Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Principais notícias de junho 2008 - Parte 1

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de junho de 2008:

AFP |

1o. junho

TRINIDAD, Bolívia:

Beni e Pando realizam referendos pela autonomia não reconhecidos pelo governo

Bolivia: As regiões bolivianas de Beni e Pando, cujos governos se opõem ao presidente Evo Morales, realizam neste domingo referendos não reconhecidos pelo governo para validar seus respectivos estatutos autonômicos.

SAN JUAN, Porto Rico:

Corrida pré-eleitoral democrata chega a Porto Rico e se aproxima do final

A maratona pré-eleitoral do Partido Democrata norte-americano chega a Porto Rico neste domingo, na reta final de uma disputada corrida para a Casa Branca que começou há cinco meses.

2 junho

ROMA:

Brasil ajuda o Haiti com 1,4 milhão de dólares, anuncia Amorim

O ministro brasileiro de Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciou nesta segunda-feira, em Roma, que o Brasil vai ajudar o Haiti com 1,4 milhão de dólares, diante da grave crise alimentar por que passa o país.

ISLAMABAD:

Atentado suicida contra a embaixada da Dinamarca no Paquistão deixa oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram nesta segunda-feira em Islamabad, segundo a TV estatal, em um atentado suicida contra a embaixada da Dinamarca, ameaçada por extremistas islâmicos depois da crise das charges de Maomé.

3 junho

ROMA:

Ban Ki-moon pede em Roma aumento drástico da produção de alimentos

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira que a produção de alimentos deve aumentar em 50% para atender às necessidades dos próximos 22 anos, durante a abertura em Roma de uma cúpula da FAO dedicada a discutir a escalada dos preços dos alimentos.

ROMA:

Lula defende a "revolução dourada" dos biocombustíveis contra a fome no mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discorreu nesta terça-feira em Roma, na reunião de cúpula da FAO, sobre a grave onda de fome no mundo num tom claro e forte, com o qual defendeu "uma revolução dourada" baseada nos biocombustíveis e no fim do subsídios.

4 junho

SAINT PAUL, EUA:

Obama se proclama candidato democrata sem que Hillary admita a derrota

O senador democrata Barack Obama se proclamou na noite de terça-feira candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, depois de obter a quantidade de delegados necessária para concorrer à Casa Branca, apesar de sua rival Hillary Clinton não ter admitido a derrota.

5 junho

ROMA:

Cúpula da FAO se compromete a reduzir o número dos que passam fome no mundo

Os 193 países que integram a FAO se comprometeram hoje em Roma a reduzir "para a metade, até 2015", o número de pessoas que passam fome no mundo, segundo os termos da declaração final a que se chegou depois de complexas negociações, segundo uma fonte ligada à organização.

BASE NAVAL DE GUANTANAMO, Cuba:

Suposto mentor dos ataques de 11 de setembro quer morrer como mártir

Os cinco acusados pelo 11 de Setembro, apresentados pela primeira vez a um juiz militar nesta quinta-feira em Guantánamo, anunciaram que querem ser condenados à morte para se tornarem mártires.

BELFASTE:

Robinson designado primeiro-ministro da Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte abriu nesta quinta-feira uma nova página da sua historia, marcada por décadas de amargos enfrentamentos com a designação do unionista Peter Robinson como primeiro-ministro da Irlanda do Norte, em sucessão a Ian Paisley, de 82 anos.

6 junho

WASHINGTON:

Encontro discreto Hillary-Obama em meio a rumores sobre uma "chapa dos sonhos"

Hillary Clinton se reuniu com Barack Obama na noite de quinta-feira, pela primeira vez desde que começou a reivindicar a indicação democrata para a eleição presidencial americana de novembro, numa suposta preparação para anunciar a ele seu apoio, oficialmente, neste sábado, em Washington.

COLOMBO:

Atentados matam 23 no Sri Lanka

Pelo menos 23 pessoas morreram e 67 ficaram feridas no Sri Lanka nesta sexta-feira em dois atentados dos Tigres Tâmeis contra ônibus do transporte público lotados de civis.

7 junho

WASHINGTON:

Hillary Clinton declara apoio a Barack Obama

A senadora democrata Hillary Clinton anunciou neste sábado seu apoio integral à candidatura de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, prometendo se dedicar ao máximo para ajudá-lo na corrida pela Casa Branca.

8 junho

TÓQUIO:

Homem mata sete pessoas e fere doze com facadas no centro de Tóquio

Um japonês armado com uma faca matou, aleatoriamente, neste domingo, pelo menos sete pessoas e feriu doze, provocando uma tragédia em uma famosa rua do centro de Tóquio, informaram a polícia e a imprensa local.

9 junho

WASHINGTON:

Afeganistão, Irã e clima na agenda da última visita de Bush à Europa

O presidente George W. Bush inicia nesta segunda-feira à noite na Eslovênia a última viagem de seu mandato à Europa, durante a qual pedirá aos líderes do Velho Continente que aumentem a pressão sobre o Irã e dêem mais respaldo ao Afeganistão e à luta contra o aquecimento global.

10 junho

SEUL:

Governo sul-coreano renuncia por crise da carne americana

O gabinete sul-coreano, criticado pela decisão de retomar as importações de carne bovina dos Estados Unidos, apresentou sua renúncia nesta terça-feira ao presidente Lee Myung-Bak, informou um assessor do governo.

11 junho

GENEBRA:

Brasil e União Européia denunciam protecionismo dos EUA na OMC

O Brasil e a União Européia (UE) denunciaram nesta quarta-feira na Organização Mundial do Comércio (OMC) um aumento do protecionismo dos Estados Unidos, assinalando procedimentos de controle das importações por temor a atentados terroristas e a recente lei agrícola adotada pelo Congresso.

MOSCOU:

Medvedev defende nova ordem para Europa

O presidente russo Dmitri Medvedev defendeu nesta quarta-feira a necessidade de uma nova arquitetura de segurança para a Europa, afirmando que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não possui todas as respostas aos desafios que o continente enfrenta.

CARTUM:

Pelo menos 28 mortos e dezenas de desaparecidos em acidente aéreo no Sudão

Pelo menos 28 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas em um acidente envolvendo o avião da Sudan Airways que se incendiou na terça-feira no aeroporto de Cartum, segundo as últimas informações divulgadas nesta quarta-feira pelas autoridades do país, que ainda investigam as causas da tragédia.

12 junho

WASHINGTON:

Suprema Corte diz que presos de Guantánamo possuem direitos constitucionais

A Suprema Corte dos Estados Unidos declarou nesta quinta-feira que a Constituição garante aos presos da base naval americana de Guantánamo o direito de recorrer a justiça federal, o que representa uma nova derrota para a administração Bush.

13 junho

CIDADE DO VATICANO:

Papa recebe Bush com honrarias e imprensa especula sobre conversão do presidente

O presidente George W. Bush foi recebido nesta sexta-feira pelo Papa Bento XVI nos jardins do Vaticano, ao lado da torre medieval de São João, numa visita que suscitou especulações na imprensa italiana sobre uma possível conversão de Bush ao catolicismo no próximo ano.

PEQUIM:

China e Taiwan assinam acordos históricos sobre transporte e turismo

China e Taiwan assinaram nesta sexta-feira, no segundo dia de contatos com o objetivo de reduzir décadas de tensão, acordos históricos para o setor de transporte, que a partir do próximo mês permitirão a viagem de milhares de pessoas a cada dia entre a ilha nacionalista e o continente.

14 junho

PARIS:

Bush e Sarkozy demonstram convergências a respeito da política mundial

Os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e da França, Nicolas Sarkozy, manifestaram neste sábado suas convergências a respeito da política mundial, com destaque para a ameaça de sanções ao Irã por seu programa nuclear.

KANDAHAR:

Afeganistão procura quase 900 presos libertados por talibãs

As forças afegãs e da Otan iniciaram uma vasta operação para capturar os quase 900 presos que fugiram de uma penitenciária de Kandahar, sul do país, após um ataque talibã que matou entre sete e 15 guardas, de acordo com a fonte.

KURIHARA:

Terremoto no Japão deixa seis mortos, 90 feridos e 12 desaparecidos

Um terremoto violento afetou o Japão neste sábado e deixou um saldo de seis mortos, pelo menos 90 feridos e 12 desaparecidos, além de ter provocado deslizamentos de terra e destruído várias estradas.

15 junho

KANDAHAR, Afeganistão:

15 insurgentes mortos e 20 presos capturados após fuga em massa

Quinze insurgentes morreram e 20 fugitivos foram capturados em uma vasta operação da polícia afegã e das forças internacionais, depois do ataque talibã que permitiu a fuga de quase mil detentos de uma penitenciária de Kandahar (sul).

LONDRES:

Bush visita Londres em meio a protestos

O presidente americano, George W. Bush, chegou neste domingo a Londres, a penúltima etapa de sua viagem pela Europa, que será marcada por protestos contra a guerra no Iraque e por um grande dispositivo de segurança.

PRISTINA:

Constituição de Kosovo entra em vigor

A Constituição de Kosovo independente entrou em vigor neste domingo, apesar da oposição de Belgrado, marcando o início de uma reconfiguração de poder na antiga província sérvia, cuja vigilância deve passar progressivamente da ONU para a União Européia (UE).

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG