Principais notícias de julho 2008 - Parte 1

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de julho de 2008:

AFP |

1 julho

LISBOA:

Polícia portuguesa conclui investigação do caso Maddie

A polícia judicial portuguesa concluiu a investigação sobre o desaparecimento há quase 14 meses no sul do país da menina britânica Madeleine McCann e entregou o relatório final à promotoria, anunciou o gabinete do procurador-geral da República.

CABUL:

Afeganistão: junho foi o mês mais sangrento para os soldados estrangeiros

O mês de junho de 2008 foi o mês com o maior número de mortes entre os soldados das forças internacionais no Afeganistão, desde a queda do regime dos talibãs no fim de 2001; as tropas vêm enfrentando cada vez mais ataques dos insurgentes.

2 julho

BOGOTÁ:

Ingrid Betancourt é resgatada e está livre

Ingrid Betancourt, resgatada nesta quarta-feira das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), é considerada uma política ousada e polêmica.

JERUSALÉM:

Palestino numa escavadeira mata três israeleneses

Um palestino que operava uma máquina escavadeira matou nesta quarta-feira três israelenses e feriu cerca de 50 na rua mais movimentada do centro de Jerusalém antes de ser morto.

3 julho

BOGOTÁ:

Ingrid Betancourt reencontra seus filhos depois de 6 anos de cativeiro na selva

Ingrid Betancourt abraçou emocionada seus filhos Melanie e Lorenzo, que chegaram a Bogotá vindos de Paris e a quem não via há mais de seis anos, e imediatamente iniciou uma campanha pela liberdade das outras pessoas mantidas cativas em poder da guerrilha das Farc.

4 julho

MONACO:

Príncipe Albert II autoriza extradição de Cacciola para o Brasil

O príncipe Albert II de Mônaco autorizou a extradição para o Brasil do ex-banqueiro ítalo-brasileiro Salvatore Cacciola, procurado por um escândalo financeiro, confirmou à imprensa Philippe Narmino, diretor dos serviços judiciais do principado de Mônaco, onde Cacciola foi preso em setembro de 2007.

LONDRES:

Bird atribui inflação dos alimentos aos biocombustíveis

O desenvolvimento dos biocombustíveis provocou uma alta de 75% dos preços dos alimentos desde 2002, segundo um relatório do Banco Mundial (Bird), do qual o jornal britânico The Guardian publicou vários trechos nesta sexta-feira.

5 julho

SAPPORO, Japão

Ativistas protestam contra a Cúpula do G8 no Japão

Milhares de ativistas de todo o mundo se reuniram neste sábado no norte do Japão para participar de uma grande manifestação contra a Cúpula do G8 (Grupos dos oito países mais industrializados do mundo), que será realizada na próxima semana.

6 julho

ISLAMABAD:

Atentado suicida deixa 15 mortos em Islamabad

Pelo menos 14 policiais e um civil morreram neste domingo em um atentado suicida contra as forças de segurança que acompanhavam uma manifestação diante da Mesquita Vermelha de Islamabad.

7 julho

CABUL:

Quarenta mortos em atentado contra embaixada da Índia em Cabul

Um atentado suicida contra a embaixada da Índia em Cabul, capital afegã, matou pelo menos 40 pessoas - incluindo um adido militar, um diplomata e dois guardas de segurança indianos - e deixou mais de 140 feridos, informou um porta-voz do ministério do Interior afegão, Najib Nikzad.

8 julho

CIDADE DO VATICANO:

Vaticano lamenta a ordenação de mulheres bispos pela Igreja anglicana

O Vaticano lamentou nesta terça-feira a aprovação pela Igreja anglicana da ordenação de mulheres bispos e afirmou que essa decisão constitui "um novo obstáculo para a reconciliação" entre as duas igrejas.

9 julho

TEERÃ:

Irã testa mísseis de longo alcance em plena crise por programa nuclear

Os Guardiões da Revolução - Exército ideológico do regime islâmico iraniano - testaram nesta quarta-feira mísseis de médio e longo alcance, um deles capaz de atingir Israel, no momento em que norte-americanos e israelenses não descartam a opção militar na crise nuclear iraniana.

10 julho

HANÓI:

Lula elogia vitória do Vietnã sobre EUA e recuperação econômica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou nesta quinta-feira, em Hanói, a vitória do Vietnã na guerra contra os Estados Unidos e afirmou a seu colega Nguyen Minh Triet que pedirá uma representação maior dos países em desenvolvimento na política internacional.

WASHINGTON:

Gafe de Jesse Jackson faz ressurgir questão racial na campanha eleitoral

A gafe cometida pelo pastor negro americano Jesse Jackson com o candidato democrata à Casa Branca Barack Obama fez ressurgir nesta quinta-feira a questão racial na campanha presidencial americana.

11 julho

NOVA YORK:

Fannie Mae e Freddie Mac derrubaram o mercado americano nesta sexta-feira

As Bolsa de Nova York chegou a operar em baixa nesta sexta-feira, devido à queda vertiginosa das ações dos gigantes do refinanciamento hipotecário Fannie Mae e Freddie Mac e à alta do petróleo.

SEUL:

Turista sul-coreana morre por disparos de soldado na Coréia do Norte

A Coréia do Sul decidiu nesta sexta-feira suspender as viagens de seus cidadãos a um dos dois centros da Coréia do Norte abertos aos turistas do sul, após a morte de uma sul-coreana que entrou numa zona proibida e foi atingida por disparos de um soldado do regime comunista.

12 julho

PEQUIM:

Coréia do Norte desmantelará instalações nucleares e permitirá inspeções

A Coréia do Norte concordou neste sábado em desmantelar completamente seu principal centro nuclear antes do fim de outubro, ao término de uma rodada de negociações dos representantes de seis países em Pequim.

13 julho

SYDNEY, Austrália:

Papa chega a Sydney para as Jornadas Mundiais da Juventude

O Papa Bento XVI desembarcou neste domingo em Sydney, que vai receber meio-milhão de católicos para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), num momento em que a Igreja romana busca converter as novas gerações para conter a redução do número de fiéis em todo o mundo.

14 julho

HAIA:

Promotor da CPI pede indiciamento de presidente sudanês por genocídio em Darfur

O promotor da Corte Penal Internacional (CPI) Luis Moreno Ocampo, pediu nesta segunda-feira aos juízes da CPI que acusem o presidente sudanês Omar Al-Bashir por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio em Darfur (oeste do Sudão), segundo um comunicado.

BRUXELAS:

InBev adquire a Anheuser-Busch por US$ 52 bilhões

A fabricante de cervejas belgo-brasileira InBev comprou sua concorrente norte-americana Anheuser-Busch e sua famosa marca "Budweiser por US$ 52 bilhões, para criar a número um mundial da cerveja, segundo um comunicado conjunto de ambas as empresas divulgado nesta segunda-feira pela manhã.

NOVA YORK:

Capa da New Yorker com caricatura de Obama como muçulmano gera polêmica

Uma capa da revista New Yorker que apresenta o desenho de Barack Obama usando turbante como um islamita radical foi classificada como de "mau gosto e ofensiva" pelo porta-voz do candidato democrata à Casa Branca.

15 julho

OTTAWA:

Divulgado o primeiro vídeo do interrogatório de um preso de Guantánamo

A primeira gravação de vídeo do interrogatório de um detento de Guantánamo foi divulgada nesta terça-feira mostrando um adolescente frágil, o canadense Omar Khadr, chorando copiosamente e perdendo a razão diante de agentes de inteligência do Canadá.

JERUSALÉM:

Israel autoriza troca de prisioneiros com Hezbollah

Israel autorizou a troca de prisioneiros com o movimento xiita libanês Hezbollah, cuja aplicação começará quarta-feira, anunciou o vice-primeiro-ministro Eli Yishai.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG