Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Principais notícias de maio 2008 - Parte 2

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de maio de 2008:

AFP |

16 Maio

DUBAI:

Bin Laden ataca Ocidente por participar da comemoração dos 60 anos de Israel

DUBAI, 16 Maio 2008 (AFP) - O líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, atacou os líderes ocidentais por sua participação nas celebrações dos 60 anos de Israel e reiterou que os muçulmanos não deixarão "nem uma polegada da Palestina", em uma mensagem de áudio divulgada nesta sexta-feira na internet.

17 Maio

LIMA:

Lula faz visita de Estado ao Peru

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, faz neste sábado uma visita de Estado ao Peru, onde se reúne com seu colega, Alan García.

18 Maio

SHARM EL-SHEIKH, Egito

Bush encerra giro por Oriente Médio sem anunciar progressos concretos

O presidente americano, George W. Bush, deixou neste domingo o Oriente Médio deixando um clima de ceticismo e ressentimento, e sem sinais aparentes de que seus esforços para chegar a um acordo de paz entre Israel e os palestinos tenham avançado.

19 Maio

JOHANNESBURGO:

Onda de violência contra estrangeiros deixa pelo menos 22 mortos na África do Sul

Vinte e duas pessoas morreram e milhares foram obrigadas a fugir de suas casas na região de Johannesburgo por causa dos ataques do final de semana contra estrangeiros, principalmente procedentes do Zimbábue, informou nesta segunda-feira a polícia sul-africana.

BOGOTÁ:

Guerrilheira histórica das Farc se entrega ao governo colombiano

A líder rebelde Nelly Avila Moreno, conhecida como "Karina", desertou da guerrilha colombiana das Farc, onde era comandante uma emblemática e se entregou à polícia.

20 Maio

TAIPÉ:

Ma Ying-jeou assume presidência de Taiwan

Ma Ying-jeou prestou juramento nesta terça-feira como novo presidente de Taiwan, dois meses após vencer as eleições com a promessa de melhorar as relações com a China.

WASHINGTON:

Edward Kennedy tem tumor maligno no cérebro

O senador democrata americano Edward Kennedy, irmão do presidente assassinado John Fitzgerald Kennedy, tem um tumor maligno no cérebro, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira por sua família, três dias depois de sua hospitalização em Boston, no estado de Massachusetts (nordeste).

LOUISVILLE (Estados Unidos):

Barack e Hillary se enfrentam no Kentucky e Oregon

Os pretendentes democratas à Casa Branca Hillary Clinton e Barack Obama voltam a ficar frente a frente hoje em Kentucky e no Oregon e a disputa entre os dois pode não parar por aí. Barack Obama espera ganhar nesta terça-feira uma vantagem decisiva sobre a adversária.

WASHINGTON:

Senado dos EUA aprova projeto para conter crise hipotecária

Uma comissão do Senado americano aprovou, nesta terça-feira, um projeto de lei com medidas que ajudarão mais de 500.000 pessoas ameaçadas de serem desalojadas a manter suas residências.

21 maio

DOHA:

Acordo político no Líbano dissolve ameaça de guerra civil

A maioria parlamentar libanesa apoiada pelos países ocidentais, e a oposição, com o respaldo do Irã e da Síria, conseguiram nesta quarta-feira chegar a um acordo que prevê a eleição de um novo presidente e põe um fim aos 18 meses de crise política que ameaçava provocar uma guerra civil.

22 Maio

PARIS:

Centenas de milhares de franceses protestam contra reforma das aposentadorias

Centenas de milhares de manifestantes se manifestavam nesta quinta-feira em toda a França contra a reforma das aposentadorias que aumenta para 41 anos a duração das cotizações, uma das principais medidas prometidas pelo presidente de direita Nicolas Sarkozy.

23 Maio

PEQUIM:

Medvedev visita China em primeira grande viagem internacional

Em uma importante escala de seu primeiro grande giro internacional após as eleições presidenciais, o presidente russo Dmitri Medvedev chegou à China nesta sexta-feira, em um encontro marcado pela assinatura de um contrato nuclear de cerca de um bilhão de dólares e críticas comuns aos Estados Unidos.

24 Maio

YINGXIU, China:

China teme agora mais de 80.000 mortos no terremoto

Mais de 80.000 pessoas podem ter morrido no terremoto que devastou o sudoeste da China, declarou neste sába

do o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, a quem o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou o apoio de toda a comunidade internacional.

25 Maio

BOGOTÁ:

Farc confirmam a morte de seu líder histórico Manuel Marulanda

A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) confirmou neste domingo a morte de seu líder histórico, Manuel Marulanda, em um dos piores reveses para o grupo rebelde desde sua criação, há quase 44 anos.

JOHANESBURGO:

"Limpeza étnica" deixa 50 mortos e 35.000 deslocados na África do Sul

Mais de 35.000 estrangeiros fugiram da onda de violência xenófoba que assola as favelas da África do Sul, vítimas do que a imprensa já qualificou de "limpeza étnica".

26 Maio

PEQUIM:

O nível de poluição bateu recorde em Pequim 73 dias antes dos JO

Os níveis de poluição em Pequim bateram um recorde nesta terça-feira, a apenas 73 dias dos Jogos Olímpicos que serão abertos no dia 8 de agosto. As autoridades chegaram a advertir os cidadãos para que não saiam de casa.

27 maio

PEQUIM:

O nível de poluição bateu recorde em Pequim 73 dias antes dos JO

Os níveis de poluição em Pequim bateram um recorde nesta terça-feira, a apenas 73 dias dos Jogos Olímpicos que serão abertos no dia 8 de agosto. As autoridades chegaram a advertir os cidadãos para que não saiam de casa.

KATMANDU:

Segurança é reforçada no Nepal antes da abolição da monarquia

A segurança foi reforçada nesta terça-feira em Katmandu, depois de uma série de atentados com bombas que deixaram dois feridos, enquanto uma Assembléia Constituinte encarregada de abolir a única monarquia hinduísta do mundo tomava posse.

28 Maio

LONDRES:

Anistia critica trabalho forçado nos canaviais e usinas de etanol no Brasil

A Anistia Internacional (AI) afirmou que o sistema de trabalho forçado ainda impera no Brasil, inclusive nas crescentes plantações de cana-de-açúcar e usinas de etanol. Em seu relatório anual sobre direitos humanos, a AI voltou a expressar sua preocupação com a violência urbana brasileira, assim como a impunidade - como no caso do assassinato da missionária Dorothy Stang, a brutalidade policial e os conflitos no campo.

BEIRUTE:

Maioria parlamentar libanesa elege Siniora para dirigir próximo governo

A maioria parlamentar libanesa, apoiada pelo Ocidente, designou o primeiro-ministro Fuad Siniora para dirigir o próximo gabinete de união nacional sob a liderança do novo presidente, Michel Sleiman, que nesta quarta-feira começa suas consultas.

29 Maio

SAN SALVADOR:

Brasil quer que o Mercosul negocie um TLC com a América Central

Luiz Inácio Lula da Silva quer que o Mercosul e a América Central negociem um tratado de livre comércio, aproveitando as relações de "dinamismo" que prevalecem com o crescente intercâmbio comercial.

KATMANDU:

A República de Nepal comemora a abolição da monarquia

Milhares de nepaleses comemoraram durante a madrugada desta quinta-feira a abolição da monarquia e a proclamação da República e sua transição de súditos para cidadãos.

(Nepal-política-monarquia, 550 palavras, já transmitida)

30 maio

HAVANA:

NOVA YORK:

Queda de guindaste deixa pelo menos um morto em Nova York

O guindaste de um edifício em construção desabou nesta sexta-feira em um bairro residencial em pleno centro de Nova York, causando danos materiais e deixando pelo menos uma pessoa morta, informou a rede de TV local New York One, no segundo incidente do tipo em menos de dois meses na cidade.

PARIS:

Anulação de casamento muçulmano causa polêmica na França

A classe política francesa recebeu com consternação e indignação a notícia da decisão da justiça de anular uma união entre muçulmanos porque a mulher havia mentido ao cônjuge so garantir que era virgem, uma decisão aparentemente sem precedentes nos tribunais do país.

31 maio

LA PAZ:

Bolívia: duas regiões opositoras a Evo Morales votam pela autonomia

As regiões opositoras bolivianas de Beni e Pando, em uma tentativa de descentralizar o Poder Executivo, votarão neste domingo sua autonomia, apesar do presidente Evo Morales considerar a consulta sem validade legal.

WASHINGTON:

Partido democrata inicia reunião crucial para definir candidato presidencial

O Partido Democrata norte-americano iniciou neste sábado em Washington uma reunião para discutir as primárias contestadas da Flórida e de Michigan, cujo resultado será crucial para as chances de Hillary Clinton na disputa pela candidatura presidencial.

AFP

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG