coletiva à imprensa.

PEQUIM:

China sofre efeitos da crise e tem crescimento abaixo de 10%

A economia chinesa, com crescimento de dois dígitos há cinco anos, ficou abaixo da barreira de 10% nos primeiros nove meses de 2008, o que representa os primeiros efeitos da crise internacional no país, anunciou o Serviço Nacional de Estatísticas (SNE).

LA PAZ:

Evo Morales desiste de segundo mandato para permitir acordo

O presidente da Bolívia, Evo Morales, desistiu de uma segunda reeleição para possibilitar um acordo com a oposição que viabilize a convocação de um referendo para aprovar a nova Constituição da Bolívia, informou hoje o ministro da Agricultura, Carlos Romero.

21 outubro

ESTRASBURGO, França:

Sarkozy propõe fundo soberano europeu para enfrentar a crise

O chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, presidente em exercício da União Européia (UE), se pronunciou nesta terça-feira em favor da criação na Europa de fundos soberanos que, coordenados, permitiriam "dar uma resposta industrial à crise" econômica.

BUENOS AIRES:

Crise financeira: Argentina nacionaliza sistema de aposentadorias

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, envia nesta terça-feira ao Parlamento um projeto de lei para eliminar o sistema de previdência privada, ameaçado de quebra. Com isso, a Argentina volta a estatizar todas as aposentadorias, atuais e as futuras, em uma reforma que a oposição critica acusando o Estado de confiscar fundos de 30 bilhões de dólares.

22 outubro

BERLIM:

Alemanha rejeita idéia de Sarkozy de criar fundos soberanos europeus

Por Mathilde Richter

A Alemanha rejeitou nesta quarta-feira a proposta de criar fundos soberanos nacionais para proteger as indústrias européias lançada no Parlamento Europeu pelo chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, que também é presidente interino da União Européia (UE).

SRIHARIKOTA, Índia:

India vai à Lua

A Índia lançou com sucesso nesta quarta-feira a primeira missão não tripulada à Lua, um fato histórico com o qual a potência asiática espera se igualar a China e Japão

23 outubro

TÓQUIO:

Excedente comercial do Japão sofre redução de 94% em setembro

O Japão totalizou um excedente comercial de 95,1 bilhões de ienes (730 milhões de euros) em setembro, ou seja, 94% a menos que o mesmo período em 2007 devido a um aumento mínimo das exportações em comparação com as importações, informou nesta quinta-feira o ministério das Finanças.

WASHINGTON:

Obama interrompe a campanha para visitar a avó doente

O candidato democrata Barack Obama suspenderá nesta quinta-feira sua campanha para visitar no Havaí sua avó de 85 anos que está doente, faltando apenas 12 dias paras eleições americanas. Esta é a primeira vez na história dos Estados Unidos que um candidato abandona o terreno a tão pouco tempo das eleições. Obama voltará à campanha no sábado.

ESTRASBURGO, França:

O dissidente chinês Hu Jia é o ganhador do Prêmio Sakharov 2008

O dissidente chinês Hu Jia, que se encontra preso, é o ganhador do Prêmio Sakharov 2008 do Parlamento Europeo por sua luta a favor dos direitos humanos, anuncou nesta quinta-feira o grupo dos Verdes da Eurocâmara.

(UE-Parlamento-DH, 500 palavras, já transmitida)

MIRANSHAH, Paquistão:

Onze mortos em aparente ataque americano contra madrassa no Paquistão

Onze pessoas morreram nesta quinta-feira em uma zona tribal paquistanesa localizada na fronteira com o Afeganistão quando vários mísseis, provavelmente disparados por aviões não-tripulados norte-americanos, caíram em uma madrassa (escola religiosa muçulmana) de um comandante talibã, indicaram fontes de segurança.

24 outubro

LONDRES:

Sexta-feira negra para as bolsas mundiais

As Bolsas da Ásia e da Europa desabaram nesta sexta-feira, em meio ao clima de pânico diante do risco de recessão mundial.

(Bolsa-Europa-Finanças, Prev, Nota-Central, já transmitida e com acompanhamento)

LONDRES:

PIB da Grã-Bretanha retrocede pela primeira vez em 16 anos e derruba Bolsas

O Produto Interno Bruto (PIB) da Grã-Bretanha registrou no terceiro trimestre de 2008 um retrocesso de 0,5% em comparação com o trimestre anterior, em sua primeira contração desde 1992, anunciou nesta sexta-feira a Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), aumentando o temor de que o país entre em recessão.

REYKJAVIK:

FMI socorre Islândia com US$ 2,1 bilhões

A Islândia conseguiu nesta sexta-feira um empréstimo de 2,1 bilhões de dólares (1,6 bilhão de euros) do Fundo Monetário Internacional (FMI) para tentar superar a crise que arruinou seu sistema bancário.

25 outubro

RENO, EUA:

Obama e McCain brigam por estados-chave

Os candidatos à Casa Branca, Barack Obama e John McCain, duelam neste final de semana por estados-chave, que deram em 2004 a vitória ao republicano George W. Bush, a pouco mais de uma semana das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

(EUA-eleições, 500 palavras - Fotos)

26 outubro

JERUSALÉM:

Tzipi Livni pede eleições antecipadas em Israel

A líder do Kadima, o partido centrista no poder em Israel, Tzipi Livni, pediu publicamente neste domingo a convocação de eleições antecipadas "o quanto antes", após abandonar sua tentativa de formar uma coalizão de governo.

27 outubro

TÓQUIO:

Japão anuncia novas medidas para combater a crise

O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, anunciou nesta segunda-feira uma série de novas medidas para apoiar os mercados financeiros, entre elas o aumento de um fundo governamental destinado a injetar capital nos bancos em caso de necessidade.

(Finanças-Economia-Japão, 500 palavras, já transmitida)

=(FOTOS)=

BRUXELAS:

Depois de salvar o Fortis e o Dexia, Estado belga socorre o KBC

Após resgatar o Fortis e o Dexia, o Estado belga injetou 3,5 bilhões de euros (cerca de 4,34 bilhões de dólares) no KBC, único grande banco do país que ainda não tinha recebido ajuda, mas que amargou forte desvalorização na Bolsa de Valores.

WASHINGTON:

EUA liberam US$ 125 bilhões para bancos resgatados

Nove grandes bancos americanos receberão esta semana US$ 125 bilhões em injeções de capital do governo dos Estados Unidos, num momento em que várias instituições regionais anunciam que são considerados saudáveis o bastante para se beneficiar do plano do Tesouro.

WASHINGTON:

EUA prendem dois skinheads que planejavam matar Obama

Autoridades norte-americanas prenderam dois homens, no Estado de Tennessee, suspeitos de ter planos de assaltar uma loja de armas e atirar contra o candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama, e "quantos não-caucasianos" fossem possíveis.

28 outubro

CHESTER, EUA:

Obama dá pouca importância às ameaças de assassinato de skinheads

O candidato democrata Barack Obama, favorito nas pesquisas, deu pouca importância nesta terça-feira ao fato de que dois jovens, recentemente detidos, tenham planejado assassiná-lo, e voltou a afirmar que a mudança está chegando aos Estados Unidos diante de 9.000 admiradores que desafiaram a chuva gelada em um comício de campanha em Chester, Pensilvânia.

29 outubro

WASHINGTON:

EUA: Fed flexibiliza sua política de juros pela nona vez após crise do subprime

O Federal Reserve (Banco Central americano) reduziu em meio ponto percentual sua taxa básica de juros nesta quarta-feira, dando seguimento à flexibilização de sua política monetária, iniciada após o estopim da crise do crédito a risco (subprime) no fim de 2007.

QUETTA, Paquistão:

Dois fortes terremotos atingem o Paquistão

Um novo terremoto de magnitude 6,2 ocorreu nesta quarta-feira no Paquistão, depois de outro forte tremor de 6,4 nas primeiras horas do dia na mesma região, e que deixou 160 mortos, segundo balanço preliminar.

(Paquistão-terremoto, 600 palavras, já transmitida)

MOGADÍSCIO:

Atentados na Somália contra edifícios públicos e ONU deixam 25 mortos

Cinco atentados com carros-bomba contra edifícios públicos e instalações da ONU em duas regiões da Somália nesta quarta-feira deixaram 25 mortos, segundo um balanço parcial, e mergulharam no caos este país do chifre da África, cenário de uma crescente rebelião liderada por radicais islamitas.

(Somália-Atentado, 450 palavras, já transmitida)

30 outubro

GUWAHATI, Índia:

Atentados na Índia: mais de 50 mortos e 300 feridos

Quarenta e oito pessoas morreram e 300 ficaram feridas em uma série de 12 atentados a bomba praticamente simultâneos em vários departamentos do nordeste da Índia, anunciou Subhas Das, o mais alto responsável administrativo do ministério do Interior do estado de Assam.

31 outubro

TÓQUIO:

Japão corta juros e prevê crescimento zero para 2008-2009

O Banco Central do Japão (BoJ) anunciou nesta sexta-feira um corte de 0,20% da taxa de juros, fixando-a em 0,30%, após uma votação muito dividida no comitê de política monetária, já que alguns membros defendiam uma redução ainda maior para reativar a segunda economia mundial, enquanto as previsões de crescimento são quase nulas para este ano fiscal.

AF

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG