Principais notícias de agosto 2008 - Parte 2

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de agosto de 2008:

AFP |

16 agosto

TBILISI

Tropas russas avançam no território georgiano, apesar do cessar-fogo

O presidente russo, Dmitri Medvedev, assinou neste sábado o plano de paz com a Geórgia, mas na prática as forças russas reforçam suas posições em território georgiano, se posicionando a 40 km de Tbilisi.

17 agosto

MOSCOU:

Conflito na Ossétia do Sul foi planejado com antecedência segundo analistas

Ante a questão sobre se o conflito russo-georgiano na Ossétia do Sul é resultado das tensões dos últimos meses ou se foi cuidadosamente planejado por uma ou outra parte, os analistas se inclinam pela segunda hipótese.

18 agosto

ISLAMABAD:

Pervez Musharraf renuncia à presidência do Paquistão

O presidente paquistanês Pervez Musharraf anunciou nesta segunda-feira que renuncia ao cargo, em um discurso à nação exibido pela televisão, na véspera do início de seu processo de destituição parlamentar impulsionado pelo governo.

ILIGAN, Filipinas:

Mais de 30 mortos em ataques de rebeldes muçulmanos nas Filipinas

Pelo menos 28 civis e três soldados morreram nesta segunda-feira em uma onda de ataques separatistas muçulmanos em várias cidades no sul das Filipinas, informaram testemunhas e fontes oficiais.

19 agosto

NOVA YORK:

ONU homenageia vítimas do atentado em Bagdá em que morreu Sérgio Vieira de Mello

As Nações Unidas lembram nesta terça-feira o quinto aniversário do atentado com carro-bomba contra seu quartel-geral em Bagdá, que causou 22 mortos, entre eles seu representante especial, o brasileiro Sergio Vieira de Mello.

ARGEL:

Atentado contra academia de polícia deixa 43 mortos e 38 feridos na Argélia

Um atentado suicida praticado nesta terça-feira contra um centro de formação de policiais na região argelina de Kabilia (leste) deixou pelo menos 43 mortos e 38 feridos, segundo um comunicado do Ministério do Interior.

20 agosto

MADRI:

Acidente com avião da Spanair deixa 153 mortos na Espanha

Um acidente de avião deixou 153 mortos e 19 feridos graves nesta quarta-feira no aeroporto de Madri-Barajas, informou em entrevista à imprensa a ministra espanhola de Infra-Estrutura, Magdalena Alvarez. O avião, da companhía espanhola Spanair, filial da escandinava SAS, viajava com 172 pessoas a bordo, entre elas 10 tripulantes, segundo a companhia aérea.

VARSÓVIA:

Polônia e EUA assinam acordo de escudo antimísseis, apesar da oposição da Rússia

Polônia e Estados Unidos assinaram nesta quarta-feira um acordo para a instalação de elementos do escudo antimísseis norte-americano no país europeu até 2012, apesar da posição declarada a respeito por parte da Rússia.

21 agosto

MADRI:

Espanha de luto

O difícil e doloroso processo de identificação de vítimas prosseguia nesta quinta-feira numa Espanha ainda sob o choque - o acidente com um avião no aeroporto Barajas-Madri que fez 153 mortos e 19 feridos.

WAH, Paquistão:

Atentados suicidas de talibãs deixam 57 mortos no Paquistão

Pelo menos 57 pessoas morreram nesta quinta-feira num duplo atentado suicida dos talibãs em frente à principal fábrica militar de armamentos do Paquistão, não muito longe de Islamabad, outro ataque que fragiliza ainda mais o governo, já paralisado por questões fundamentais internas.

22 agosto

PERTO DE GORI, Geórgia:

Rússia se retira lentamente da Geórgia, mas permanecerá em zonas estratégicas

O exército russo dava sinais nesta sexta-feira de uma lenta retirada da Geórgia, apesar de avisar que pretende permanecer no controle de zonas estratégicas e nas regiões separatistas que já contam com sua presença desde os anos 1990.

23 agosto

SPRINGFIELD, EUA

Obama anuncia oficialmente Joseph Biden como companheiro de chapa

O candidato presidencial democrata Barack Obama anunciou oficialmente neste sábado que o senador Joseph Biden é seu companheiro de chapa, durante um discurso em Springfield (Illinois, norte dos EUA). Obama saudou o "percurso remarcável" de Joe Biden, ante uma multidão que apresentava cartazes com os dizeres "Obama/Biden", no Old State Capitol de Springfield.

24 agosto

PEQUIM:

Uma China triufante diz adeus ao mundo olímpico

Cheia de orgulho legítimo de suas 100 medalhas, a China se despediu do mundo neste domingo com uma monumental cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, talvez sem a mesma emoção entusiasmada da abertura, mas com grandes momentos festivos, em que David Beckham quase roubou a cena de Yao Ming.

PEQUIM/RIO DE JANEIRO:

Brasil encerra participação em Pequim com 15 medalhas, mas abaixo de Atenas

A delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim encerrou sua participação no maior evento esportivo do planeta com a medalha de prata do vôlei masculino, que levou o país a 15 pódios, com três ouros, quatro pratas e oito bronzes.

25 AGOSTO

DENVER, EUA:

Começa a convenção democrata com fortes medidas de segurança

Um gigantesco dispositivo de segurança foi montado em Denver para o início nesta segunda-feira da convenção do Partido Democrata, cujo candidato presidencial Barack Obama falará na quinta-feira para 75.000 pessoas reunidas num estádio.

HERAT, Afeganistão;

Afeganistão: mais de 90 civis mortos em bombardeio da coalizão

Mais de 90 civis foram mortos na sexta-feira, dia 22, no oeste do Afeganistão, num bombardeio da coalizão sob comando americano, segundo uma comissão de investigação presidencial, que comenta a falta de coordenação entre as forças americana e afegã.

ISLAMABAD:

Ex-premiê Nawaz Sharif abandona coalizão de governo no Paquistão

O ex-primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif anunciou nesta segunda-feira que seu partido decidiu abandonar a coalizão que governo o Paquistão por divergência sobre a readmissão dos juízes destituídos pelo ex-presidente Pervez Musharraf.

XANGAI, China:

China estuda plano de ativação econômica de US$ 54 bilhões

O governo chinês está estudando um plano de ativação econômica de US$ 54 bilhões que implicaria redução de impostos e aumento de gasto estatal, indicou nesta segunda-feira a imprensa oficial, em um novo sinal de que promover o crescimento está se tornando uma prioridade no país.

26 agosto 2008

DENVER (Estados Unidos):

Hillary faz pronunciamento em favor de Obama

Por muito tempo considerada como a favorita, Hillary Clinton, obrigada a se inclinar ante o rival Barack Obama após as primárias, enterra as armas de guerra hoje na convenção democrata de Denver em nome da unidade do partido.

MOSCOU:

Rússia reconhece independência de Abkházia e da Ossétia do Sul (Medvedev)

O presidente Dimitri Medvedev anunciou nesta terça-feira que assinou o decreto pelo qual a Rússia reconhece formalmente como Estados independentes as regiões separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul.

27 agosto

DENVER, EUA:

Veterano Joe Biden terá sua prova de fogo na convenção democrata

Candidato à vice-presidência dos Estados Unidos, Joseph Biden deve pronunciar nesta quarta-feira um discurso considerado crucial durante a convenção democrata de Denver (Colorado, oeste dos EUA), com a difícil missão de não deixar o ex-presidente Bill Clinton roubar os holofotes.

TRÍPOLI:

Seqüestradores de avião sudanês libertam passageiros e se rendem

Os seqüestradores de um avião sudanês se entregaram na tarde desta quarta-feira às autoridades líbias, depois de terem libertado os passageiros e os tripulantes do aparelho.

28 agosto

DENVER, EUA:

Obama encerra a Convenção Democrata com discurso em estádio

A Convenção Democrata conclui com um discurso de Barack Obama em um estádio de futebol lotado com 75.000 pessoas.

29 agosto

DAYTON, EUA:

McCain surpreende e escolhe governadora do Alasca para vice

O candidato republicano à Casa Branca John McCain optou por apostar pesado anunciando nesta sexta-feira, apenas algumas horas depois do discurso de posse de seu adversário democrata Barack Obama, que sua número dois é uma jovem com trajetória de destaque.

NOVA DÉLHI:

Crescimento econômico da Índia atinge seu mais baixo nível em três anos

A economia da Índia está em pleno desaquecimento, com seu menor índice de crescimento dos últimos três anos, a 7,9% entre abril e junho, o que, segundo analistas, é um sinal de que o "milagre econômico" está chegando a seu fim.

30 agosto

BENZAGHI, Líbia:

Itália dá cinco bilhões de dólares à Líbia para compensar colonização

A Itália vai pagar à Líbia cinco bilhões de dólares nos próximos 25 anos como forma de compensar os prejuízos causados durante a época colonial, segundo um acordo assinado neste sábado pelos dirigentes dos dois países

31 agosto

ST PAUL, EUA:

Furacão Gustav perturba campanha presidencial americana

A chegada iminente do furacão Gustav à costa sul dos Estados Unidos perturbou a campanha presidencial americana e o presidente George W. Bush anunciou neste domingo que não participará da convenção republicana que começa na segunda-feira em St Paul (Minnesota, norte).

AFP

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG