Principais notícias de março de 2008 - Parte 1

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de março de 2008:

AFP |

1o. Março

BOGOTÁ:

Número dois das Farc é morto em território equatoriano

Raúl Reyes, número dois da guerrilha colombiana das Farc, morreu em território equatoriano em um ataque das forças militares colombianas, afirmou neste sábado o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos.

(Colômbia-Farc-conflito, acompanhamento)

2 Março

MOSCOU

Russos vão às urnas para coroar o herdeiro de Putin, Dmitri Medvedev

Por Karim Talbi

Os russos elegem neste domingo seu novo presidente num pleito já decidido que deve coroar Dmitri Medvedev, o herdeiro designado de Vladimir Putin quem, por sua vez, será transformado em primeiro-ministro.

BAGDÁ

Ahmadinejad diz que se abre "nova página" nas relações entre Irã e Iraque

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que realiza neste domingo visita histórica ao Iraque, afirmou em Bagdá que sua presença no país representa a abertura de uma "nova página" nas relações entre ambos os países e busca "reforçar" os laços bilaterais.

(Iraque-Irã-diplomacia,Prev, já transmitida

3 Março

QUITO;

Tropas equatorianas entram em "alerta máximo" na fronteira com a Colômbia

Tropas equatorianas mobilizadas na fronteira com a Colômbia entraram em "alerta máximo" por ordem do presidente Rafael Correa em meio a uma grave crise bilateral; Equador e Venezuela fecharam domingo as embaixadas em Bogotá e enviaram tropas à fronteira com a Colômbia, elevando a níveis inéditos a crise diplomática iniciada com uma operação militar colombiana em território equatoriano, que matou um líder das Farc.

4 Março

COLUMBUS, EUA:

Hillary volta à briga e McCain obtém a candidatura republicana

A senadora Hillary Clinton conseguiu interromper a série de vitórias de Barack Obama, com triunfos cruciais nas primárias de Ohio e Texas, no mesmo dia em que o republicano John McCain se tornou o candidato do partido para a eleição presidencial de 4 de novembro.

BOGOTÁ:

Colômbia denunciará Chávez na Corte Penal Internacional

O presidente colombiano Alvaro Uribe anunciou nesta terça-feira que seu país vai denunciar o presidente venezuelano Hugo Chávez ante a Corte Penal Internacional "por patrocínio e financiamento de genocidas".

COLUMBUS, EUA:

Hillary volta à briga e McCain obtém a candidatura republicana

A senadora Hillary Clinton conseguiu interromper na terça-feira a série de vitórias de Barack Obama, com triunfos cruciais nas primárias de Ohio e Texas, no mesmo dia em que o republicano John McCain se tornou o candidato do partido para a eleição presidencial de 4 de novembro.

5 março

BOGOTÁ:

Crise regional se aprofunda com troca de acusações

A Colômbia anunciou que denunciará Equador e Venezuela por seus vínculos com as Farc, ao mesmo tempo que o presidente equatoriano Rafael Correa afirma que irá até as últimas conseqüências, em um conflito que chegou à Organização dos Estados Americanos (OEA), que retomará os debates nesta quarta-feira.

6 Março

BAGDÁ:

Pelo menos 54 mortos e 80 feridos na explosão de duas bombas em Bagdá

Pelo menos 54 pessoas morreram e 123 ficaram feridas na explosão nesta quinta-feira de duas bombas numa rua comercial de Bagdá, segundo números fornecidos pelo ministério da Defesa iraquiano. Segundo a fonte, uma primeira bomba explodiu na entrada da rua Atar, uma das principais avenidas que atravessam o bairro comercial de Karrada, no centro da capital iraquiana.

7 Março

MADRI:

Suspensa a campanha eleitoral na Espanha após assassinato no País Basco atribuído à organização separatista basca ETA

O governo espanhol suspendeu a campanha eleitoral após o assassinato de um ex-vereador socialista no País Basco (norte) e convocou todos os partidos políticos no Congresso dos Deputados para esta sexta-feira à tarde.

8 Março

CARACAS:

A América Latina celebra desativação da crise diplomática regional

A América Latina celebrou neste sábado a desativação de uma crise diplomática regional, que, ao longo da semana, confrontou a Colômbia com o Equador, Venezuela e Nicarágua e ameaçava fazer uma escalada do conflito.

9 Março 2008 (AFP) -

MADRI:

Taxa de participação nas eleições espanholas é levemente inferior à de 2004

A taxa de participação nas eleições gerais deste domingo na Espanha era de 39% às 14H00 locais (13H00 GMT), dois pontos percentuais a menos do que o índice registrado na mesma hora na eleição de 2004 (41,02%), afirmou o ministério espanhol do Interior.

PARIS:

Eleições municipais na França: primeira prova para Sarkozy

Cerca de 44 milhões de eleitores foram convocados às urnas para o primeiro turno das eleições municipais de domingo na França, que as pesquisas anunciam como desfavoráveis para a direita majoritária, dez meses depois da eleição de Nicolas Sarkozy à Presidência.

(França-eleições, acompanhamento)

CASPER, EUA:

Barack Obama derrota Hillary Clinton no Wyoming

Barack Obama venceu neste sábado a sua adversária Hillary Clinton nos "caucus" (assembléias de eleitores) no Wyoming, o que aumenta o suspense sobre quem será o candidato democrata que disputará as eleições de novembro contra o republicano John McCain.

10 Março

YANGUN:

Líder da oposição birmanesa se reúne com enviado especial da ONU

A líder da oposição de Mianmar, Aung San Suu Kyi, saiu nesta segunda-feira da residência em que se encontra em prisão domiciliar em Yangun para um novo encontro com o enviado especial da ONU Ibrahim Gambari, que concluiu assim uma missão de cinco dias neste país.

DHARAMSALA, Índia:

A cinco meses das Olimpíadas Dalai Lama denuncia repressão chinesa no Tibet

O Dalai Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos, denunciou nesta segunda-feira a repressão chinesa no Tibet, em uma declaração de incomum severidade por ocasião do 49º aniversário de seu exílio na Índia e a cinco meses dos Jogos Olímpicos de Pequim.

11 Março

WASHINGTON:

Renúncia do comandante Fallon desata tempestade política em Washington

A renúncia do comandante-em-chefe das forças americanas no Oriente Médio, o almirante William Fallon, por supostas discrepâncias com a condução do governo George W. Bush frente ao Irã, desatou uma tempestade política em Washington e fortes críticas dos candidatos democratas à Casa Branca.

WASHINGTON:

Fed anuncia ações conjuntas com bancos centrais para aumentar liquidez

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou nesta terça-feira uma série de medidas para aumentar a liquidez dos mercados financeiros, em coordenação com vários bancos centrais, entre os quais figura o Banco Central Europeu (BCE).

BILOXI (Estados Unidos):

Mississipi desempatará indicação democrata

O Mississippi (sul) está sendo chamado hoje a desempatar os dois adversários democratas candidatos à indicação do partido às eleições presidenciais americanas.

12 Março

NOVA YORK

Governador de Nova York renuncia após escândalo sexual

O governador de Nova York, Eliot Spitzer, anunciou nesta quarta-feira sua renúncia após a revelação de que ele era cliente de uma rede de prostituição de luxo. O seu vice poderá ser o primeiro governador cego do Estado.

13 Março

WASHINGTON:

EUA anunciam reforma da legislação para limpar o setor financeiro

Os Estados Unidos planejam uma grande operação de limpeza em seu setor financeiro, endurecendo a regulamentação em todos os níveis para evitar uma repetição da grave crise de crédito que desestabilizou o mercado americano, mas com a intenção de preservar o dinamismo de Wall Street.

14 Março

NOVA YORK:

Carlyle, rei dos fundos mundiais ligado aos Bush, é atingido pela crise

O agravamento da crise financeira norte-americana atingiu um dos investidores mais importantes do mundo, o fundo Carlyle, cujas diversas conexões políticas não impediram a quebra de um de seus fundos, com a humilhação adicional de um embargo de seus ativos.

PEQUIM:

Mortos no Tibete durante manifestações contra dominação chinesa

A violência entre manifestantes tibetanos hostis à presença chinesa e as forças da ordem fizeram mortos e numerosos feridos hoje no centro histórico de Lhassa, a capital do Tibete.

BRUXELAS:

Líderes da UE ratificam plano de ação contra mudança climática para 2008

Os líderes europeus ratificaram nesta sexta-feira, em uma reunião de cúpula em Bruxelas, a determinação de chegar a um acordo até o fim do ano sobre um ambicioso plano de ação da União Européia (UE) contra as mudanças climáticas, mas não esconderam as preocupações com as conseqüências para suas indústrias e os possíveis efeitos negativos dos biocombustíveis.

15 Março

PEQUIM:

Protestos contra China deixam pelo menos 10 mortos no Tibete

O Exército patrulhava neste sábado a capital do Tibete, Lhasa, um dia depois dos distúrbios desencadeados em meio a protestos contra a dominação chinesa que deixaram pelo menos 10 mortos de acordo com as autoridades, 30 segundo o governo tibetano no exílio, e ameaçam manchar a imagem de Pequim antes dos Jogos Olímpicos.

PEQUIM:

Hu Jintao é reeleito como presidente chinês em plena crise com o Tibete

O número um do Partido Comunista chinês, Hu Jintao, de 65 anos, foi reeleito pelo Parlamento como chefe de Estado para um novo mandato de cinco anos, mas sua vitória triunfal se viu ofuscada pelos tumultos no Tibete.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG