De acordo com as pesquisas de intenção de voto, os democratas norte-americanos parecem ter tudo para ampliar seu controle sobre o Congresso e para conquistar a Casa Branca nas eleições de 4 de novembro. Leia abaixo algumas das prioridades que o partido terá se Barack Obama conquistar a Presidência dos EUA e se a legenda de fato ampliar suas bancadas na Câmara dos Representantes (deputados) e no Senado.

* A presidente da Câmara, Nancy Pelosi (democrata da Califórnia), diz que a principal meta do partido será estabelecer um cronograma para a retirada dos soldados norte- americanos do Iraque, o que liberaria parte do contingente militar para atuar contra militantes islâmicos no Afeganistão.

* Os democratas desejam reverter o que interpretam como anos de regulamentação federal falha no setor financeiro, fator esse que teria contribuído para a atual crise em Wall Street e para o recorde no número de hipotecas protestadas.

* Estimular a economia. Isso poderia ser feito, em parte, por meio do gasto de bilhões de dólares na contratação de mão-de-obra a fim de reconstruir as estradas e pontes norte- americanas em mau estado de conservação bem como sistemas de esgoto e de água. Obama também quer diminuir os impostos cobrados da classe média e tampar brechas fiscais que, segundo diz, encorajam as empresas norte-americanas a mudarem-se para o exterior, levando vagas de trabalho junto com elas.

* Ampliar o atendimento médico gratuito, a começar talvez com a aprovação de um projeto de lei vetado pelo presidente George W. Bush e que prevê um aumento da ajuda federal ao Programa Estadual de Atendimento Médico para Crianças.

* Adotar medidas para tornar os EUA independentes no setor energético, medidas essas tais como incentivar as empresas de petróleo a perfurar mais poços onde já há autorização para tanto, intensificar os esforços de conservação, acelerar o desenvolvimento de fontes alternativas de energia e controlar os especulares do petróleo responsabilizados, em parte, pela disparada do preço do produto neste ano.

* Aprovar leis vetadas por Bush que permitiriam intensificar as pesquisas com células-tronco custeadas por meio de verbas federais.

* Depois de oito anos de governo Bush, durante os quais nomearam-se vários juízes conservadores (e contrários ao aborto) para cortes federais, Obama gostaria de nomear juízes moderados e liberais.

* Aprovar leis para permitir que os trabalhadores organizem-se caso um número suficiente deles una-se para formar um sindicato. Isso permitiria aos trabalhadores evitar as eleições com voto secreto que, segundo alguns, são muitas vezes usadas para beneficiar os patrões.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.