Principais notícias de fevereiro de 2008 - Parte 2

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de fevereiro de 2008:

AFP |

15 fevereiro

KRASNOIARSK, Rússia:

Dmitri Medvedev revela programa econômico liberal

Um dia depois de o presidente Vladimir Putin proclamar sua oposição ao "capitalismo de Estado", Dmitri Medvedev, o candidato do poder russo às presidenciais de 2 de março, revelou hoje um programa de tom liberal.

16 fevereiro

PARACHINAR, Paquistão:

Pelo menos 37 mortos em atentado suicida no Paquistão

Pelo menos 37 pessoas morreram neste sábado no mais grave atentado suicida de 2008 no Paquistão, cometido contra um comício eleitoral do partido da ex-primeira-ministra assassinada Benazir Bhutto dois dias antes das eleições legislativas.

17 fevereiro

PRISTINA:

Kosovo declara independência da Sérvia

A província meridional sérvia de Kosovo declarou neste domingo sua independência por aclamação do Parlamento, desafiando a oposição de Belgrado, que anunciou que nunca reconhecerá a separação.

KANDAHAR, Afeganistão:

Atentado suicida deixa mais de 80 mortos no Afeganistão

Mais de 80 pessoas morreram e outras dezenas foram feridas neste domingo no atentado suicida mais mortífero já perpetrado no Afeganistão, atribuído aos talibãs e cometido durante um combate de cães na cidade de Kandahar, no sul do país.

18 fevereiro

ISLAMABAD:

Paquistão vai às urnas para eleições legislativas cruciais em clima tenso

Os locais de votação abriram as portas às 3H00 GMT (0H00 de Brasília) desta segunda-feira no Paquistão para eleições legislativas cruciais no país, governado pelo presidente Pervez Musharraf, em meio a uma profunda crise política e uma onda de atentados islamitas.

19 fevereiro

HAVANA:

Fidel Castro renuncia à presidência de Cuba após meio século no poder

O líder cubano Fidel Castro renunciou à presidência após 49 anos no poder, em uma mensagem divulgada nesta terça-feira pela imprensa oficial, a cinco dias do Parlamento definir a nova cúpula do governo.

ISLAMABAD:

Oposição vence no Paquistão, mas Musharraf não vai deixar o poder

Os partidos que apóiam o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, foram derrotados nas eleições legislativas de segunda-feira, o que poderá levar a uma mudança política na única potência militar nuclear do mundo muçulmano em favor de uma coalizão de oposição.

PEQUIM:

China registra sua maior inflação nos últimos 11 anos

A China, que estabeleceu como prioridade em 2008 a luta contra a inflação, registrou em janeiro a maior alta de preços dos últimos 11 anos, devido em parte ao rigor meteorológico que paralisou grande parte do país.

20 fevereiro

MADISON, EUA:

Obama vence novamente Hillary e amplia seqüência de vitórias eleitorais

O senador Barack Obama derrotou com ampla vantagem Hillary Clinton nas primárias realizadas na véspera no Wisconsin e no Havaí, o que marcou sua décima vitória consecutiva na disputada corrida pela indicação democrata à Casa Branca.

21 fevereiro

WASHINGTON:

Barack Obama vence as primárias democratas no exterior

Barack Obama venceu nas primárias democratas realizadas no exterior, dentro da corrida pela indicação presidencial de seu partido, anunciou nesta quinta-feira a organização de democratas residentes no estrangeiro.

BELGRADO:

Sérvia realiza grande manifestação contra a independência de Kosovo

Milhares de pessoas, chegadas de toda a Sérvia, participam nesta quinta-feira, em Belgrado, de manifestação em massa contra a independência do Kosovo, considerada pelos sérvios como o coração de sua história.

22 fevereiro

CARACAS:

Restos do avião venezuelano são encontrados nos Andres

A operação de busca e resgate de um avião comercial desaparecido com 46 pessoas a bordo no sudoeste da Venezuela se intensificou na manhã desta sexta-feira, para confirmar informações de que a aeronave teria caído nos Andes.

BAGDÁ:

Moqtada al-Sadr prolonga trégua crucial para a estabilidade do Iraque

O clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr anunciou nesta sexta-feira a ampliação de uma trégua que sua poderosa milícia, o exército de Mahdi, respeita há seis meses e que é fundamental para a estabilidade do Iraque, informou à AFP Hazem al-Aaraji, porta-voz de Sadr em Bagdá.

ANCARA:

Exército da Turquia lança operação contra curdos no norte do Iraque

Tropas turcas invadiram o norte do Iraque na quinta-feira à noite, em perseguição a rebeldes separatistas curdos, anunciou o Exército da Turquia.

23 fevereiro

BOGOTÁ:

Ingrid Betancourt completa 6 anos em mãos das Farc

A ex-candidata presidencial franco-colombiana Ingrid Betancourt completa neste sábado seis anos em poder da guerrilha das Farc nas selvas da Colômbia, em meio a notícias de seu deteriorado estado de saúde e a falta de esperanças quanto a uma libertação em breve.

ANCARA:

Ofensiva turca contra rebeldes curdos no Iraque deixa mais de 80 mortos

Os intensos combates e disparos de artilharia entre as tropas turcas e os rebeldes curdos já mataram 79 insurgentes e sete militares no norte do Iraque.

24 fevereiro

HAVANA:

Cuba elege Raúl Castro o sucessor de Fidel em sessão parlamentar histórica

O Parlamento cubano elegeu Raúl Castro neste domingo o sucessor de Fidel Castro, que após quase 50 anos no poder.

25 fevereiro

WASHINGTON:

EUA: crise do crédito ameaça milhares de estudantes em busca de empréstimos

A crise no mercado de crédito nos Estados Unidos ameaça milhares de estudantes do país, já que se tornou mais difícil obter empréstimos para financiamento do ensino superior.

26 fevereiro

PYONGYANG:

Filarmônica de Nova York faz apresentação histórica na Coréia do Norte

As notas do hino nacional norte-americano arrebataram as 1.500 pessoas que foram nesta terça-feira ao Grande Teatro de Pyongyang, em um histórico concerto da Orquesta Filarmônica de Nova York que tem por objetivo ajudar a estreitar os laços entre Estados Unidos e Coréia do Norte.

LEVELAND, EUA:

Hillary Clinton e Obama frente a frente no último debate pela televisão

Hillary Clinto e Barack Obama demonstraram nesta terça-feira à noite suas divergências em Cleveland, no último debate exibido pela televisão antes das primárias de Texas e Ohio, em uma semana que as pesquisas apontam o favoritismo do senador por Illinois.

LONGYEARBYEN, Noruega:

'Arca de Noé verde' para preservar a diversidade vegetal é inaugurada no Ártico

Uma "Arca de Noé verde", que abriga sementes das principais culturas, foi inaugurada nesta terça-feira em pleno coração do Ártico, um autêntico casulo para a diversidade vegetal ameaçada pelas catástrofes naturais, guerras e mudanças climáticas.

27 fevereiro

CARACAS:

Quatro ex-congressistas libertados pelas Farc

Quatro ex-congressistas colombianos reféns da guerrilha das Farc foram libertados nesta quarta-feira e entregues a uma delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICI) e do governo venezuelano nas selvas do sudeste da Colômbia.

SOCHI, Rússia:

Kasparov contestará nas ruas eleição "ilegítima" de Medvedev

O ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, um dos mais ferrenhos opositores do governo russo, afirmou, em uma entrevista concedida à AFP, sua determinação de contestar nas ruas a eleição "ilegítima" de Dmitri Medvedev, sucessor designado do presidente Vladimir Putin, após as eleições de 2 de março.

28 fevereiro

BOGOTÁ e PARIS:

Dramático apelo da família de Ingrid Betancourt por libertação "urgente"; a mãe se diz arrasada com notícias sobre saúde da filha

A mãe da política franco-colombiana Ingrid Betancourt, refém da guerrilha das Farc há seis anos, se declarou arrasada ao saber que sua filha se encontra muito mal física e moralmente, como revelou um de seus companheiros de cativeiro libertado na quarta-feira. Os filhos suplicam por sua libertação, em entrevista à imprensa em Paris.

29 fevereiro

ANCARA:

Exército turco confirma fim da ofensiva no norte do Iraque

A incursão militar turca contra as bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, separatista), no norte do Iraque, foi concluída, e as unidades envolvidas regressaram a seus quartéis, informou nesta sexta-feira o Estado-Maior do exército turco.

BAGDÁ:

Presidência iraquiana aprova a execução de "Ali Químico"

O Conselho Presidencial iraquiano aprovou nesta sexta-feira a execução de um dos principais colaboradores do ex-ditador Saddam Hussein, Ali Hassan Al-Majid, 66 anos e conhecido como "Ali Químico".

LA PAZ:

Evo Morales convoca referendos para avaliar a nova Carta Magna

O presidente da Bolívia, Evo Morales, convocou nesta sexta-feira dois referendos, no dia 4 de maio próximo, para avaliar uma nova Constituição que enfrenta a resistência da oposição política e de seis dos nove departamentos do país.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG