Principais notícias de abril de 2008 - Parte 2

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de abril de 2008:

AFP |

16 abril

WASHINGTON:

Recepção com grande pompa para Bento XVI na Casa Branca

O Papa Bento XVI será recebido com grande pompa na Casa Branca nesta quarta-feira, onde abordará, junto ao presidente George W. Bush, temas como a imigração ou a luta contra o terrorismo.

17 abril

WASHINGTON:

Bento XVI reza missa no Park Stadium de Washington e volta a condenar o "trágico" abuso sexual de crianças

O Papa Bento XVI pediu nesta quinta-feira aos católicos americanos que renovem sua fé e condenou o "trágico" abuso sexual de crianças por parte de padres durante uma missa ante milhares de fiéis, no estádio de beisebol Park Stadium, em Washington.

NOVA DÉLHI:

Mais de 180 tibetanos presos na passagem da tocha olímpica por Nova Délhi

A tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim percorreu nesta quinta-feira as ruas de Nova Délhi, vigiada por 16.000 policiais e militares, já que essa é uma das etapas mais tensas de seu périplo mundial em função da presença de 100.000 exilados tibetanos na Índia.

GENEBRA:

OMC prevê que o comércio mundial crescerá apenas 4,5% em 2008

O crescimento do comércio mundial pode cair para 4,5% em 2008 - contra 5,5% em 2007 - porque a desaceleração econômica nos países desenvolvidos só será compensada em parte pelo forte crescimento nas economias emergentes, anunciiou nesta quinta-feira a OMC.

KIRKUK, Iraque:

Atentado deixa pelo menos 50 mortos no Iraque

Pelo menos 50 pessoas morreram em um atentado suicida executado durante uma cerimônia fúnebre em uma aldeia do norte do Iraque, onde o grupo terrorista Al-Qaeda está fortemente implantado, anunciou a polícia local.

MIAMI:

Células-tronco enxertadas pela primeira vez num coração enfartado

Uma equipe de médicos de Miami enxertou células-tronco no coração de um homem que sofreu um enfarto, no primeiro caso mundial que poderá implicar um avanço revolucionário da medicina e evitar transplantes desse órgão.

18 abril

NOVA YORK:

Bento XVI vai à Assembléia da ONU defender os direitos humanos

O Papa Bento XVI defende a ação coletiva para os problemas do mundo, nesta sexta-feira à Assembléia geral da ONU lamentando que o multilateralismo fique "subordinado às decisões de um pequeno número. Visitará também hoje uma sinagoga de Nova York para demonstrar a importância que dá ao diálogo com os judeus.

PARIS:

Explosão do preço da comida gera mais fome e distúrbios no mundo

O arroz subiu 75% desde fevereiro, o trigo custa 130% mais que há 12 meses e o milho nunca esteve tão caro em 12 anos: a disparada do preço dos alimentos, que provocou protestos violentos em muitos países, aumentará o número de famintos em dezenas de milhões.

MOSCOU:

Reunião entre Abbas e Putin centrada em conferência sobre o Oriente Médio

O presidente russo Vladimir Putin e seu colega palestino Mahmud Abbas se reúnem nesta sexta-feira para discutir sobre a futura organização, em Moscou, de uma conferência sobre o Oriente Médio, que faz parte dos esforços da Rússia para ter um maior papel diplomático na região.

BANGCOC:

Tocha olímpica chega à Tailândia em meio a crescentes controvérsias

A chama olímpica chegou nesta sexta-feira à Tailândia em tumultuado périplo mundial e em meio a uma crescente controvérsia, depois que um importante templo budista japonês se negou a ser o ponto de partida da tocha no Japão devido à repressão no Tibete.

19 abril

BANGCOC:

Manifestações de apoio à China abafam pró-tibetanos em Bangcoc

O revezamento da chama olímpica foi realizado sem grandes incidentes neste sábado em Bangcoc, onde as forças de segurança tailandesas e os manifestantes em favor da China conseguiram abafar algumas vozes dissonantes em defesa dos tibetanos.

20 abril

ACRA:

Lula e Ban Ki-Moon alertam sobre consequências da crise alimentar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, alertaram neste domingo sobre as consequências da crise alimentar, durante a inauguração da 12ª Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Gana.

ASSUNÇÃO:

Paraguai vota sem incidentes

As eleições presidenciais transcorreram normalmente no Paraguai neste domingo, onde o ex-bispo católico de esquerda Fernando Lugo concorre com grandes chances de derrotar a candidata governista e pôr fim a 60 anos initerruptos de poder do Partido Colorado.

NOVA YORK:

Bento XVI visita 'Ground Zero' e reza por vítimas dos ataques de 11 de setembro

O Papa Bento XVI prestou homenagem neste domingo às 3.000 vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 rezando em sua memória no último dia da visita aos Estados Unidos, que será concluída com uma missa no estádio de beisebol dos Yankees de Nova York.

21 abril

LONDRES:

Banco da Inglaterra anuncia injeção de US$ 99 bilhões para ajudar bancos

O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta segunda-feira uma injeção de 50 bilhões de libras (60 bilhões de euros, US$ 99 bilhões) no mercado de créditos, que permitirá às instituições bancárias trocar empréstimos imobiliários por obrigações do Estado, em uma medida que visa a combater a crise do mercado de créditos, na maior medida adotada pelo Reino Unido para restaurar a confiança e aliviar os efeitos da crise.

22 abril

FILADÉLFIA, EUA:

Começam as primárias democratas na Pensilvânia

Os locais de votação para as primárias do Partido Democrata abriram as portas nesta terça-feira na Pensilvânia, com Hillary Clinton como favorita, mas com poucas possibilidades de descontar a vantagem de Barack Obama na corrida pela Casa Branca.

JACARTA:

Tocha olímpica fica confinada a estádio em sua passagem pela Indonésia

A tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim teve uma breve passagem nesta terça-feira pela Indonésia, enquanto a China começava a preparar o próximo revezamento pedindo aos simpatizantes do governo comunista que o apóiem quando na quinta-feira a tocha cruzar a capital da Austrália.

23 abril

WASHINGTON:

O impasse democrata prossegue após a vitória de Hillary na Pensilvânia

O triunfo da ex-primeira-dama Hillary Clinton na Pensilvânia sobre Barack Obama aumenta a incerteza sobre a disputa democrata para as eleições presidenciais de novembro, segundo os analistas.

WASHINGTON:

Bush recebe o rei Abdullah e Abbas para tentar relançar a paz no Oriente Médio

O presidente George W. Bush recebe o rei Abdullah II da Jordânia e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, numa tentativa de acelerar o processo de paz no Oriente Médio antes de embarcar numa nova visita à região, em maio.

24 abril

TÓQUIO:

Japão celebra centenário da migração para o Brasil

O Japão celebrou nesta quinta-feira os 100 anos da emigração para o Brasil, o país estrangeiro com a maior população de ascencência japonesa no mundo.

WASHINGTON:

Venda de imóveis novos nos EUA cai a seu nível mais baixo em 17 anos

As vendas de casas de primeira locação caíram no nível mais baixo em 17 anos nos Estados Unidos acompanhadas de uma queda espetacular dos preços.

ZURIQUE:

Credit Suisse fecha no vermelho pela primeira vez em cinco anos

O segundo maior banco da Suíça, o Credit Suisse, fechou no vermelho pela primeira vez em cinco anos, com uma perda de dois bilhões de francos suíços e novas depreciações no primeiro trimestre, afetado em cheio pela crise do subprime.

CANBERRA:

Tocha olímpica passa por Canberra com protestos e tensão

A tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim passou nesta quinta-feira por Canberra sem incidentes graves, mas com manifestações e tensão entre a polícia australiana e os agentes chineses que protegem o objeto.

KATMANDU:

Maoístas vencem eleições no Nepal e prometem rápido exílio do rei

Os ex-rebeldes maoístas do Nepal venceram por ampla margem as eleições de 10 de abril, que devem resultar no fim da monarquia, segundo os resultados completos da votação divulgados pela Comissão Eleitoral.

25 abril

PEQUIM:

China anuncia retomada de conversas com representante do Dalai Lama

Uma delegação oficial chinesa se reunirá em breve com um representante do Dalai Lama, anunciou a agência oficial Xinhua, no que será o primeiro encontro entre as duas partes desde a revolta de março no Tibete, que deixaram dezenas de mortos.

JERUSALÉM:

Israel descarta proposta de trégua do Hamas

Israel se negou nesta sexta-feira a dar crédito a uma proposta de trégua do grupo radical Hamas em troca da suspensão do bloqueio em Gaza, onde a situação humanitária piorou devido à interrupção da distribuição de ajuda da ONU por falta de combustível.

BUENOS AIRES:

Ministro argentino da Economia deixa o cargo por conflito agrário e inflação

O ministro argentino da Economia, Martín Lousteau, renunciou ao cargo na noite desta quinta-feira e será substituído nesta sexta pelo atual secretário de arrecadação fiscal, em meio a um difícil conflito entre o governo e milhares de agricultores e num contexto de crescente inflação.

NOVA YORK:

Absolvidos policiais que balearam jovem negro desarmado em Nova York

Três policiais de Nova York que balearam com 50 tiros um jovem negro desarmado no dia de seu casamento no bairro do Queens foram absolvidos nesta sexta-feira, ao fim de um julgamento de oito semanas.

26 abril

NAGANO, Japão:

Confrontos marcam passagem da tocha olímpica pelo Japão

Manifestantes pró e contra o governo chinês se enfrentaram a socos e pontapés na manhã deste sábado, durante a passagem da tocha olímpica por Nagano, no centro do Japão, em mais uma etapa conturbada da chama dos Jogos de Pequim.

HARARE:

Confirmada oficialmente derrota de Mugabe nas legislativas

A Comissão Eleitoral do Zimbábue confirmou neste sábado a derrota do partido do presidente Robert Mugabe nas eleições legislativas de 29 de março e anunciou que a apuração da eleição presidencial será concluída na segunda-feira.

TEERÃ:

Conservadores iranianos completam vitória em segundo turno de legislativas

Os conservadores iranianos saíram vitoriosos do segundo turno das eleições legislativas realizadas na sexta-feira, em particular em Teerã, mas os reformistas, debilitados por grandes desclassificações da autoridade eleitoral, se saíram um pouco melhor no interior do país.

27 abril

SEUL:

Tocha olímpica passa pela Coréia do Sul aclamada por multidão pró-China e incidentes isolados

A tocha olímpica de Pequim realizou neste domingo, em Seul, mais uma etapa de seu conturbado giro mundial, sendo recebida na Coréia do Sul por uma multidão de chineses e com apenas alguns incidentes isolados, rapidamente controlados pelos mais de 8.000 policiais mobilizados.

VIENA:

Polícia descobre austríaca que viveu mais de 20 anos seqüestrada pelo próprio pai

Uma austríaca de 42 anos foi refém do próprio pai durante mais de 20 anos em um porão próximo de Amstetten, no leste da Áustria, informou a polícia austríaca neste domingo, que suspeita de incesto que teria gerado sete filhos.

CABUL:

Presidente do Afeganistão sai ileso de ataque talibã contra desfile militar

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, saiu ileso de um ataque talibã contra um desfile militar neste domingo, em Cabul, que deixou dois mortos, sendo uma criança, e dezenas de feridos, indicaram fontes oficiais.

28 abril

MADRI:

Justiça espanhola rejeita extradição de Isabelita Perón

A justiça espanhola não extraditará a ex-presidente argentina María Estela Martínez de Perón (Isabelita) a seu país por considerar que os crimes pelos quais foi acusada não são de lesa-humanidade e, portanto, prescreveram, informaram fontes judiciais.

PEQUIM:

Colisão de trens deixa 70 mortos no leste da China

Pelo menos 70 pessoas morreram e 420 ficaram feridas no choque de dois trens nesta segunda-feira na província de Shandong (leste da China), em um dos mais graves acidentes ferroviários no gigante asiático em uma década.

29 abril

BERNA:

Ban Ki-moon anuncia plano para combater disparada de preços de alimentos

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta terça-feira um novo plano para combater a crise alimentar, enquanto crescem as advertências de que as medidas protecionistas adotadas por alguns exportadores agrícolas, como o Brasil, possam provocar um aumento ainda maior dos preços.

MOSCOU:

Rússia reforçará presença militar em territórios separatistas da Geórgia

A Rússia anunciou nesta terça-feira que aumentará sua presença militar na Abkhazia e Ossétia do Sul, dois territórios separatistas da Geórgia, alegando manobras agressivas por parte do governo pró-ocidente desta república do Cáucaso.

PEQUIM:

China condena 17 pessoas por distúrbios no Tibete e envia recado ao Dalai Lama

A China anunciou nesta terça-feira as primeiras condenações, contra 17 pessoas, com penas que vão de três anos de cadeia à prisão perpétua, por envolvimento nos distúrbios registrados na capital do Tibete, Lhasa, em março.

DILI:

Líder rebelde timorense que planejou atentado contra Ramos Horta se entrega

O líder rebelde timorense que em fevereiro executou um atentado contra o presidente de Timor Leste, José Ramos Horta, que ficou à beira da morte, se entregou nesta terça-feira ao próprio presidente durante uma cerimônia considerada histórica.

30 abril

HONG KONG, China:

China aumenta repressão a 100 dias da abertura dos Jogos Olímpicos

As autoridades chinesas reconheceram nesta quarta-feira pela primeira vez ter matado um manifestante tibetano e expulsaram de Hong Kong quatro ativistas pró-Tibete, no momento em que a chama olímpica chegava à antiga colônia britânica, a 100 dias da abertura dos Jogos de Pequim.

AFP

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG