Principais notícias de dezembro 2008 - Parte 1

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de dezembro de 2008:

AFP |

1 dezembro

WASHINGTON:

Obama apresenta a equipe de segurança nacional nesta segunda-feira

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, designou a ex-rival nas disputas pela indicação da candidatura à presidência pelo Partido Democrata, Hillary Clinton, à cabeça da diplomacia de seu futuro governo, ao anunciar sua equipe de segurança nacional.

BANGCOC:

Opositores tailandeses deixam a sede do governo em Bangcoc

Os manifestantes antigovernamentais da Tailândia começaram a abandonar nesta segunda-feira a sede do governo, que ocupavam desde 26 de agosto, para concentrar suas ações nos aeroportos de Bangcoc.

2 dezembro

FILADÉLFIA, EUA:

Obama se reúne com governadores de mais de 40 estados deficitários

Governadores de mais de 40 estados americanos com problemas financeiros se reuniram nesta terça-feira com o presidente eleito, Barack Obama, com o objetivo de pressionar por um pedaço de seu alardeado plano bilionário de reativação econômica.

BANGCOC:

Justiça derruba o primeiro-ministro da Tailândia

A crise tailandesa teve nesta terça-feira dois grandes momentos, com a saída forçada do primeiro-ministro Somchai Wongsawat e o anúncio de um acordo com os manifestantes contra o governo para uma retomada rápida do tráfego aéreo em Bangcoc.

BRUXELAS:

BC do Japão e da Austrália lançam novas medidas contra a crise

Japão e Austrália anunciaram nesta terça-feira medidas contra a contração do crédito, um dos detonantes da crise mundial, que abriu uma brecha política na Europa e agravou o desemprego em países como a Espanha, com quase três milhões de desocupados.

3 dezembro 2008

WASHINGTON:

EUA: emprego em queda confirma fase brutal da recessão

O mercado de trabalho continua se deteriorando de maneira irreversível nos Estados Unidos, onde o setor privado já perdeu 250.000 empregos em novembro, confirmando que a maior economia do mundo passa pela fase mais brutal de sua recessão.

HEBRON, Cisjordânia:

Exército israelense proíbe colonos de entrar nos bairros palestinos de Hebron

O Exército isralense, acusado de passividade frente aos atos de violência de colonos e ultranacionalistas que se opõe a uma ordem judicial para evacuar um prédio na cidade de palestina de Hebron, decretou que esse setor é "zona militar fechada".

4 dezembro

BRUXELAS:

Bancos centrais lançam um novo ataque contra recessão econômica

Os bancos centrais da Eurozona, integrada por 15 países, e da Inglaterra lideraram um novo ataque contra a recessão com um novo corte das taxas de juros.

FRANKFURT:

BCE aplica o maior corte sobre taxa de juros de sua história

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira um corte de 0,75 ponto percentual em sua principal taxa de juros, situada agora em 2,5%, na terceira redução em menos de dois meses e a maior de sua história, cujo objetivo é frear a recessão na zona do euro.

DOUAI, França:

Sarkozy anuncia amplo plano de retomada de 26 bilhões de euros

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quinta-feira em Douai (norte) um amplo plano de retomada da economia de 26 bilhões de euros, dos quais 10,5 bilhões de investimentos públicos suplementares, um apoio às tesourarias das empresas e ajudas ao setor automobilístico.

BAGDÁ:

Conselho presidencial iraquiano aprova o acordo com os EUA

O conselho presidencial iraquiano aprovou o acordo de segurança adotado no fim de novembro pelo parlamento e que prevê a retirada de todas as tropas dos Estados Unidos antes do final de 2011, assinalou nesta quinta-feira o secretário da presidência, Nassir Al Ani.

5 dezembro

WASHINGTON:

Desemprego alcança 6,7% nos Estados Unidos, o nível maior em 15 anos

A economia dos Estados Unidos perdeu 533.000 postos de trabalho em novembro, o que eleva a taxa de desemprego a 6,7%, o maior nível nos últimos 15 anos, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pelo departamento do Trabalho.

WASHINGTON:

Bush admite que economia dos Estados Unidos está em recessão

O presidente George W. Bush admitiu nesta sexta-feira que as péssimas cifras do desemprego americnao refletem o fato de que a economia do país está em recessão. Mesmo assim, segundo ele, ainda é possível ver alguns sinais animadores. "Minha administração está comprometida em assegurar que nossa economia tenha êxito e sei que a próxima administração compartilha desse compromisso".

PARIS:

Ladrões levam 100 milhões de dólares de luxuosa joalheria de Paris

A joalheria de luxo Harry Winston de Paris foi alvo de um assalto a mão armada na quinta-feira, executado por três homens que levaram uma quantia avaliada em pelo menos 80 milhões de euros (102 milhões de dólares), segundo balanço atualizado por uma fonte ligada às investigações.

MOSCOU:

Morre Alexis II, patriarca ortodoxo de todas as Rússias

O patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Alexis II, líder da maior igreja ortodoxa do mundo, faleceu nesta sexta-feira aos 79 anos, anunciou a secretaria de imprensa do patriarcado.

6 dezembro 2008

WASHINGTON:

Obama promete o maior investimento em infra-estrutura dos últimos 60 anos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou neste sábado que fará o maior investimento em infra-estrutura da história do país desde a década 50, quando o sistema nacional de rodovias foi criado.

GDANSK, Polônia:

Sarkozy se reúne com Dalai Lama apesar dos protestos da China

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, se reuniu neste sábado pela primeira vez com o Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano, no porto de Gdansk, norte da Polônia, apesar de duras queixas por parte da China e da ameaça de Pequim de boicote a produtos franceses.

MINA:

Milhões de peregrinos chegam a Meca para peregrinação do Hajj

Milhões de muçulmanos começam a chegar neste sábado ao vale de Mina, perto de Meca, onde passarão por uma jornada de oração e recolhimento que marca o início da peregrinação anual ao lugar mais sagrado do islã.

CARACAS:

Chávez celebra os 10 anos no poder pedindo sua reeleição ilimitada

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, celebrou neste sábado os 10 anos de sua primeira vitória nas urnas pedindo a seus simpatizantes que aprovem uma emenda que permita sua reeleição por tempo indeterminado.

7 dezembro

PESHAWAR (Paquistão):

Grupo de 250 talibãs queima 65 caminhões de abastecimento da Otan no Paquistão

Um grupo de 250 talibãs atacou neste domingo um terminal de transportes da Otan no Paquistão, queimando 65 caminhões carregados com provisões para as tropas no Afeganistão e matando um guarda, informou a polícia, que classificou a ação de audaciosa.

ATENAS:

Morte de adolescente na Grécia gera violentos protestos em todo o país

As violentas manifestações contra a morte do jovem Andreas Grigoropulos, de 15 anos, assassinado a tiros por um policial na noite de sábado, se espalhavam por várias cidades da Grécia neste domingo, com bancos, lojas e carros incendiados e pelo menos um policial ferido.

8 dezembro 2008

ATENAS:

Grécia enfrenta o terceiro dia de distúrbios

A Grécia enfrenta nesta segunda-feira o terceiro dia distúrbios em várias cidades devido aos protestos contra a morte de um adolescente de 15 anos, identificado como Andreas Grigoropoulos, que foi baleado por um policial no sábado.

ISLAMABAD:

Paquistão prende 16 suspeitos de participação nos atentados de Mumbai

O Paquistão prendeu um importante líder do grupo suspeito de estar por trás dos violentos ataques de Mumbai, respondendo às intensas pressões por parte dos Estados Unidos para entregar militantes islamitas.

9 dezembro

TÓQUIO:

Recessão no Japão é mais grave do que se esperava

O Japão entrou numa recessão econômica mais profunda do que o governo esperava, com o PIB (Produto Interno Bruto) em quedas muito superiores às primeiras estimativas, segundo dados revisados publicados nesta terça-feira.

CHICAGO:

Governador de Illinois é preso por corrupção

O governador de Illinois (norte dos EUA), Rod Blagojevich, é acusado de ter tentado vender a cadeira no Senado de Barack Obama, após a eleição dele como presidente dos Estados Unidos, no dia 4 de novembro.

10 dezembro

PARIS

Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos

Há 60 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotava em Paris a Declaração Universal dos Direitos Humanos, texto fundador que rege o direito internacional desde a Segunda Guerra Mundial, embora seus ideais continuem distantes e, muitas vezes, questionados.

LONDRES:

Crise econômica se agrava no Reino Unido

A crise na Grã-Bretanha se agravou, informa nesta quarta-feira um relatório de um instituto de privado de pesquisas, que indica que o Produto Interno Bruto (PIB) se contraiu 1% nos últimos três meses.

MILÃO:

Itália confirma entrada em recessão no terceiro trimestre

A Itália entrou oficialmente em recessão no terceiro trimestre do ano, com uma contração de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), informou o Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) em uma segunda estimativa.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG