Principais notícias de dezembro 2008 - Parte 3

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de dezembro de 2008:

AFP |

20 de dezembro

TÓQUIO:

Japão aprova pacote de US$ 54 bilhões contra a crise

O governo japonês aprovou neste sábado um novo pacote contra a crise, no valor de 4,8 trilhões de ienes (54 bilhões de dólares), em mais uma tentativa de combater a recessão, anunciaram neste sábado responsáveis do governo.

20 de dezembro

TÓQUIO

Japão aprova pacote de US$ 54 bilhões contra a crise

O governo japonês aprovou neste sábado um novo pacote contra a crise, no valor de 4,8 trilhões de ienes (54 bilhões de dólares), em mais uma tentativa de combater a recessão, anunciaram neste sábado responsáveis do governo.

(Japão-economia-orçamento)

21 de dezembro

WASHINGTON:

Obama reforça plano de reativação econômica para criar 3 milhões de empregos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, reforça seu plano de reativação econômica para criar cerca de 3 milhões de empregos e defender a classe média, revelaram neste domingo membros de sua equipe de transição.

22 de dezembro 2008

NAGOYA, Japão:

Toyota registrará suas primeiras perdas desde 1940

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta segunda-feira que, no exercício 2008-2009, sofrerá as primeiras perdas de sua história, ao atravessar "uma situação de emergência sem precedentes" motivada pela crise do mercado automotivo.

PEQUIM:

China anuncia a quinta baixa das taxas de juros desde setembro

O Banco Central da China anunciou nesta segunda-feira a quinta baixa desde setembro de suas taxas de juros, numa nova medida para flexibilizar sua política de crédito e sustentar sua economia em desacelaração.

PARIS:

OCDE: a crise deixará 20 a 25 milhões de desempregados no mundo

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE) prevê que, para 2010, haverá de 20 a 25 milhões de desempregados a mais no mundo, dos quais entre oito e 10 milhões nos países da OCDE, informou nesta segunda-feira o secretário-geral Angel Gurría.

23 de dezembro

CONACRI:

Tentativa de golpe de Estado na Guiné após morte do presidente Conté

Uma tentativa de golpe de Estado militar estava em andamento nesta terça-feira na Guiné, apenas algumas horas depois do anúncio da morte do presidente do país africano, o general Lansana Conté, no poder desde 1984.

CIDADE DO VATICANO:

Grito de alerta do Papa contra a confusão dos sexos fere os homossexuais

O Papa Bento XVI bateu de frente com os homossexuais com um discurso de final de ano, no qual apresentou a confusão dos sexos como ameaça tão grave para a sobrevivência da humanidade quanto as mudanças climáticas.

24 de dezembro

TÓQUIO:

Diante da crise, Japão aprova o maior orçamento de sua história

O governo japonês aprovou nesta quarta-feira um orçamento recorde de 88,548 trilhões de ienes (um trilhão de dólares, 720 bilhões de euros) para o exercício 2009-2010, com o objetivo de financiar "medidas sem precedentes" contra a recessão.

(Finanças-Economia-Japão, 500 palavras, já transmitida)

MOSCOU:

Pela primeira vez em 10 anos Rússia terá déficit orçamentário

A Rússia registrará em 2009 um déficit orçamentário pela primeira vez em uma década, anunciou o conselheiro econômico do Kremlin, Arkadi Dvorkovich, citado pela agência Ria Novosti.

25 de dezembro

CIDADE DO VATICANO:

Papa reclama solidaridade frente à crise econômica e diálogo no Oriente Médio

O papa Bento XVI pediu solidaridade para superar a crise econômia mundial e defendeu a promoção do diálogo para "achar soluções justas e duradouras para o conflito" que atormentam o Oriente Médio, em sua mensagem de Natal "urbi et orbi".

WASHINGTON:

Fed aprova pedido da GM para transformar braço financeiro em banco comercial

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) aprovou na noite de quarta-feira um pedido do GMAC, braço financeiro em dificuldades da General Motors, para se tornar banco comercial, o que abre o caminho para receber uma parte dos recursos do pacote bilionário do governo e empréstimos de emergência.

26 de dezembro

LOS ANGELES:

Homem vestido de Papai Noel mata nove pessoas em festa de Natal nos EUA

Pelo menos nove pessoas foram assassinadas por um homem vestido de Papai Noel, que invadiu uma festa na noite de Natal e abriu fogo contra os convidados, antes de incendiar a casa com coquetéis molotov, revelou a polícia de Los Angeles em um novo balanço.

JERUSALÉM:

Israel prepara ofensiva militar contra Gaza

A ameaça de uma operação militar israelense ganha força sobre a Faixa de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de palestinos sob o controle do grupo radical Hamas. No momento são as considerações táticas que impedem o início da mesma.

(Israel-Palestinos, 700 palavras, já transmitida)

27 de dezembro

GAZA:

Israel ataca Hamas em Gaza e provoca mais de 200 mortes

Israel bombardeou neste sábado vários alvos do Hamas na Faixa de Gaza, causando mais de 200 mortes, em represália à retomada dos disparos de foguetes a partir deste território palestino controlado pelo movimento radical islâmico.

28 de dezembro

GAZA:

Israel ameaça com operação terrestre em Gaza depois de matar mais de 300 palestinos

Israel prossegue neste domingo com os ataques aéreos na Faixa de Gaza, que deixaram mais de 300 mortos em menos de 24 horas, e ameaçou o movimento radical islâmico Hamas, que controla o território, com uma possível operação terrestre.

(Israel-Palestinos,Nota, já transmitida e com atualizações)

=(FOTOS)=

29 de dezembro

GAZA:

Mais de 300 mortos em Gaza, Israel faz novas ameaças contra Hamas

Travando uma "guerra intensa" contra o Hamas, Israel bombardeou nesta segunda-feira, pelo terceiro dia consecutivo, alvos do movimento radical islâmico na Faixa de Gaza, onde o balanço de vítimas subiu para 345 mortos, entre eles 57 civis, e onde ganha força a eventualidade de ataques terrestres.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG