Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de abril de 2008:

1 abril

ZURIQUE, Suíça:

UBS se torna o banco mais afetado do mundo pela crise dos 'subprime"

O gigante suíço UBS se converteu no banco mais prejudicado do mundo devido à crise dos créditos imobiliários de risco ("subprime"), ao revelar nesta terça-feira uma segunda rodada de perdas milionárias (19 bilhões de dólares/12,155 bilhões de euros).

HAVANA:

Raúl Castro inicia mudanças na agricultura para produzir mais alimentos

Entrega maciça de terras ociosas, melhores preços para os produtores e descentralização das decisões: esse é o tripé da nova reforma agrária empreendida por Raúl Castro em Cuba para aumentar a produção de alimentos.

MOSCOU:

Adeptos de seita apocalíptica russa saem de refúgio após quase cinco meses

Quatorze adeptos de uma seita ortodoxa russa que estavam entrincheirados em um refúgio subterrâneo há quase cinco meses à espera do Apocalipse deixaram o local, mas outras 14 pessoas permaneceram trancadas, informou a agência de notícias russa Interfax.

(Rússia-Religião-Seita, 450 palavras, já transmitida)

2 abril

WASHINGTON:

Bird pede esforço internacional para enfrentar disparada dos preços agrícolas

O Banco Mundial pediu um esforço internacional para enfrentar a disparada dos preços dos produtos agrícolas, o que ameaça a estabilidade dos países pobres.

MEDEU, Cazaquistão:

Tocha olímpica inicia viagem ao redor do mundo pelo Cazaquistão

A tocha olímpica iniciou nesta quarta-feira em Medeu, uma estação de esqui situada nas proximidades de Almaty, no Cazaquistão, a primeira etapa de uma viagem que a levará a 19 países e será marcada por várias manifestações contra o regime de Pequim.

(Cazaquistão-China-Tibete, 600 palavras, já transmitida)

3 abril

BUCARESTE:

Otan convida Croácia e Albânia; Ucrânia, Geórgia e Macedônia ficam de fora

Albânia e Croácia foram convidadas oficialmente nesta quinta-feira, na reunião de cúpula da Otan, em Bucareste, capital da Romênia, para se unirem à Aliança Atlântica, um objetivo que Geórgia, Ucrânia e Macedônia terão que deixar para mais tarde.

NICÓSIA:

Chipre abre passagem simbólica em sua dividida capital

Um novo ponto de passagem, fechado há 45 anos, foi aberto em uma cerimônia oficial nesta quinta-feira no centro de Nicósia, a capital do Chipre dividida entre greco-cipriotas e turco-cipriotas, marcando uma etapa simbólica nos esforços de reunificação da ilha.

PEQUIM:

Dissidente chinês Hu Jia é condenado a três anos e meio de prisão

O dissidente Hu Jia, um dos principais críticos do regime chinês, foi condenado nesta quinta-feira a três anos e meio de prisão e a um ano e meio de privação de seus direitos políticos por subversão, revelou um de seus advogados e a agência oficial Nova China.

SEUL:

Coréia do Norte suspende diálogo com o Sul em clima de crescente tensão

A tensão aumentou nesta quinta-feira entre as duas Coréias, depois que o Norte anunciou o rompimento do diálogo com o Sul, seis meses depois de uma promissora reunião de cúpula entre os dois países e no momento em que o processo para o fim do programa nuclear do regime comunista segue paralisado.

(CoréiaS-CoréiaN-Armamento, 600 palavras, já transmitida)

4 abril

BOGOTÁ:

Milhares de pessoas se manifestam na Colômbia pela libertação de Betancourt

Dezenas de milhares de pessoas, segundo a polícia e os organizadores, se manifestaram nesta sexta-feira nas ruas das grandes cidades colombianas em apoio à libertação de Ingrid Betancourt e de todos os reféns da Colômbia.

(Colômbia-Farc-reféns, 450 palavras - Fotos)

MEMPHIS, EUA:

Americanos recordam Martin Luther King no 40o. aniversário de sua morte

(EUA-sociedade-racismo, 500 palavras, já transmitida, acompanhamento)

5 abril

SOCHI, Rússia:

Bush e Putin realizam sua última reunião de cúpula

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, discutiu com colega russo, Vladimir Putin, a delicada questão do discutem o escudo antimísseis em sua últimam reunião de cúpula, em sua última reunião de cúpula como chefes de Estado no poder.

6 de abril

LONDRES:

Manifestantes tumultuam passagem da tocha olímpica por Londres

Centenas de manifestantes tumultuaram neste domingo a passagem pelas ruas de Londres da tocha dos Jogos Olímpicos, entrando em choque com policiais nas imediações da Trafalgar Square, tentando inclusive apagar a chama com um extintor.

PARIS:

Passeatas por Betancourt são realizadas na França com Cristina Kirchner e Carla Bruni

Milhares de pessoas participavam neste domingo em Paris de uma manifestação pela libertação da refém franco-colombiana Ingrid Betancourt, seqüestrada pela guerrilha colombiana das Farc há mais de seis anos.

7 abril

PARIS:

Tocha olímpica é apagada durante passagem caótica por Paris

O revezamento da tocha olímpica foi interrompido nesta segunda-feira, em Paris, por causa de inúmeros incidentes entre a polícia e militantes pró-tibetanos e a chama, que foi apagada em duas oportunidades e acendida novamente, prosseguia sua passagem em meio a um forte corredor de segurança.

8 abril

WASHINGTON:

FMI calcula em US$ 945 bilhões o custo da crise financeira

O Fundo Monetário Internacional (FMI) calculou nesta terça-feira em 945 bilhões de dólares o custo da atual crise para o sistema financeiro mundial, dos quais 565 bilhões foram gerados pela exposição dos bancos aos "subprime" (créditos hipotecários de risco).

SAN FRANCISCO, EUA:

Tocha olímpica chega a San Francisco

A tocha olímpica chegou nesta terça-feira a San Francisco cercada de medidas de segurança excepecionais depois dos incidentes de ofuscaram sua passagem por Londres e Paris.

9 abril

WASHINGTON:

FMI alerta: recesão nos EUA ameaça a economia mundial

Os Estados Unidos, afetados por sua pior crise financeira desde o grande "crash" de 1929, vão registrar este ano uma "leve recessão", que afetará o crescimento mundial, estimado em 3,7%, anunciou o Fundo Monetário Internacional (FMI).

PEQUIM:

Monges tibetanos protestam diante de jornalistas estrangeiros

Um grupo de monges tibetanos de um importante mosteiro do norte da China protestou nesta quarta-feira diante de jornalistas estrangeiros, em um desafio às autoridades chinesas.

10 abril

WASHINGTON:

Bush anuncia congelamento da retirada de tropas do Iraque

O presidente George W. Bush anunciou nesta quinta-feira o congelamento da retirada das tropas americanas do Iraque depois de julho, conforme recomendações feitas pelo comandante-em-chefe das tropas americanas nesse país, David Petraeus.

BELFAST:

Irlanda do Norte comemora 10 anos de acordo de paz

A Irlanda do Norte comemora nesta quinta-feira o 10º aniversário do acordo da Sexta-feira Santa, que acabou com o violento confronto entre católicos e protestantes, embora algumas feridas continuem abertas.

11 abril

BUENOS AIRES:

Chama olímpica percorre Buenos Aires sob forte proteção policial

A chama olímpica passou nesta sexta-feira por Buenos Aires, única escala latino-americana em seu giro mundial para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, em meio a rígidas medidas de segurança, após os incidentes ocorridos em Paris, Londres e San Francisco.

MADRI:

Zapatero toma posse como presidente do governo espanhol

O socialista José Luis Rodríguez Zapatero tomou posse nesta sexta-feira como presidente do governo espanhol por um novo mandato de quatro anos, após votação do Congresso, que o apoiou por maioria simples em segundo turno.

12 abril

BOAO, China:

Encontro histórico entre presidente chinês e autoridades de Taiwan

China e Taiwan retomaram suas relações no mais alto nível desde 1949, neste sábado, em um encontro entre o presidente chinês, Hu Jintao, e o vice-presidente eleito de Taiwan, Vincent Siew.

NAIRÓBI:

Governo e oposição chegam a acordo sobre governo de coalizão no Quênia

O presidente do Quênia, Mwai Kibaki, e o líder da oposição, Raila Odinga, concluíram um acordo sobre a composição de um governo de coalizão, que será anunciado domingo e deve acabar com a sangrenta crise que sacudiu o país depois das eleções de dezembro, informaram fontes diplomáticas e políticas.

13 abril

ROMA:

Italianos votam para escolher entre Berlusconi e Veltroni

Os italianos começaram a votar neste domingo nas antecipadas eleições legislativas, em que o líder da direita, Silvio Berlusconi, concorre como favorito contra seu adversário de centro-esquerda e ex-prefeito de Roma, Walter Veltroni.

WASHINGTON:

FMI e Bird buscam soluções para o amumento do preço dos alimentos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (Bird) encerram neste domingo suas reuniões semestrais em Washington com um alerta sobre os riscos do forte aumento de preços dos alimentos no mundo, mas sem apresentar soluções para uma situação que já provocou uma crise no Haiti.

NAIRÓBI:

Líder da oposição é o primeiro-ministro do governo de coalizão do Quênia

O presidente queniano, Mwai Kibaki, anunciou neste domingo que o líder da oposição, Raila Odigna será o primeiro-ministro do novo governo de coalizão, cuja formação deve acabar com a sangrenta crise que afetou o Quênia depois das eleições de dezembro do ano passado.

14 abril

ROMA:

Primeiras projeções confirmam vitória de Berlusconi na Itália

A direita italiana liderada por Silvio Berlusconi obterá uma ampla vantagem no Senado, nas legislativas de domingo e segunda, com 43,7% dos votos contra 39,1% para a esquerda de Walter Veltroni, segundo as primeiras projeções divulgadas pelo Instituto Piepoli.

15 abril

ROMA:

Papa diz sentir "profunda vergonha" pelos padres pedófilos

O Papa Bento XVI assegurou nesta terça-feira que sente 'profunda vergonha' pelos padres pedófilos envolvidos em vários escândalos de pedofilia nos Estados Unidos. "Casos como esses não acontecerão mais. A pedofilia é incompatível com o ministério sacerdotal. Sinto profunda vergonha por isso", declarou o SuMo Pontífice.

TEERÃ:

Irã ameaça eliminar Israel do cenário mundial em caso de ataque

O Irã eliminará Israel do cenário mundial se for atacado pelo Estado hebreu, afirmou o general Mohammad Reza Ashtiani, comandante adjunto do Exército iraniano, em resposta a declarações de um ministro israelense que, na semana passada, ameaçou destruir a República Islâmica em caso de agressão.

MOSCOU:

Putin aceita dirigir o partido Rússia Unida

O presidente Vladimir Putin aceitou nesta terça-feira assumir a liderança do partido governista Rússia Unida, posição que representará uma importante fatia de poder quando deixar o Kremlin no próximo mês, passando o poder ao sucessor Dmitri Medvedev.

WASHINGTON:

Fusão da Delta e Northwest cria a maior companhia aérea do mundo

Delta Air Lines e Northwest Airlines aprovaram a fusão que criará a maior companhia aérea do planeta, informou a imprensa na segunda-feira à noite, depois de várias semanas de negociações estancadas em função da oposição de seus pilotos à transação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.