Principais notícias de julho 2008 - Parte 2

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de julho de 2008:

AFP |

16 julho

NAQURA, Líbano:

Hezbollah entrega a Israel dois soldados mortos como parte da troca de presos

O Hezbollah libanês enviou nesta quarta-feira para Israel os restos de dois soldados seqüestrados em 2006 e recuperou os corpos de combatentes de seu grupo e de palestinos como parte de uma troca que suscitou júbilo no Líbano e tristeza em Israel.

MÕNACO:

Salvatore Cacciola extraditado para o Brasil

O banqueiro Salvatore Cacciola, condenado à revelia no Brasil por desvio de fundos e gestão fraudulenta, foi extraditado nesta quarta-feira de Mônaco para o Brasil, indicou uma fonte judicial.

17 julho

BUENOS AIRES:

Vice de Kirchner causa crise no governo ao derrubar imposto agrícola

A presidente argentina Cristina Kirchner sofreu nesta quinta-feira uma dura derrota no Senado, que derrubou seu projeto de imposto às exportações de alimentos justamente com o voto de minerva de um parlamentar de suas próprias fileiras, o vice-presidente da República, Julio Cobos.

18 julho

HAVANA:

Raúl Castro autoriza a proliferação do minufúndio em Cuba

A decisão do presidente cubano, Raul Castro, de autorizar a concessão de terras ociosas para mãos privadas em seu usufruto, segundo um decreto publicado nesta sexta-feira no jornal oficial Granma, rompe com a tendência das propriedades de grandes extensões e admite a proliferação do minifúndio, desde que seja produtivo.

JOHANESBURGO:

Mandela recebe chuva de homenagens

Nelson Mandela, símbolo da liberdade e da reconciliação, foi parabenizado nesta sexta-feira por seu 90º aniversário com uma chuva de homenagens que ilustrou a veneração mundial a um "homem já velho sem poder nem influência", como ele mesmo se definiu.

19 julho

SYDNEY:

Papa faz histórico pedido de desculpas em Sydney por abusos sexuais de sacerdotes

O papa Bento XVI emitiu neste sábado um histórico pedido de desculpas pelos abusos sexuais dos sacerdotes pedófilos e em uma forte mensagem pediu que sejam levados à justiça, um dia antes de encerrar em Sydney as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) com uma grande missa.

CABUL:

Obama inicia viagem ao exterior com visita surpresa ao Afeganistão

Interessado em saber "qual é a situação no terreno", o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, chegou este sábado de surpresa ao Afeganistão, onde se reunirá com o presidente, Hamid Karzai, na primeira etapa de sua viagem por Ásia, Oriente Médio e Europa.

20 julho

GENEBRA:

Citação de Amorim a Goebbels causa mal-estar diplomático na reunião da OMC

As declarações na véspera do chanceler brasileiro, Celso Amorim, comparando a atitude dos países ricos na Organização Mundial de Comércio (OMC) com a do chefe da propaganda do Terceiro Reich, Joseph Goebbels, causaram mal-estar diplomático em Genebra neste domingo.

BOGOTÁ:

Colombianos saem às ruas para pedir libertação de reféns

Os colombianos, convocados por 15 ex-reféns da guerrilha das Farc resgatados no dia 2 de julho, realizam neste domingo marchas e shows de música em seu país e no exterior para exigir a libertação de cerca de 3.000 seqüestrados no mesmo dia das celebrações pela Independência da Colômbia.

21 julho

BELGRADO :

Detido Radovan Karadzic, responsável pelo massacre de Srebrenica

O ex-dirigente sérvio-bósnio Radovan Karadzic, acusado de genocídio e de crimes contra a humanidade, foi detido pelos serviços de segurança sérvios, anunciaram nesta segunda-feira os assessores do presidente sérvio, Boris Tadic.

PEQUIM:

Dois mortos em explosões na China a três semanas dos Jogos Olímpicos

Duas explosões em dois ônibus, classificadas de atos deliberados de sabotagem pela polícia, deixaram dois mortos nesta segunda-feira, em Kunming (sudoeste da China), em meio a forte medidas de segurança quando faltam apenas três semanas para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim.

HARARE:

Mugabe e Tsvangirai assinam acordo para iniciar diálogo no Zimbábue

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e o principal líder opositor, Morgan Tsvangirai, assinaram nesta segunda-feira, em Harare, um protocolo de acordo que abre caminho para negociar uma saída para a crise política no paíls.

22 julho

BAGDÁ:

Maliki expressa a Obama desejo de ver a retirada de tropas dos EUA em 2010

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, conclui nesta terça-feira uma visita ao Iraque, cujo primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, apoiou sua idéia de retirada das tropas norte-americanas em 2010.

JERUSALÉM:

Isarel revive atentado com escavadeira em Jerusalém: 16 feridos e o autor morto

Um palestino de Jerusalém-leste repetiu nesta terça-feira o atentado com uma escavadeira realizado em Jerusalém no último dia 2 de julho, deixando 16 israelenses feridos, sendo um em estado grave, antes de ser morto por um guarda de fronteira.

23 julho

BUENOS AIRES:

Novo secretário da Agricultura toma posse após 130 dias de crise na Argentina

A posse de um novo secretário da Agricultura representa nesta quarta-feira a primeira mudança realizada pela presidente Cristina Kirchner em seu gabinete depois da suspensão dos impostos variáveis à exportação de grãos que pôs fim a um conflito agrário de 130 dias no país.

EL FACHER, Sudão:

Acusado de genocídio, o presidente sudanês visita Darfur

O presidente sudanês Omar al-Bashir, ameaçado com uma ordem de prisão internacional pelo genocídio em Darfur, chegou nesta quarta-feira a essa província do oeste do Sudão que se encontra em guerra civil desde 2003.

24 julho

LONDRES:

A primeira bebê de proveta quer comemorar seus 30 anos com discrição

Em 25 de julho de 1978, o nascimento de Louise Brown, o primeiro "bebê de proveta", foi capa de todos os jornais do mundo, mas a britânica, hoje casada e mãe de um menino, quer comemorar seus 30 anos na sexta-feira com toda discrição.

BERLIM:

Obama é aclamado na Alemanha e pede a uma "nova geração" enfrentar os desafios do planeta

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, fez um apelo hoje à união de "uma nova geração" de europeus e de americanos, para pôr abaixo os muros entre aliados, entre raças e religiões e enfrentarem, em conjunto, os desafios do planeta.

25 julho

MANILA:

Buraco na fuselagem obriga Boeing a fazer pouso forçado nas Filipinas

Um Boeing 747 da companhia australiana Qantas realizou nesta sexta-feira um pouso de emergência no aeroporto de Manila devido a um buraco na fuselagem, sem causar vítimas.

PALMA DE MALLORCA, Espanha:

Rei Juan Carlos da Espanha recebe Chávez em seu palácio de verão

O rei Juan Carlos I da Espanha recebeu nesta sexta-feira o presidente venezuelano Hugo Chávez no palácio de Marivent, em Palma de Mallorca, no primeiro encontro dos dois depois do famoso episódio do "por que você não se cala?" envolvendo os dois em novembro passado.

ROMA:

Vaticano nega que proibir a contracepção tenha ajudado a propagar a Aids

Cerca de 60 organizações católicas dissidentes pediram nesta sexta-feira ao Papa Bento XVI que autorize a contracepção em uma carta publicada 40 anos depois da encíclica que proibiu seu uso e dividiu profundamente a Igreja Católica.

26 julho

LONDRES

Obama encerra em Londres sua turnê, mas não espera avanço nas pesquisas

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, encerrou neste sábado em Londres sua viagem internacional, reconhecendo que não espera que ela reflita um ganho imediato nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de novembro nos EUA.

TRÍPOLI, Líbano

Líbano: enfrentamentos sangrentos mobilizam o exércio em Trípoli

Blindados do exército tomaram neste sábado as ruas de Trípoli, a metrópole do norte do Líbano, para restabelecer a ordem após os enfrentamentos entre comunidades muçulmanas, que deixaram nove mortos em dois dias.

AHMEDABAD, Índia:

Série de atentados deixam 29 mortos e mais de 100 feridos no oeste da Índia

Pelo menos 29 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas neste sábado em uma série de atentados coordenados com bomba na cidade indiana de Ahmedabad, oeste do país.

27 julho

BUENOS AIRES:

Atrasos e cancelamentos de vôos provocam caos em aeroportos argentinos

Muitos vôos internos foram atrasados ou cancelados neste fim de semana na Argentina, devido ao overbooking e a problemas de manutenção prévios à entrega ao Estado do controle da Aerolineas Argentinas (AA), que era gerenciada pela empresa espanhola Marsans.

28 julho

BAGDÁ:

Mais de 50 mortos em atentados realizados por mulheres-bomba no Iraque

Atentados em Bagdá e em outras cidades do Iraque deixaram nesta segunda-feira pelo menos 51 mortos e cerca de 200 feridos, em um dia de violência que interrompeu um período de relativa calma que havia permitido prever uma retirada das tropas norte-americanas.

ISTAMBUL:

Sobe para 17 número de mortos em atentado na Turquia

O número de mortos no duplo atentado realizado na noite de domingo em Istambul subiu para 17 mortos depois que uma pessoa não resistiu aos ferimentos, indicaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

29 julho

GENEBRA:

Rodada de Doha depende de um compromisso entre Índia e EUA, agora ou nunca

Os ministros de 35 países tentavam nesta terça-feira aproximar Estados Unidos e Índia para evitar que o tema da proteção dos mercados agrícolas de países em desenvolvimento provoque o naufrágio definitivo das negociações multilaterais de livre comércio.

30 julho

WASHINGTON:

Bush assina plano de resgate do setor imobiliário

O presidente americano, George W. Bush, assinou um vasto plano de salvação do setor imobiliário, apresentado como o mais ambicioso em uma geração, que vai socorrer devedores e organismos de refinanciamento hipotecário.

31 julho

HAIA:

Karadzic comparece pela primeira vez ante o TPI e assume sua defesa

O ex-chefe político dos sérvios-bósnios, Radovan Karadzic, indiciado por genocídio há 13 anos, compareceu pela primeira vez nesta quinta-feira ante o Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia.

AFP

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG