Principais notícias de maio 2008 - Parte 1

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de maio de 2008:

AFP |

1o. Maio

ISTAMBUL:

Exigências de melhores salários em manifestações de 1º de Maio em todo o mundo

ISTAMBUL, 1 Maio 2008 (AFP) - O Dia do Trabalho foi marcado por manifestações por melhores salários em várias cidades do mundo. A situação ficou mais tensa na Turquia, onde forças de segurança dispersaram um ato realizado nesta quinta-feira com a prisão de 500 pessoas e deixando oito feridas.

MOSCOU:

Rússia mobiliza tropas em área separatista da Geórgia

A Rússia mobilizou um número extraordinário de tropas nesta quinta-feira na Abkhazia, uma região separatista da Geórgia, apesar da oposição do governo desta esta república do Cáucaso e da preocupação da Otan.

2 Maio

LONDRES:

Partido de Brown registra pior derrota em quarenta anos nas eleições municipais

O Partido Trabalhista do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, obteve o pior resultado nas eleições municipais na Inglaterra e no País de Gales em mais de quatro décadas, segundo resultados parciais, enquanto ainda se realiza a contagem para se definir que será o novo prefeito de Londres.

3 Maio

PRAIA DA LUZ, Portugal:

Um ano depois, desaparecimento da pequena Maddie é lembrado na sobriedade

O primeiro aniversário do misterioso desaparecimento da pequena Madeleine McCann no sul de Portugal é recordado neste sábado com sobriedade no balneário de Praia da Luz e na Grã-Bretanha, em várias cerimônias religiosas.

4 Maio

SANTA CRUZ, Bolívia:

A rica província de Santa Cruz começa a contar os votos do referendo

A região mais rica da Bolívia lançava neste domingo um desafio ao presidente Evo Morales ao organizar um referendo de alto risco sobre autonomia, perturbado por enfrentamentos já na abertura da votação.

YANGUN:

Furacão mata mais de 350 em Mianmar

Pelo menos 351 pessoas morreram durante a passagem do furacão Nargis pelo sul de Mianmar (antiga Birmânia), onde danos materiais importantes foram registrados, sobretudo nas regiões de Irrawaddy e de Yangun, anunciaram as autoridades neste domingo.

TBILISI:

Abkházia diz ter abatido dois aviões georgianos, mas Tbilisi nega

As autoridades da Abkházia, região separatista georgiana pró-russa, afirmaram neste domingo ter abatido dois aviões espiões não tripulados da Geórgia, mas o governo de Tbilisi negou "categoricamente" que alguma aeronave tenha sobrevoado o território.

4 maio

SANTA CRUZ, Bolívia:

A região mais rica da Bolívia dá uma bofetada em Evo Morales

Os eleitores da região de Santa Cruz, a mais rica da Bolívia, votaram em massa neste domingo em favor de sua autonomia, dando uma bofetada no presidente socialista Evo Morales.

YANGUN:

Furacão mata mais de 350 em Mianmar

Pelo menos 351 pessoas morreram durante a passagem do furacão Nargis pelo sul de Mianmar (antiga Birmânia), onde danos materiais importantes foram registrados, sobretudo nas regiões de Irrawaddy e de Yangun, anunciaram as autoridades neste domingo.

5 Maio

YANGUN:

Ciclone deixa mais de 10.000 mortos em Mianmar

O ciclone que devastou no fim de semana várias regiões de Mianmar provocou mais de 10.000 mortes, anunciou na televisão pública o ministro birmanês das Relações Exteriores, Nyan Win.

SANTA CRUZ, Bolívia:

Bolívia: 84,27% de aprovação a referendo em Santa Cruz (dado oficial)

No total, 84,27% dos eleitores apoiaram o Sim no referendo sobre a autonomia celebrado domingo no departamento boliviano de Santa Cruz, contra 15,73% que a rejeitaram, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira pela comissão eleitoral da região, depois de computados quase 34% dos votos.

6 Maio

YANGUN:

Ciclone deixou 22.000 mortos e 41.000 desaparecidos em Mianmar

Mais de 22.000 mortos e 41.000 desaparecidos: este é o novo balanço oficial, anunciado pela televisão estatal, da passagem do ciclone Nargis por Mianmar no fim de semana passado, enquanto aumentam as críticas em todo o mundo pela falta de previsão da junta militar que governa o país.

INDIANAPOLIS (Estados Unidos):

Obama e Hillary vão às primárias em Indiana e Carolina do Norte

Os pretendentes democratas à Casa Branca Barack Obama e Hillary Clinton têm um novo encontro com seu destino hoje, durante as primárias em Indiana (norte) e na Carolina do Norte (sudeste).

TÓQUIO:

Presidente chinês Hu Jintao inicia viagem de reconciliação ao Japão

O presidente da China, Hu Jintao, iniciou nesta terça-feira uma viagem oficial ao Japão, a primeira visita de um líder chinês ao país em 10 anos, provocando manifestações nas ruas de Tóquio contra a repressão chinesa no Tibete a poucos meses dos Jogos Olímpicos de Pequim.

7 Maio

MOSCOU:

Dmitri Medvedev assume presidência e promete mais liberdade

O novo presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, tomou posse nesta quarta-feira prometendo mais "liberdade", mas deverá dividir o poder com seu antecessor Vladimir Putin, que manterá amplas prerrogativas como primeiro-ministro do país.

RALEIGH, EUA:

Obama sai reforçado das primárias mas Hillary não joga a toalha

Barack Obama aumentou suas chances de obter a indicação democrata para a eleição presidencial de novembro após as primárias da Carolina do Norte e de Indiana, mas Hillary Clinton se recusa a jogar a toalha e manteve nesta quarta-feira sua campanha na Virgínia Ocidental.

TÓQUIO:

China e Japão deixam passado para trás e decidem manter relações pacíficas

A China e o Japão decidiram nesta quarta-feira deixar para trás seu passado doloroso e construir relações pacíficas, sem ameaças recíprocas, com o objetivo de continuar seu desenvolvimento.

8 Maio

MOSCOU:

Vladimir Putin se torna primeiro-ministro com 'papel-chave'

Vladimir Putin foi nomeado nesta quinta-feira primeiro-ministro, iniciando sua parceria com o novo presidente russo Dmitri Medvedev, que atribuiu a ele um "papel-chave" na gestão das relações políticas.

JERUSALÉM:

Premier de Israel é declarado oficialmente suspeito de corrupção

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, é suspeito de "corrupção", confirmou na noite desta quinta-feira o ministério israelense da Justiça em comunicado.

JERUSALÉM:

Israel comemora 60 anos

Israel comemora nesta quinta-feira o 60º aniversário da sua tumultuosa existência, enquanto os palestinos lembravam o 'Nakba', a considerada 'catástrofe' para eles da criação do Estado judaico.

LA PAZ:

Congresso aprova referendo que põe em jogo a presidência de Evo Morales

O Congresso da Bolívia aprovou nesta quinta-feira convocar para os próximos 90 dias, um referendo revogatório do mandato do presidente, vice-presidente e dos nove prefeitos do país, informou o Senado boliviano.

9 Maio

YANGUN:

Junta militar birmanesa entreabre as portas para ajuda internacional

A junta militar de Mianmar parece estar cedendo e, nesta sexta-feira, entreabriu as portas à maciça ajuda internacional, sobretudo aquela enviada pelos Estados Unidos, que se destina a mais de um milhão de desabrigados pela passagem do ciclone Nargis.

10 Maio

YANGUN:

Mianmar realiza plebiscito em meio aos estragos do ciclone Nargis

A população foi às urnas hoje em Mianmar para votar no referendo de uma nova Constituição, como exige o regime militar, uma semana após o devastador ciclone que deixou mais de 65 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos, e 1,5 milhão de desabrigados.

BAGDÁ:

Moqtada al-Sadr e governo iraquiano entram em acordo para interromper confrontos

O movimento do líder radical xiita Moqtada Sadr anunciou neste sábado que chegou a um acordo com o governo iraquiano para pôr fim aos confrontos em seu reduto de Sadr City, em Bagdá, que deixaram centenas de mortos desde o fim de março.

11 Maio

BELGRADO:

Sérvia realiza eleições mais importantes desde a era de Milosevic

A Sérvia realiza eleições legislativas e municipais neste domingo nas quais os eleitores decidirão pela aproximação ou não à União Européia, após o trauma que a maioria sérvia sofreu com a perda da província de Kosovo.

(Sérvia-eleições, 480 palavras - Fotos)

12 Maio

PEQUIM:

Mais de 8 mil mortos em forte terremoto na China

Pelo menos 8.700 pessoas morreram nesta segunda-feira na província chinesa de Sichuán (sudoeste), após um forte terremoto de 7,8 na escala Richter, que afetou também áreas vizinhas, segundo um registro oficial.

LA PAZ:

Morales convoca referendo revogatório para 10 de agosto

O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou nesta segunda-feira a lei que convoca para 10 de agosto o referendo revogatório de seu mandato, do vice-presidente e de nove prefeitos, seis deles da oposição.

13 Maio

DUJIANGYAN, China:

Terremoto na China deixa mais de 20.000 mortos e desaparecidos

O terremoto mais violento que abalou a China em mais de 30 anos já deixou mais de 20.000 mortos e desaparecidos na região do sudoeste, e os socorristas ainda estavam nesta terça-feira vasculhando as toneladas de escombros para tentar encontrar sobreviventes.

14 de maio

DUJIANGYAN, China:

Exército chinês busca milhares de desaparecidos

Apesar das chuvas torrenciais e das avenidas intransitáveis, os soldados chineses se esforçavam nesta quarta-feira para localizar sobreviventes entre os edifícios reduzidos a escombros pelo maior terremoto registrado na China em mais de 30 anos.

YANGUN:

Junta militar de Mianmar restringe acesso à região devastada pelo ciclone Nargis

A junta militar de Mianmar restringiu nesta quarta-feira o acesso à zona mais afetada pela passagem do ciclone Nargis, impedindo a entrada de estrangeiros e ignorando os pedidos para permitir a assistência às vítimas, antes que seja tarde demais.

CHARLESTON, EUA:

Hillary vence na Virgínia Ocidental e promete seguir na briga

Hillary Clinton, que ganhou a eleição primária realizada nesta terça-feira na Virgínia Ocidental, prometeu seguir até o fim na disputa pela indicação democrata à Casa Branca.

15 Maio

YINGXIU, China:

Mortes por terremoto podem chegar a 50.000 na China

Apesar da grande mobilização nacional, a esperança de encontrar sobreviventes do terremoto na China diminuiu brutalmente nesta quinta-feira, com uma estimativa oficial que indica que o úmero de mortes podem chegar a 50.000.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG