Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de agosto de 2008:

1o. agosto

ANCARA:

Desabamento de internato deixa 17 mortos na Turquia

Dezessete estudantes turcas morreram e 23 ficaram feridas nesta sexta-feira no desabamento de um internato para mulheres no centro da Turquia, indicaram as autoridades locais.

WASHINGTON:

EUA: Obama defende plano de reativação econômica; Maccain quer reduzir impostos

Os candidatos à presidencial americana, Barack Obama e John McCain, propuseram soluções radicalmente diferentes para estimular o emprego: o democrata defendeu um plano de retomada e o republicano apoiou reduções de impostos.

2 agosto

RAMALLAH:

Confrontos entre Hamas e Fatah deixam quatro mortos e 60 feridos em Gaza

O grupo islamita Hamas, no poder na Faixa de Gaza, e o Fatah, do presidente palestino Mahmud Abbas, protagonizaram confrontos que deixaram quatro mortos e 60 feridos.

3 agosto

NOVA DÉLHI:

Tumulto em tempo hindu deixa mais de 120 mortos na Índia

Mais de 120 pessoas morreram pisoteadas num tumulto registrado num tempo hindu neste domingo.

4 agosto

MOSCOU:

Rússia se despede de Solzhenitsin como 'um dos maiores pensadores' do século XX

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, prestou homenagem nesta segunda-feira ao escritor Alexander Solzhenitsin, a quem definiu como "um dos maiores pensadores, escritores e humanistas do século XX".

PEQUIM:

Dezesseis policiais mortos e 16 feridos em atentado em região muçulmana chinesa

Dezesseis agentes alfandegários morreram e 16 ficaram feridos na manhã desta segunda-feira em um ataque contra seu posto em Xinjiang, região muçulmana do noroeste da China, segundo a agência Nova China, a quatro dias dos Jogos Olímpicos de Pequim.

5 agosto

KASHGAR, China:

Jornalistas japoneses são detidos e maltratados pela polícia na China

Dois jornalistas japoneses, que cobriam o atentado de segunda-feira na localidade de Kasghar (oeste de China), foram detidos e maltratados pela polícia local, que mais tarde lhes pediu desculpas, informou uma das vítimas e a imprensa chinesa.

SEUL:

Bush inicia na Coréia do Sul uma visita centrada no comércio e na desnuclerização

Em meio a rígidas medidas de segurança, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, iniciou nesta terça-feira seu giro pela Ásia pela Coréia do Sul, numa viagem centrada em um pacto de livre comércio e um desnuclearização da Coréia do Norte.

6 agosto

PEQUIM:

Chama olímpica chega a Pequim em meio a emoções e protestos pelos DH

A tocha olímpica foi recebida com muito entusiasmo nesta quarta-feira em Pequim, para o início dos Jogos Olímpicos de 2008, mas uma manifestação a favor do Tibete e um desentendimento diplomático entre China e Estados Unidos em relação a Darfur acabaram afetando o clima de descontração.

NUAKCHOTT:

Golpe de Estado na Mauritânia: presidente e premier detidos

Os militares mauritanos deram um golpe de Estado nesta quarta-feira e prenderam o presidente Sidi Old Sheikh Abdalahi e o primeiro-ministro Yahya Uld Ahmed Waghf, informaram fontes oficiais.

7 agosto

PEQUIM:

Lula pede a Hu Jintao seu apoio à candidatura do Rio para os Jogos de 2016

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o apoio de seu colega chinês, Hu Jintao, à candidatura do Rio de Janeiro para organizar os Jogos Olímpicos de 2016, durante sua visita nesta quinta-feira à Vila Olímpica de Pequim.

ISLAMABAD:

Paquistão: impeachment de Musharraf fica mais próximo após acordo

Uma nova crise política foi deflagrada no Paquistão, nesta quinta-feira, após a confirmação por parte da coalizão de governo de um acordo para destituir o presidente Pervez Musharraf, forte aliado dos Estados Unidos em sua "guerra contra o terror".

BASE NAVAL DE GUANTÁNAMO:

Motorista de Bin Laden é condenado a cinco anos e meio de prisão

Salim Hamdan, o motorista de Osama bin Laden, foi condenado nesta quinta-feira por um tribunal militar de exceção americano, em Guantánamo, a cinco anos e meio de prisão por "apoio material ao terrorismo".

8 agosto

PEQUIM:

China exalta sua civilização milenar na espetacular abertura dos Jogos Olímpicos

A China deu uma demonstração de poder nesta sexta-feira durante a cerimônia de abertura dos 26º Jogos Olímpicos, com um espetáculo grandioso de proezas técnicas e performances humanas exaltando a cultura milenar do país.

LONDRES:

Protestos contra a China correm o mundo durante abertura dos Jogos Olímpicos

Do Nepal a Londres, passando por Ancara e Hong Kong, a situação dos direitos humanos na China foi denunciada nesta sexta-feira em todo o mundo, coincidindo com a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim.

TBILISI:

Geórgia retira mil soldados do Iraque para enviá-los à Ossétia do Sul

A Geórgia decidiu retirar metade de seu contingente do Iraque - cerca de mil homens - para enfrentar "uma intervenção militar russa" na república separatista da Ossétia do Sul, declarou nesta sexta-feira à AFP o secretário do Conselho de Segurança georgiano, Alexander Lomaya.

9 agosto

PEQUIM:

Luto nos Jogos Olímpicos pelo assassinato de turista americano em Pequim

Recém-iniciados, os Jogos Olímpicos de Pequim foram ensombrecidos neste sábado pelo assassinato de um turista norte-americano, parente de um treinador da equipe dos Estados Unidos de vôlei.

GORI, Geórgia:

Géorgia declara 'estado de guerra' na Ossétia do Sul e a Abkházia entra no conflito

A Geórgia se declarou neste sábado em 'estado de guerra' após a intervenção da Rússia na ofensiva de Tbilissi na Ossétia do Sul, e uma nova frente de batalha foi aberta na Abkházia, outra república separatista georgiana.

9 Agosto

WASHINGTON:

Bush preocupado com escalada da violência na Ossétia do Sul

0 presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, manifestou neste sábado preocupação com a escalada do conflito entre a Geórgia e a república separatista da Ossétia do Sul, apoiada pela Rússia e a Polônia chegou a pedir a convocação de uma cúpula extraordinária da União Européia (UE).

10 agosto

PEQUIM:

Mais um atentado em Xinjiang deixa dez terroristas e um guarda mortos

Onze pessoas morreram e quatro ficaram feridas neste domingo no atentado contra uma delegacia de polícia da província muçulmana chinesa de Xinjiang (oeste), segundo o número de vítimas divulgado pela agência oficial Xinhua (Nova China).

TBILISSI:

Geórgia se retira da Ossétia do Sul, mas a Rússia aumenta a pressão

A Rússia impôs neste domingo um bloqueio marítimo à Geórgia e assumiu o controle de Tskhinvali, a capital da Ossétia do Sul, depois que Tbilissi anunciou a retirada de suas forças de quase toda essa região separatista pró-russa.

LA PAZ:

Bolívia conclui referendo para decidir o destino de Evo Morales

O referendo revogatório na Bolívia, no qual o presidente Evo Morales e oito governadores terão seus cargo submetidos à avaliação popular, foi concluído neste domingo num clima de tranqüilidade apesar da tensão que o cerca.

11 agosto

TBILISI:

Geórgia acusa Moscou de ocupar maior parte de seu território

A Geórgia acusou na noite desta segunda-feira as tropas russas de estarem ocupando "a maior parte" de seu território, e o Exército georgiano se preparava para defender a capital, Tbilisi.

TBILISI:

Rússia bombardeia Geórgia e diz que assumiu o controle da Ossétia do Sul

A Rússia voltou a bombardear nesta segunda-feira localidades georgianas e assegurou ter assumido o controle quase total da região separatista pró-russa da Ossétia do Sul, cuja capital Tsjinvali também foi alvo da artilharia da Geórgia.

LA PAZ:

Morales terá que dialogar com a oposição separatista

Apesar de sua ampla vitória no referendo de domingo, que consolidou seu mandato, o presidente socialista boliviano Evo Morales terá que negociar com a oposição separatista, que também saiu fortalecida do plebiscito, consideravam os analistas nesta segunda-feira em La Paz.

12 agosto

PEQUIM:

Três seguranças mortos na província chinesa de Xinjiang

Três agentes da segurança morreram esfaqueados nesta terça-feira perto de Kashgar, na província muçulmana de Xinjiang (noroeste da China), aumentando assim para 31 o total de mortos em uma semana de distúrbios intensos durante os Jogos Olímpicos, informou a agência Nova China.

PEQUIM:

Os segredos da cerimônia de abertura de Pequim-2008 geram polêmica

Depois que a grandiosa cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim de sexta-feira foi aclamada por todos, começam a surgir detalhes muito menos glamourosos como o da menina cantora que apenas fez 'playback' ou as imagens editadas de fogos de artifício.

TBILISI:

Presidente russo ordena cessar da ofensiva na Georgia, mas sem retroceder

O presidente russo, Dimitri Medvedev, ordenou nesta terça-feira o fim da ofensiva militar na Geórgia, apesar de o exército russo continuar presente nesse país pró-ocidental do Cáucaso que denunciou novos bombardeios.

13 agosto

PARIS:

Dalai Lama diz que a China não respeita a trégua olímpica

O Dalai Lama afirmou nesta quarta-feira ante parlamentares franceses que a China não está respeitando a trégua olímpica no Tibete, segundo vários legisladores presentes no encontro a portas fechadas realizado no senado francês.

DAMASCO

Dois velhos rivais, Síria e Líbano decidem estabelecer relações diplomáticas

O presidente sírio Bachar al-Assad e o libanês Michel Suleiman decidiram hoje estabelecer relações diplomáticas entre seus países, anunciou a conselheira política do presidente Assad, Bussaina Chaaban, ao final de um encontro entre os dois dirigentes em Damasco.

CABUL:

Três voluntárias estrangeiras de uma ONG assassinadas no Afeganistão

Três estrangeiras e um afegão que trabalhavam para uma organização humanitária morreram nesta quarta-feira quando um comando abriu fogo contra o veículo no qual circulavam na província afegã de Logar, próxima a Cabul, informou um chefe da Polícia local.

14 agosto

TRÍPOLI:

Líbia e EUA assinam acordo sobre indenizações de vítimas de atentados

Líbia e Estados Unidos assinaram nesta quinta-feira, em Trípoli, um acordo sobre a indenização de familiares de vítimas americanas dos atentados líbios e de vítimas de represálias americanas nos anos 80.

PRAGA:

Polônia e EUA assinam acordo para a instalação de elementos de escudo antimísseis

Polônia e Estados Unidos chegaram hoje a um acordo preliminar sobre a instalação de elementos do escudo antimísseis americano no país europeu, informou o premier Donald Tusk em entrevista ao canal de televisão TVN.

15 agosto

ASSUNÇÃO:

Ex-bispo católico Fernando Lugo faz juramento como presidente do Paraguai

O ex-bispo católico Fernando Lugo prestou juramento nesta sexta-feira como presidente do Paraguai para um período de cinco anos ante cerca de 15.000 pessoas, nove chefes de Estado e 97 delegações estrangeiras em um ato realilzado na praça do Congresso de Assunção.

TÓQUIO:

Fukuda expressa remorso por sofrimentos causados aos vizinhos na 2a. Guerra

O primeiro-ministro do Japão, Yasuo Fukuda, expressou nesta sexta-feira seu remorso pelos sofrimentos provocados por seu país aos vizinhos durante a Segunda Guerra Mundial, coincidindo com o aniversário da rendição japonesa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.