Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de junho de 2008:

16 junho

LONDRES:

Bush e Brown estabelecem frente conjunta sobre Irã, Afeganistão e Iraque

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou novas sanções da União Européia (UE) contra o Irã, depois de uma reunião em Londres com o presidente americano George W. Bush, que voltou a fazer ameaças contra Teerã.

17 junho

GENEBRA:

Número de refugiados bate recorde de 67 milhões no mundo

O número de refugiados e pessoas deslocadas que fogem de conflitos armados ou de catástrofes naturais nunca alcançou um nível tão elevado no mundo, chegando a 67 milhões de pessoas no ano passado, informou em tom alarmista nesta terça-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur)

TÓQUIO:

Assassino de crianças e canibal é executado no Japão

A influência dos filmes de terror violentos causou, segundo os advogados defesa, a alienação mental do jovem Tsutomu Miyazaki, um japonês executado nesta terça-feira por ter assassinado quatro meninas e comido partes de seus corpos.

(Japão-Justiça, 500 palavras, já transmitida)

18 junho

ARGHANDAB, Afeganistão:

Grande ofensiva contra talibãs no sul do Afeganistão

Quase mil soldados afegãos e da força da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) iniciaram nesta quarta-feira uma ofensiva contra talibãs reunidos em aldeias do sul do Afeganistão, em ações que deixaram pelo menos 35 rebeldes e dois soldados afegãos mortos, de acordo com Cabul.

19 junho

GAZA:

Entra em vigor trégua em Gaza entre Israel e Hamas

Uma trégua entre o grupo radical islâmico palestino Hamas e Israel, negociada com a mediação do Egito, entrou em vigor nesta quinta-feira, após meses de violência.

NÁPOLES, Itália:

Justiça italiana confirma prisão perpétua para 16 mafiosos napolitanos

O tribunal de apelação de Nápoles, sul da Itália, confirmou nesta quinta-feira 16 condenações à prisão perpétua contra membros da família Casalesi, o clã mais poderoso da Camorra, a máfia napolitana.

WASHINGTON:

Obama não financiará sua campanha com fundos públicos

O candidato democrata à presidência americana Barack Obama anunciou nesta quinta-feira que não vai financiar sua campanha com fundos públicos, preferindo utilizar apenas as contribuições dos partidários.

20 junho

LONDRES:

Justiça britânica condena a modelo Naomi Campbell a trabalhos comunitários

A modelo britânica Naomi Campbell foi condenada nesta sexta-feira por um tribunal de Londres a cumprir 200 horas de trabalhos comunitários por ter agredido policiais no aeroporto londrino de Heathrow, em abril passado.

BULAWAYO, Zimbábue:

Zimbábue: Mugabe diz que "só Deus" poderá tirá-lo do poder

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, afirmou hoje que "só Deus" poderá tirá-lo do poder, durante discurso para empresários feito em Bulawayo, segunda cidade do país, a uma semana do segundo turno das eleições presidenciais.

21 junho

LHASA, China:

Tibete recebe chama olímpica sem incidentes três meses depois de distúrbios

Três meses depois dos violentos distúrbios em Lhasa, a passagem da tocha olímpica pela capital do Tibete foi concluída neste sábado em meio a grandes medidas de segurança, aparentemente, sem que incidentes tenham sido registrados.

MANILA:

Tufão deixa 14 muertos nas Filipinas

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras milhares tiveram que ser retiradas de suas casas devido a inundações e deslizamentos de terra causados pela passagem do tufão Fengshen pelas Filipinas, indicaram neste sábado algumas autoridades locais.

22 junho

TARIJA, Bolívia:

Vitória esmagadora do Sim no referendo autonômico de Tarija (TV)

TARIJA, Bolivia, 22 junho 2008 (AFP) - Pesquisas de boca-de-urna na região boliviana de Tarija dão ao "Sim ao estatuto autonômico" uma vitória esmagadora, de 80,3%, segundo a rede privada de televisão ATB.

HARARE:

Oposição se retira da eleição presidencial no Zimbábue e deixa vitória nas mãos de Mugabe

O líder do principal partido opositor do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, anunciou neste domingo que não participará do segundo turno da eleição presidencial de sábado contra Robert Mugabe porque não existem garantias de que a votação será livre e justa, uma decisão que praticamente garante a reeleição de Robert Mugabe.

23 junho

LUXEMBURGO:

UE suspende as sanções contra Cuba

A União Européia suspendeu finalmente nesta segunda-feira, de forma oficial, suas sanções contra Cuba e lançou uma proposta de diálogo político com o governo de Raúl Castro, depois de um erro administrativo que adiou a decisão durante várias horas, indicou a presidência eslovena da UE.

HAIA:

Líder opositor do Zimbábue se refugiou na embaixada holandesa

O líder da oposição do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, se refugiou na embaixada da Holanda em Harare, anunciou nesta segunda-feira à AFP o porta-voz do ministro das Relações Exteriores, Bart Rijs.

24 junho

BELÉM, Cisjordânia:

Sarkozy diz Estado palestino é prioridade para a França e critica o Hamas

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta terça-feira em Belém que a criação de um Estado palestino é uma "prioridade" para a França e voltou a defender o fim da colonização judaica nos territórios ocupados por Israel.

24 junho

WASHINGTON:

Mudança climática vai afetar a segurança nacional americana (governo)

A mudança climática descrita em relatório de especialistas da ONU terá amplas conseqüências sobre a segurança nacional dos Estados Unidos nos próximos 20 anos, segundo relatório do serviço de informação americano apresentado hoje.

JERUSALÉM:

Olmert salva governo graças a acordo com os trabalhistas

O primeiro-ministro israelense Ehud Olmert, envolvido em um caso de corrupção, salvou na última hora seu governo graças a um acordo com os trabalhistas, que desistiram de votar a dissolução do Parlamento.

25 junho

JERUSALÉM:

Olmert salva governo graças a acordo com os trabalhistas

O primeiro-ministro israelense Ehud Olmert, envolvido em um caso de corrupção, salvou na última hora seu governo graças a um acordo com os trabalhistas, que desistiram de votar a dissolução do Parlamento.

26 junho

PEQUIM:

Coréia do Norte apresenta inventário nuclear; EUA saúdam com cautela

A Coréia do Norte entregou nesta quinta-feira a anunciada declaração nuclear sobre seus programas atômicos, informou o ministério chinês das Relações Exteriores.

NOVA YORK, Nações Unidas:

Brasil é 2º maior consumidor de coca da América

O Brasil é o segundo maior mercado de cocaína no continente, com 870.000 consumidores, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 6 milhões de usuários, revelou o Relatório Mundial sobre Drogas 2008, divulgado nesta quinta-feira pela ONU, por ocasião do Dia Internacional de Luta contra as Drogas.

WASHINGTON:

Suprema Corte dos EUA diz que Constituição garante direito de posse de armas

A Suprema Corte dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira que o direito de cada pessoa possuir uma arma está garantido pela Constituição e que não pode ser limitado em nome da segurança pública.

27 junho

HARARE:

Zimbábue vota em eleição com Robert Mugabe como candidato único

O Zimbábue comparece às urnas nesta sexta-feira para uma eleição presidencial na qual Robert Mugabe tem a vitória garantida, já que é o único candidato depois da desistência do líder da oposição, Morgan Tsvangirai, que qualificou a jornada de "dia de humilhação e vergonha para o país".

LONDRES:

Londres celebra com grande show o 90º aniversário de Mandela

O ex-presidente da África do sul, Nelson Mandela, comemora nesta sexta-feira o seu 90º aniversário com um grande concerto, em um dos mais belos parques de Londres, o Hyde Park, para arrecadar fundos para sua campanha contra a Aids.

UNITY, EUA:

Hillary e Obama celebram a reconciliação dos democratas

A pequena cidade com o nome simbólico de Unity, em New Hampshire (nordeste), prepara-se para receber nesta sexta-feira o primeiro encontro de campanha dos ex-rivais democratas na disputa pela presidência americana, Barack Obama e Hillary Clinton.

28 junho

PESHAWAR , Paquistão:

Exército paquistanês lança ofensiva contra militantes fundamentalistas

O exército paquistanês lançou neste sábado uma ofensiva contra militantes fundamentalistas do noroeste do país, perto da cidade de Peshawar, pouco depois do líder máximo do talibã paquistanês encerrar as conversações de paz com governo.

(Paquistão-Afeganistão, 550 palavras, já transmitida)

29 junho

HARARE:

Mugabe, proclamado vencedor de eleição sem oposição, assume presidência no Zimbábue

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, foi proclamado vencedor neste domingo, por uma esmagadora maioria de votos, na eleição presidencial em que era o único candidato devido ao boicote da oposição.

JERUSALÉM:

Israel aprova troca com Hezbollah de presos por corpos de soldados

O governo de Israel aprovou neste domingo por uma ampla maioria um acordo com o Hezbollah xiita libanês para trocar prisioneiros libaneses por corpos de soldados hebreus, informaram fontes governamentais.

30 junho

SHARM EL-SHEIKH, Egito:

União Africana recebe Mugabe e ignora apelos internacionais

A União Africana (UA) recebeu nesta segunda-feira em sua XI Cúpula, realizada em Sharm El-Sheik, no Egito, o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, ignorando os apelos da ONU, dos Estados Unidos e da União Européia (UE) para declarar a ilegitimidade de seu regime.

AFP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.