Principais notícias de fevereiro de 2008 - Parte 1

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de fevereiro de 2008:

AFP |

1o. fevereiro

WASHINGTON

Economia dos EUA perde empregos pela primeira vez desde 2003

A economia dos Estados Unidos perdeu 17.000 empregos em janeiro, o que marca um declive no emprego pela primeira vez desde agosto de 2003, em um novo sinal de problemas econômicos, informou nesta sexta-feira o departamento do Trabalho.

BAGDÁ:

Mais de 60 mortos em dois atentados em Bagdá

Pelo menos 64 pessoas morreram e 107 ficaram feridas nesta sexta-feira em dois atentados, um deles suicida, praticados em mercados de Bagdá, segundo um novo registro divulgado por fontes de segurança iraquianas.

2 fevereiro

PARIS

Nicolas Sarkozy e Carla Bruni casaram-se discretamente neste sábado

O presidente francês Nicolas Sarkozy e a ex-modelo e cantora Carla Bruni se casaram no Palácio do Eliseu na manhã deste sábado, disse o prefeito do VIII "arrondissement" de Paris, François Lebel, em entrevista à rádio Europa 1.

3 fevereiro

BELGRADO

Sérvia elege novo presidente em eleições decisivas para seu futuro

A Sérvia celebra, neste domingo, o segundo turno de suas eleições presidenciais, um momento-chave para seu futuro no qual se opõem um candidato pró-ocidental e um eurocético pró-russo, nas vésperas da esperada declaração de independência da província do Kosovo.

4 fevereiro

WASHINGTON:

Bush anuncia orçamento recorde para 2008-2009

O presidente americano, George W. Bush, apresentou nesta segunda-feira o orçamento para 2009, afetado pelos gastos com a guerra no Iraque e pelo plano de reativação da economia, que elevarão o déficit para mais de 400 bilhões de dólares este ano e no próximo.

COLOMBO

No 60° aniversário de independência, mais 14 morrem no Sri Lanka

Pelo menos 14 pessoas morreram em dois atentados quase simultâneos perpetrados no Sri Lanka nesta segunda-feira, dia em que o país celebra o 60º aniversário de sua independência, anunciaram as autoridades locais, que responsabilizam os separatistas tâmeis pelos atos. (SriLanka-atentado, acompanhamento)

TEERÃ:

Irã inaugura primeiro centro espacial e planeja lançar satélite

O Irã inaugurou nesta segunda-feira seu primeiro centro espacial, visivelmente rudimentar a julgar pelas imagens mostradas na televisão, com o qual pretende lançar um satélite ao espaço, trazendo mais tensão para a já complicada relação do país com as potências ocidentais.

5 fevereiro

WASHINGTON:

Quase metade dos estados americanos votam na "superterça"

Quase metade dos estados americanos escolhem nesta terça-feira seus candidatos democratas e republicanos para a eleição presidencial de novembro, com um suspense maior do lado democrata: quem sairá vencedor do duelo entre Hillary Clinton e Barack Obama?

N'DJAMENA:

Rebeldes do Chade aceitam cessar-fogo

Os rebeldes que no fim de semana pareciam capazes de destituir o presidente chadiano, Idriss Deby, antes que a relação de forças se inclinasse a favor do exército, aceitaram nesta terça-feira, sob fortes pressões diplomáticas, o princípio de um "cessar-fogo imediato".

6 fevereiro

WASHINGTON:

Superterça termina sem resolver duelo democrata, mas McCain ganha terreno

A superterça termina sem vencedor o duelo entre a senadora democrata Hillary Clinton, vitoriosa nos dois maiores estados em jogo (Califórnia e Nova York), e seu rival Barack Obama, que levou a melhor em 13 estados, enquanto que no campo republicano, John McCain aumentou sua vantagem.

WASHINGTON:

Tornados deixam pelo menos 45 mortos durante primárias nos EUA

Inúmeros tornados assolaram estados do sul dos Estados Unidos matando mais de 45 pessoas e causando grandes estragos.

WASHINGTON:

Casa Branca defende a prática do 'submarino', considerada tortura

Os Estados Unidos podem usar o chamado "submarino" ou o método de simular um afogamento para interrogar os suspeitos de terrorismo, declarou nesta quarta-feira a Casa Branca, rejeitando as críticas de que tal prática constitui aplicação de tortura.

7 fevereiro

PRAGA:

Eleições presidenciais tchecas: Vaclav Klaus concorre à reeleição

O atual presidente tcheco, Vaclav Klaus, grande eurocético e veterano da cena política local, concorrerá a um segundo mandato nas eleições desta sexta-feira, com um único rival, um exilado que retornou dos Estados Unidos especialmente para enfrentá-lo.

8 fevereiro

ISLAMABAD:

Scotland Yard conclui que Benazir Bhutto morreu por causa da explosão

A polícia britânica da Scotland Yard concluiu nesta sexta-feira que a líder da oposição paquistanesa Benazir Bhutto morreu assassinada por uma bomba detonada por um camicase e não por disparos como afirma seu partido.

9 fevereiro

TÓQUIO:

Países do G7 prevêem uma desaquecimento de suas economias em curto prazo

Os ministros das Finanças e diretores dos bancos centrais dos sete países mais ricos do mundo (G7) afirmaram neste sábado que suas economias vão sofrer um desaquecimento em curto prazo, segundo o comunicado final de uma reunião realizada em Tóquio.

10 fevereiro

WASHINGTON:

Obama vence Hillary e Huckabee não ameaça McCain nas primárias de sábado

O democratra Barack Obama venceu Hillary Clinton nas primárias de sábado nos estados de Washington (noroeste), Nebraska (centro) e Louisiana (sul), em uma difícil batalha pela indicação presidencial de seu partido, enquanto que o republicano Mike Huckabee, mesmo com duas vitórias, não representou ameaça para seu adversário McCain.

11 fevereiro

DILI:

Ramos-Horta gravemente ferido e Xanana Gusmão escapa de atentado no Timor

O presidente do Timor Leste e prêmio Nobel da Paz, José Ramos-Horta, foi ferido a tiros em um ataque na madrugada desta segunda-feira e levado para a Austrália para ser hospitalizado de urgência, enquanto o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, conseguiu escapar ileso de outra tentativa de assassinato.

CHICAGO:

Brasileiro descobre espécie pré-histórica de répteis voadores na China

Paleontólogos liderados pelo brasileiro Alexander Kellner descobriram o fóssil de uma nova espécie de um réptil pré-histórico voador na China, afirma um estudo publicado nesta segunda-feira.

12 fevereiro

SAINT-GEORGE-DE-L'OYAPOCK, França:

Lula chega à Guiana Francesa e é recebido por Nicolás Sarkozy

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta terça-feira a Saint George de l'Oyapock, na Guiana Francesa, onde foi recebido por seu colega francês Nicolás Sarkozy.

COPENHAGUE:

Polícia dinamarquesa frustra plano de assassinato contra chargista de Maomé

A polícia da Dinamarca prendeu nesta terça-feira vários suspeitos de planejar um atentado contra um dos 12 chargistas do jornal Jyllands-Posten, o principal do país, que publicou em setembro de 2005 polêmicas caricaturas de Maomé.

13 fevereiro

WASHINGTON:

Obama e McCain, os vencedores das primárias do Potomac

O republicano John McCain e o democrata Barack Obama superaram os adversários Mike Huckabee e Hillary Clinton, respectivamente, nas chamadas primárias do Potomac - o distrito de Columbia, onde fica a capital Washington DC e os estados de Virgínia e Maryland, onde foram realizadas as prévias da véspera.

CANBERRA:

Austrália pede perdão aos aborígenes por injustiças da colonização branca

O primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, fez nesta quarta-feira um histórico pedido de perdão aos aborígenes pelas injustiças cometidas durante dois séculos de colonização branca e afirmou que queria deste modo "apagar uma grande mancha da alma da nação".

LOS ANGELES:

Roteiristas americanos encerram greve de três meses

Os roteiristas dos Estados Unidos acabaram oficialmente na terça-feira à noite com a greve de três meses que paralisou a indústria do entretenimento, provocando prejuízos milionários diretos e indiretos.

14 fevereiro

BELGRADO:

Sérvia anula por antecipação a proclamação de independência de Kosovo

O governo sérvio anulou nesta quinta-feira por antecipação a iminente proclamação de independência de Kosovo.

MOSCOU:

Putin se apresenta como futuro premier e faz advertências à Otan e aos EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, se apresentou nesta quinta-feira como postulante ao cargo de primeiro-ministro de uma Rússia que, segundo ele, está preparada para apontar seus mísseis em direção à Ucrânia e outros países europeus, caso estes instalem bases da Otan ou elementos do escudo antimísseis dos Estados Unidos.

PEQUIM:

China lamenta decisão de Spielberg de boicotar os Jogos Olímpicos

O governo chinês afirmou nesta quinta-feira que lamenta a decisão do cineasta americano Steven Spielberg de encerrar sua colaboração artística com os Jogos Olímpicos de Pequim devido à atitude da China em relação à crise na província sudanesa de Darfur.

CHICAGO, EUA:

Novo massacre em campus americano: sete mortos e quase 20 feridos

Um homem armado abriu fogo no campus da Northern Illinois University, perto de Chicago, deixando sete mortos e uns 20 feridos, antes de cometer suicídio, no mais novo capítulo de uma série de tiroteios em centros de ensino americanos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG